segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Book Tour: Jogos Vorazes - Suzanne Collins










Título Original: Hunger Games
Editora: Rocco
Ano: 2010
Páginas: 400
ISBN: 9788579800245
Compre: aqui / aqui

Bom Noiteeeeeeeeeeeeee!! Nessa fim de feriado trago para vocês uma resenha um pouco diferente, mas, antes de explicar, vamos conferir a sinopse:

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?
Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.
Como vocês podem perceber pelo título desse post, esse livro está fazendo parte de um book tour, sendo que a primeira parada dele foi aqui no Prateleira Cultural!!

Tendo em vista que a estória do livro se passa em Panem, composta pela capital mais 12 distritos, a Bárbara, do blog Nem um Pouco Épico e organizadora do book tour, teve a ideia de que cada ponto por onde o livro passar correspondesse a um distrito, e ela seria a capital.

Assim, entrando no clima dos Jogos Vorazes, dou-lhes boas vindas ao Distrito 1 e tentarei fazer minha resenha nos moldes de uma fanfic para que vocês possam conhecer a estória sob o ponto de vista de alguém desse distrito (essa é a primeira vez que faço uma fanfic, então, por favor...relevem).



Chegou o dia, finalmente! A abertura da 74ª edição dos Jogos Vorazes...quando todos os tributos serão apresentados. Oh...me desculpem, acho que vocês não estão entendendo nada do que escrevo, é melhor eu começar essa estória...bem....do começo.

Eu sou Anne, tenho 14 anos, e moro no que restou da América do Norte, num país chamado Panem, especificamente no Distrito 1.

Panem é constituída por uma capital e 12 distritos. No passado eram 13, mas com a guerra, a capital destruiu o 13° distrito e subjugou os demais. Para lembrar-nos quem é que realmente manda, todo ano a capital realiza os Jogos Vorazes, na qual cada distrito precisa enviar um menino e uma menina, de 12 a 18 anos, chamados de tributos, os quais deverão lutar até a morte e sobreviver em uma arena onde tudo é possível...duvida?! Pensou em um lugar cercado de gelo que depois se transformou em um deserto escaldante? Lá isso é possível! Pensou em um deserto escaldante onde de repente caiu um temporal e criaturas geneticamente modificadas aparecem para te devorar vivo? Lá isso também é possível!! Isso tudo com câmeras monitorando e transmitindo todo o processo dos jogos vinte e quatro horas por dia para toda a Panem. Enfim...um verdadeiro show!

Acontece que o sobrevivente recebe a glória eterna. Torna-se famoso, passa uma ano fazendo um tour entre os distritos, sem contar que o distrito do tributo vencedor recebe vários benefícios ao longo desse ano, não que o meu distrito precise, é claro, afinal somos um dos distrito, se não o mais rico de Panem.

Cada distrito é o responsável por prover algo para a capital. Enquanto a maioria fica com o trabalho pesado...não passando de um mero proletariado, o meu é responsável pela produção de artigos de luxo...sim, é isso mesmo que você está pensando...joias, ou seja, nós vivemos muito bem, somos a elite entre os distritos. Mais ainda não chegamos nem perto do glamour da capital, por isso há dois anos iniciei meu treinamento para participar dos Jogos Vorazes.

Não sei se deixei claro, mas a escolha dos tributos para os jogos ocorre da seguinte maneira: em cada distrito, todos os garotos e garotas de 12 a 18 anos precisam se inscrever e é feito um sorteio. A não ser, é claro, que haja voluntários, o que é comum em nosso distrito, onde participar dos jogos é uma honra, uma maneira de provar que nosso distrito é o melhor, sem contar o upgrade social.

Bom...treinar para os jogos não é necessariamente permitido, mas a capital finge que não vê. Na verdade, acredito que eles acham até bom, pois somos, nós, os treinados, que garantem realmente a ação e o entretenimento durante os jogos.

Pois bem, tendo em vista as boas condições da minha família - meu pai é um dos joalheiros mais importantes do Distrito - e o fato de ser meio que uma tradição familiar participar dos jogos vorazes - minha tia ganhou há anos atrás, assim como meu irmão há uns três anos - eu, como sendo a mais determinada dessa geração, decidi que participaria dos jogos aos 11 anos, mas meu pai permitiu apenas que eu começasse o treinamento aos 12 anos - por causa de algo sobre aproveitar o final da minha infância...nada a ver -, para me voluntariar aos 15 anos, ou seja ano que vem!!!

Então, tudo que posso fazer esse ano é, além de treinar, sentar e observar os jogos. Agora, principalmente, a cerimônia de abertura, pois preciso saber que estilistas estão com tudo este ano nos preparativos, pois ano que vem preciso conseguir um jeito de ter a melhor equipe ao meu lado, custe o custar.

Oh, já vai começar e, como sempre nós somos os primeiros a entrar no desfile. Os nossos tributos estão estonteantes...a equipe de estilistas fez um maravilhoso trabalho cobrindo-os de joias e a capital, é claro, vai a loucura...eles nos amam...nós sempre garantimos o melhor à capital quando se trata de entretenimento.

Depois de tanto glamour fica complicado prestar atenção nos demais distritos...não chegam nem perto, nós realmente tivemos a melhor equipe...mas...esperem...o que é isso?? Essa é a carruagem do Distrito 12?? Eles estão pegando fogo?? Minha nossa, como eles fizeram isso, que trabalho maravilhoso...eles realmente transformaram essa menina do Distrito 12...ela parece...quente! Como é mesmo o nome dela...Katniss, isso...aquela que se voluntariou no lugar da irmã, algo muito raro de acontecer naquele pobre distrito, onde participar dos jogos significa praticamente morrer...até hoje só uma pessoa de lá ganhou...que pena...essa morre fácil!

Mas a equipe dela...eles foram geniais...as pessoas da capital - e aposto que do resto do país - estão amando ela e o outro tributo...Peeta...até que ele é fofo! Mas porque eles estão de mãos dadas? É fofo, mas será que não entendem que eventualmente um dos dois - ou mesmo os dois - terão que morrer?

Enfim, os estilistas dela foram maravilhosos e eu preciso descobrir urgentemente quem são...quero eles ao meu lado próximo ano! Enquanto isso...que comecem os jogos!

E então, gostaram?? Apesar de ser uma fic, os detalhes sobre os jogos, sobre o distrito e sobre o desfile de abertura dos jogos estão todos no livro, assim vocês poderiam conhecer um pouco da estória, bem como dos costumes do Distrito 1.

Minha opinião? O livro é muuuuuuuito bom, principalmente para quem gosta de ação, aventura e um pouco de romance. A leitura é rápida e a estória prende você do início ao fim. Para quem não sabe, o livro ganhou o Teen Read Awards na categoria "Best Read", que, traduzindo, seria "Melhor Leitura". Recomendadíssimo, vale a pena tê-lo na sua prateleira.

O livro é uma trilogia, mas até agora apenas o primeiro foi lançado em português, sendo que os demais estão disponíveis apenas em inglês. O segundo livro chama-se "Catching Fire" e o terceiro "Mockingjay".

A próxima parada do book tour será no Distrito 2, no blog Na Cabeceira da Cama, não deixem de acompanhar!!

Kisses!! ;*

4 comentários:

  1. Carol entrando pro ramo das fics!!!!

    Sua resenha ficou muito boa e adorei sua fic! Parabéns =D

    ResponderExcluir
  2. Carol, ficou ótima a fic =)
    ri alto da Anne querendo saber os estilistas ;)
    hehehe

    Gostei da resenha consegui imaginar mais ou menos como é o torneio.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Vi esse livro em tantos blogs que não sei se leio ou não. Todo mundo falando tão bem que parece uma loucura coletiva.

    =P

    ResponderExcluir
  4. Show. Tô querendo logo ler esse livro!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...