sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cidade dos Ossos - Cassandra Clare






 




Editora: Galera
Autor: Cassandra Clare
ISBN: 9788501087140
Número de páginas: 462


Olá pessoas!!!! Hoje eu estou aqui para falar de Cidade dos Ossos, primeiro livro da serie Os Instrumentos Mortais =D

Como sempre, vamos à sinopse primeiro:


"O primeiro 'encontro' de Clary e Jace não poderia ter sido... pior.

Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um nephilim - filhos com anjos com humanos - que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não sabe porque tem o dom da Visão... Mas as diferenças entres os dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de jace e dos Caçadores de Sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo de Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber..."

O livro conta a história de Clarissa Fray, uma menina normal de 15 anos que presencia um assassinato enquanto estava na boate Pandemônio. No entanto, o maior problema ocorre depois do assassinato: Apenas Clary consegue ver os assassinos. Ninguém mais consegue enxergar aqueles três jovens armados com adagas e chicotes.

No dia seguinte, mais coisas estranhas acontecem. A mãe de Clary desaparece, provavelmente sequestrada por seres do submundo, e um daqueles três assassinos que estavam na boate, Jace, salva a vida de Clary que estava sendo atacada por um demônio. Depois disso, Clary vê em Jace a única esperança de recuperar sua mãe.
  • Conheça alguns personagens do livro:

Clary: Uma adolescente normal de 15 anos que, de repente, se descobre envolvida em uma luta contra demônios, em uma busca por sua mãe desaparecida, e enxergando um mundo que os outros “mundanos” não conseguem ver, habitado por fadas, vampiros, lobisomens, magos, etc.

Simon: Melhor amigo de Clary e nerd de plantão. Ao acompanhar sua amiga na procura pela mãe dela, ele vai se ver envolvido em coisas que apenas imaginou possíveis em jogos de RPG.

Jace, Alec e Isabelle: Caçadores de Sombras. Eles são Nephilins que procuram e exterminam demônios. São eles três que Clary, não se sabe como, conseguiu enxergar matando um demônio na boate Pandemônio.

A autora, Cassandra Clare, conseguiu construir uma história bastante original tendo como base uma fórmula já bastante usada. O binômio do mocinho lindo/fortão/charmoso/misterioso/sobrenatural com a mocinha que-se-acha-comum/que-fica-encantada-com-os-olhos-dele/que-apesar-de-se-achar-comum-possui-algo-em-si-que-a-diferencia-de-todo-mundo está presente em quase todos os livros com tema sobrenatural, mas a história que compõe a trama é diferente dos demais livros do gênero.

A “sociedade sobrenatural” descrita no livro tem uma estrutura bastante complexa e diferente. Existem acordos que precisam ser renovados de tempos em tempos para evitar que os mais variados seres sobrenaturais entrem em guerra entre si. Como eu disse, essa dinâmica social é bem interessante e constitui um diferencial do livro.

Outra coisa legal é que, apesar de existir romance, o foco principal da história não está apenas no casal. Aventura e mistério, na minha opinião, são os pontos fortes da trama, de modo que não ficamos presos durante todo o livro exclusivamente às idas e vindas de um casal.

A capa é lindíssima e a leitura desse livro é obrigatória para quem gosta de histórias desse gênero. Gostei muito e recomendo \o/

Vou encerrar a resenha citando um trecho do livro que fez com que eu me identificasse com a Clary:

(Só p/ vcs entenderem, esse trecho faz parte de uma conversa entre a Clary e o Jace) "Ele levantou uma sombrancelha, o que provocou inveja instantânea em Clary. Ela sempre quis conseguir fazer isso."

Me identifiquei porque eu também tinha uma invejinha de quem sabe arquear a sombrancelha, então fiquei treinando até aprender a fazer isso: ô.o hehehe

A serie Instrumentos Mortais é composta por seis livros, mas apenas o primeiro foi lançado no Brasil:

Cidade dos Ossos (City of Bones);
City of Ashes;
City of Glass;
City of Fallen Angels;
City of Lost Souls;
City of Havenly Fire.

7 comentários:

  1. Ese livro tá sendo muito comentado.

    Gostei da resenha, a capa é mesmo muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Ai, que legal. Tô looouca por esse livro. O__O

    ResponderExcluir
  3. Adorei City of Bones! Muito bom mesmo! Acho uma história bem narrada e não tão clichê. A resenha está ótima, Grazy! ^-^
    Detalhe, sobre esse lance de erguer a sobrancelha, a Cat fala a mesma coisa sobre o Bones na série de livros Night Huntress... fiquei imaginando se a Cassandra Clare não se inspirou na série, sei lá.

    ResponderExcluir
  4. eu gostei tanto dessa série que tive que lê-los em inglês.

    haha

    ResponderExcluir
  5. Já li a série e gostei de todos os livros *.*

    Night Huntress tb é legal.

    ResponderExcluir
  6. Ai, Delly, tb gostei d+!!!!

    Já estou procurando os outros livros p/ ler =D

    Mas estou triste pq os últimos 3 livros vão demorar taaaaaaaaanto p/ serem lançados!!! =(

    ResponderExcluir
  7. Vcs estão tristes...imagine eu que estou esperando a mais tempo ainda...é uma tortura...eu li essa série há séculos atrás...#chora

    Pelo menos posso me acalmar com Clockwork Angel que, por acaso, é bom ler antes de ler City of Fallen Angels...só não li ainda pq. os livros em inglês da Cassandra são um pouco mais difíceis de ler aí tô protelando!!

    A resenha ficou ótima, Grazi!! Só não comentei antes pq...bem....eu sou lesada msm e me esqueço!! #fail

    XD

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...