quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Academia de Vampiros #1: O Beijo das Sombras - Richelle Mead







Título Original: Vampire Academy
Editora: Agir
ISBN: 9788520923375
Páginas: 320


Bom Dia!! Tudo Bem com vocês?! Trago hoje para a resenha do primeiro livro de uma série que amo de paixão, Academia de Vampiros (originalmente Vampire Academy), da minha autora contemporânea mais do que favorita, Richelle Mead.

Há muito tempo que quero fazer as resenhas dos livros dessa série, mas fico adiando porque tenho uma paixão tão grande por ela que tenho um pouco de receio de escrever...mas finalmente criei coragem, então vamos começar dando uma espiada na sinopse:
A Escola São Vladimir não é uma escola como outra qualquer. É um esconderijo onde vampiros aprendem a controlar seus poderes e dampiros são treinados para protegê-los. Rose Hathaway é uma dampira, guarda-costas de sua melhor amiga Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora foram capturadas e estão sendo levadas à força para São Vladimir — justamente o lugar onde elas mais estão em perigo. Juntas, Rose e Lissa vão ter que lidar com inveja, ciúme e novas paixões, e lutarão para, acima de tudo, proteger uma à outra.
Sim, vocês devem estar pensando...mais um livro sobre vampiros! Mas aqui eu peço licença para falar que essa não é uma simples série sobre vampiros, acima de tudo, ela fala sobre amizade, lealdade, crescimento e, é claro, o amor, mas tudo de uma forma tão bem construída e escrita, com personagens tão fortes e cativantes que não há como não se viciar!!

Mas antes de entrar propriamente na história do primeiro livro, vou lhes contar um pouquinho como está estruturado o mundo vampírico criado pela Richelle Mead:

Humanos - não possuem a menor ciência acerca da existência dos vampiros, salvo aqueles que voluntariamente decidem servi-los como fornecedores de sangue, ou que trabalham para os vampiros.
Vampiros Moroi - são os vampiros bonzinhos da história; vivem em uma monarquia, governados por um rei ou rainha que necessariamente tem que pertencer a uma das doze famílias reais; sobrevivem a base de alimentação normal e um pouco de sangue, mas não matam os humanos dos quais bebem; são seres dotados de magia que estão atreladas a um dos quatro elementos: terra, fogo, água e ar, ou a um quinto elemento bastante incomum, o espírito; podem sair durante o dia, mas o sol os enfraquece, de maneira que vivem mesmo durante a noite.
Damphirs (dampiros) - são uma espécie mista, meio humano e meio vampiro moroi, nascem a partir de relações entre essas duas espécies, ou entre um damphir e um vampiro moroi. Entre si são infertéis, logo, necessitam dos Moroi para procriar e são mais fortes e ágeis do que estes, bem como podem sair ao sol sem quaisquer problemas, por isso decidiram protegê-los, de maneira que, em regra, são criados para trabalhar como uma espécie de guarda-costas deles. Não necessitam de sangue para viver.
Vampiros Strigoi - são os vampiros malvados da história. Nascem Moroi, mas podem ser transformados em Strigoi por outro Strigoi, ou voluntariamente, para tanto, basta beber completamente o sangue de um humano, Damphir ou mesmo Moroi até a morte deste. Ao transformar-se em Strigoi, o vampiro perde sua magia, sua personalidade (passa a ser um ser diabólico mesmo, regido pela sede de sangue), ganha mais força, agilidade, aguça mais seus sentidos, perde a habilidade de sair durante o dia, pois o sol é capaz de matá-lo...são verdadeiras máquinas de matar e tem uma preferência pelo sangue da realeza Moroi. A principal missão dos Damphirs é proteger os Moroi dos Strigoi.

Rose e Lissa cresceram juntas na Escola São Vladimir (uma escola especial para morois e damphirs) e são melhores amigas, praticamente irmãs. Além de amigas, Rose e Lissa dividem uma ligação, um laço, isto é, Rose pose sentir tudo o que Lissa sente através dele e até ver o que acontece com Lissa através dos olhos desta.

Por isso, Rose desde cedo se qualificou como a pessoa ideal para tornar-se guardiã de Lissa, sempre protegendo-a. E foi exatamente por isso que há dois anos elas fugiram da Academia São Vladimir, onde algo muito perigoso estava a espreita de Lissa.

Ocorre que depois de dois anos fugindo elas foram finalmente encontradas e obrigadas a retornar a escola. O problema é que é justamente lá onde está o perigo para Lissa, mas nenhuma delas pode conversar sobre isso com ninguém, nem tampouco explicar o que aconteceu, com medo de revelar algo que pode destruir Lissa.

Sem contar que não é nada fácil voltar para o ambiente hostil da escola, onde a Diretora encontra-se furiosa pela fuga delas, e as intrigas e fofocas correm soltas, principalmente levando em conta que Lissa é a última representante da família real dos Dragomirs - e era uma das garotas mais populares da escola - e Rose é, bem, Rose, a guardiã mais quente, mais sarcástica, que não leva desaforo sem uma boa resposta e com uma reputação que a precede.

Ou seja, com esse retorno, Lissa vai ter que lutar para tentar se encaixar na escola novamente, e Rose vai ter que limpar seu nome (uma vez que a culpa pela fuga é claro que recai sobre ela), voltar a treinar intensamente para conseguir acompanhar a sua turma que já está bem avançada e ser a futura guardiã designada para Lissa (e aqui ela vai contar com a ajuda do guardião Dimitri - AIMINHANOSSA me acuda que esse homem é TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!), enquanto tenta proteger Lissa dessa ameaça que se mostra ainda mais concreta e intensa com a volta delas.

Resumindo, esse é o livro que você vai encontrar de tudo: amizade, intriga, romance, ação, paixão, mentiras, traição!!

A narração é em primeira pessoa e quem narra é claro que a diva Rose. Na minha opinião ela é, senão a melhor, uma das melhores heroínas de todos os livros que já li, devido a sua personalidade forte e seu senso de amizade a lealdade. A menina sabe o que quer e vai atrás!! Mas isso não significa que ela é toda perfeitinha...pelo contrário...como a maioria dos personagens dos livros da Richelle, ela possui defeitos, mas eles tornam o personagem mais concreto e dão a ele a oportunidade de crescer ao longo da série.

A série ao todo contém 6 livros (Vampire Academy, Frostbite, Shadow Kiss, Blood Promise, Spirit Bound e Last Sacrifice) e eu posso dizer que de todos, este primeiro é o mais fraco, ou seja, a série só faz crescer e melhorar (tirando algumas coisas do quarto livro que eu não gostei muito)...é muito boa mesmo, eu recomendo demais!!

Aqui no Brasil a Editora Agir já lançou os três primeiros com os seguintes títulos: O Beijo das Sombras, Aura Negra e Tocada Pelas Sombras. Como vocês podem perceber, a editora, quando começou a publicar a série, não foi muito feliz nos títulos, tampouco nas capas, mas depois que perceberam o impacto dos livros aqui e a grande legião de fãs, está tentando consertar as coisas, por isso que vocês podem visualizar duas versões de capas disponíveis lá no início da postagem. A capa do lado esquerdo foi a capa inicial que eles lançaram o livro, a qual foi modificada posteriormente para a capa do lado direito que é a mesma capa do livro Shadow Kiss da edição americana...ficou meio enrolado, mas fazer o que, né?!

Enfim, mesmo com esses probleminhas e com algumas coisinhas na tradução que me incomodaram um pouco, leiam os livros porque vale muito a pena...a série é de arrebentar mesmo, de te fazer dar gargalhadas, chorar horrores, gritar com os personagens, xingar a autora, amar a autora...com certeza vai lhe garantir um turbilhão de emoções!!

Ahhh...já ia esquecendo!! A série, narrada pela Rose, termina no sexto livro, com Last Sacrifice (e eu posso garantir que a autora conseguiu fechar a história dela fenomenalmente!), mas haverá uma série spin-off narrada por uma outra personagem (que só aparece no quarto livro), e o primeiro livro, chamado Bloodlines, será lançado no final de agosto nos EUA (chega agostooooooo). #ansiedadedefine

Outra boa notícia para os fãs é que o primeiro livro da série teve seus direitos vendidos para virar filme, mas tudo ainda está acontecendo de forma muito devagar (quase parando), de maneira que não há muitas previsões para nada. Para acompanhar as notícias sobre o filme, basta curtir a página oficial do facebook do filme.

Trecho:
"- Você acha que eu sou bonita?
Ele me olhou com um ar extremamente sério, como sempre fazia.
- Eu acho você linda.
- Linda?
- Você é tão linda que chega a doer em mim, às vezes." (Página 272)
*_______*


2 comentários:

  1. Nossa, minhas amigas me enxem pra caramba pra ler esse livro, mas eu só enrolo. Depois da sua resenha eu me empolguei, vou tentar começar a ler hoje mesmo, haha

    xx carol

    ResponderExcluir
  2. Aiiin Carooool sério cada resenha q leio de VA eu morroooo.. volto a crise.. ain.. nao vou superar VA nunca..
    Bjokas

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...