terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jogos Vorazes #2: Catching Fire - Suzanne Collins

Oieeeeeeeeeee!! Pessoas queridas, estou de volta para falar do segundo livro da série Jogos Vorazes, Catching Fire, que ainda não foi lançado no Brasil e tampouco há previsão, mas que pode ser adquirido em inglês, para nosso completo alívio!!

ATENÇÃO: Se você ainda não leu o primeiro livro da série, Jogos Vorazes, pare agora, pois essa resenha contém spoilers para você. Aproveite e confira a resenha do primeiro livro aqui. Se você quiser continuar já está avisado!! =p

Editora: Scholastic
Ano: 2009
Páginas: 400
ISBN: 9780439023498
Compre: aqui / aqui

Sinopse (tradução livre): Contra todas as expectativas, Katniss Everdeen ganhou o anual Jogos Vorazes com seu companheiro de distrito Peeta Mellark. Mas foi uma vitória conquistada em desafio a Capital e suas duras leis. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. O Capitólio está com raiva. O Capitólio quer vingança.

Quero começar definindo esse livro em algumas palavras: enlouquecedor, empolgante e eletrizante! Se você gostou de Jogos Vorazes, você vai amar loucamente Catching Fire!!

O livro começa mostrando como está a vida de Katniss após ganhar os Jogos Vorazes: morando na Vila dos Vitoriosos junto com sua família, com mais dinheiro do que podia imaginar, vizinha de Haymitch e Peeta (apesar de o estar evitando,) mas tentando manter uma rotina parecida com sua antiga vida, apesar de ter que conviver com os pesadelos, ou seja, caçando, frequentando o Hob (mercado negro do Distrito 12) e tentando manter sua amizade com Gale - que agora trabalha nas minas e só pode vê-la aos domingos - a qual ficou um pouco estranha após o seu "romance" com Peeta.

Acontece que a turnê dos vitoriosos vai começar e uma visita inesperada abala o mundo de Katniss, ameaçando todos aqueles que ela ama, pois seu ato final nos jogos instigou focos de rebelião em alguns distritos. Agora, ela precisa convencer as pessoas de que seu ato final foi uma loucura de amor e não um desafio a Capital, ou seja, ela terá que retomar a farsa do romance com Peeta, mesmo sem estar falando direito com ele a quase seis meses...ela percebe que sua vida não mais lhe pertence.

Durante a turnê, a exemplo do que fez no início do primeiro livro, Suzanne Collins nos coloca de frente ao contraste da dura realidade de alguns distritos e a ostentação do Capitólio, que terminam por refletir a nossa própria realidade onde enquanto muitos esbanjam, outros passam necessidades extremas, fazendo-nos refletir acerca da nossa responsabilidade enquanto cidadãos, enquanto seres humanos que muitas vezes não reconhecem o outro como semelhante.

Retornando à estória, inclusive, é na visita ao Distrito 11 que acontece um dos momentos emocionantes e também chocantes do livro, quando Katniss e Peeta ficam face a face com a população e com os familiares dos tributos mortos nos 74º Jogos, Tresh e Rue.

"What happens next is not an accident. It is too well executed to be spontaneous, because it happens in complete unison. Every person in the crowd presses the three middle fingers of their left hand against their lips and extends them to me. It's our sign from District 12, the last good-bye I gave Rue in the arena."

Tradução Livre: "O que acontece a seguir não é acidente. É muito bem executado para ser espontâneo porque acontece em completa sincronia. Cada pessoa na multidão pressiona os três dedos do meio da mão esquerda nos lábios e os estende em minha direção. É o nosso sinal do Distrito 12, o último adeus que dei a Rue na arena".
Ao final da turnê, Katniss não sabe o que vai acontecer com ela ou com as pessoas que ama e é nesse ponto que é jogada a grande bomba do livro...a qual eu não vou contar!! Apenas posso dizer que quando caiu a ficha do que aconteceria eu larguei meu IPod de lado (sim eu leio em telinhas pequenas com letras menores ainda, mas fazer o que quando a ansiedade é grande?!), levantei da cama e fiquei andando pelo meu quarto sem acreditar e tentando assimilar...sim, o babado é forte!! Só pra dar um gostinhos sintam um pouco da reação de Katniss:
"The next thing I know I'm on my hands and knees in the cellar of one of the empty houses in the Victor's Village. Faint shafts of moonlight come in through the window wells above my head. I'm cold and wet and winded, but my escape attempt has done nothing to subdue the hysteria rising up inside me. It will drown me unless it's released. I ball up the front of my shirt, stuff it into my mouth, and begin to scream. How long this continues, I don't know. But when I stop, my voice is almost gone."

Tradução livre: "A próxima coisa que eu sei é que estou ajoelhada no porão de uma das casas vazias da Vila dos Vitoriosos. Fracos raios de luar entram pela janela acima da minha cabeça. Eu estou com frio e molhada e sufocada, mas minha tentativa de escapatória não ajudou em nada a dominar a histeria crescendo dentro de mim. Ela irá me consumir a não ser que seja libertada. Eu enrolo a frente da minha camiseta, formando uma bola, e a enfio na minha boca e começo a gritar. Por quanto tempo, eu não sei. Mas quando eu paro, minha voz praticamente sumiu."
A partir desse ponto o livro não para mais... e você fica louco, desesperado para acontecer alguma coisa que impeça aquilo de acontecer, até que em certo ponto da estória fica um pouco óbvio como alguns acontecimentos vão se desenrolar, mas nem por isso o livro se torna presivível!

No meio de tudo isso, ainda temos a edição especial dos 75º Jogos Vorazes, pois a cada vinte e cinco anos, uma surpresinha é preparada para os jogos e a deste ano....oh boy...apenas posso bater palmas para a genialidade/crueldade do Presidente Snow, assim como dos organizadores dos Jogos, porque a arena que eles montam para esta edição....é f**!!

Pra finalizar...não posso deixar de falar do final do livro que, pra mim, foi a segunda bomba jogada em cima da minha cabeça...que me deixou enlouquecida, de maneira que precisei reler uma três vezes para assimilar e imediatamente começar o terceiro livro da série, Monkingjay, o qual eu terminei de ler em menos de dez horas depois...sim eu sou louca, mas vocês vão entender o porquê quando lerem!! Portanto, só aguardem que em breve farei a resenha de Mockingjay para vocês!!

Se você ainda não começou a ler a série ou apenas leu o primeiro livro, eu pergunto...tá esperando o quê???? Correeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!

15 comentários:

  1. Ai, fiquei com mais vontade ainda de ler o 2, e pelo jeito terei que ter o 3 do meu lado quando acabar (não sei como).

    Ai que ansiedade!!!!!!!!

    Bye

    ResponderExcluir
  2. Oi!!

    Não li a resenha, porque quero ler em breve JV e não quero saber nada antes rsrs, como não leio nada em inglês este terei que esperar ser lançado aqui!

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  3. OMG, nao acredito que ainda nao li jogos vorazes.
    to morrendo p ler esse livro agora.. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    isso é vingança dona Carolina?
    Huh?
    hahahaha

    Beeeeeeijo

    AMEI a resenha me deixou louca p ler *_______*

    ResponderExcluir
  4. Carol está fazendo o mal!!! rsrsrs

    Deixando todo mundo ansioso!!!!! =D

    ResponderExcluir
  5. Realmente o primeiro çlivro foi ótimo!! Mas acho que esse é bem melhor! Preciso lê-lo urgente!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente o livro 1 o mais que maravilhoso, to enloqueçendo (brincadeira mais com pontada de verddade) pra ler o 2 e o 3 mais ainda nao tem em portugues. #saco. como faço pra aguentar ate q lançe eles. aceito sugestoes. gratis

    ResponderExcluir
  7. porfavor me fala de algum site que tem o segundo livro em portugues.eu nao aguento mais, eu preciso ler esse livro, mas eu naõ sei ler em ingles. por favor.

    ResponderExcluir
  8. Oie galera, estou passada essa e simplismente a melhor trilogia que li, amei como nunca amei ler livro recomendo e faço minha palavras a dona desse bolg. Eletrizante emocionante e mais, e o 3º e o melhor, mais o pior so lento pra saber. bjs

    ResponderExcluir
  9. aaaah, já li jogos vorazes (umas 7 vezes ) eu ameeei, quero mt ler catching fire mas não posso esperar , onde posso fazer download em portugues ?

    ResponderExcluir
  10. Oh!
    Amei Jogos Vorazes demaaais!
    Por acaso alguém sabe quando algum site para baixar o 2º volume ou quando ele vai chegar aqui no Brasil!

    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Awesome post. Do you mind if I ask what your source is for this information?

    ResponderExcluir
  12. Source for what kind of information???

    If you mean the source for the review it was the book, Catching Fire!

    O.o

    ResponderExcluir
  13. oie! eu estou LOUCA pra ler esse livro desde que li o primeiro livro estou caçando de forma obsessiva o segundo livro( e o terceiro) e achei ate o capitulo XVIII, sim nessa parte(justo essa que começa vc sabe oq) e eu morri quando no final estava escrito "CONTINUA" aquelas letras estavam rindo de mim pq eu nao ia conseguir ler o resto eu nao adimito isso estou ainda procurando esse livro pra baixar infelismente nao sei ler em ingles por isso estou mais louca ainda eu presciso ler esse livro urgentemente e quando eu leio as resenhas que falam dele eu simplesmente morro mais inda de curiosidade isso e mals =/
    enfim nao vou sossegar enquanto nao ler essa trilogia vc e sortuda por poder ler ela =/ sabe de algum lugar que estao traduzindo?me fla por favor
    mas esse livro e mais do que recomendado por mim ele =)
    bjim bjim fui (continuar a caçar o livro XD)

    ResponderExcluir
  14. @tomaz_thais

    Oieee!! Entendo completamente a sua loucura, pois, além de ter surtado quando li, tenho uma amiga que está na sua situação!!

    Enfim, infelizmente ainda não há CF traduzido!! A Rocco prometeu para este ano ainda, mas não há data!! Tem uma comunidade no orkut que está traduzindo e pelo que vi eles até que estão com um ritmo de tradução bom!! Se a ansiedade for muita fica acompanhando lá que é melhor do que nada!!

    Bjos e boa sorte na caçada!! Se encontrar me avisa tbm!!

    =D

    ResponderExcluir
  15. Muito bom na verdade eu provavelmente vou fazer o download. Graças

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...