terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Livro x Filme: Orgulho e Preconceito


Olá people!! Eu sei que normalmente quem escreve na coluna Livro x Filme é a Virginia, mas não resisti à tentação de falar sobre a adaptação para o cinema de um dos meus livros preferidos: Orgulho e Preconceito.

Sinopse do filme: "Londres, século XIX. Em um baile, Elizabeth Bennet (Keira Knightley, de "Piratas dos Caribe"), jovem sensível e determinada, conhece Fitzwilliam Darcy (Matthew MacFadyen, de "Enigma"), cavalheiro rico, arrogante e rude. Enquanto seus amigos trocam flertes, os dois entram numa relação de amor e ódio, e Elizabeth aos poucos descobre que Darcy não é tão desagradável quanto parece".

Jane Austen tinha um talento incrível para escrever romances que cativam o público, não é a toa que até hoje os livros dela são sucesso. Com Orgulho e Preconceito não foi diferente, a estória é bem escrita e os personagens principais tem muita personalidade. Por isso, vou logo deixar claro: Não confundam o jeito taciturno do Mr. Darcy com falta de atitude ou superficialidade, a introspecção faz parte do charme dele *_*

Alguns personagens não são dotados de tanta personalidade assim, como é o caso da irmã da Elizabeth, Jane, e do Mr. Bingley. Eles não são chatos, mas às vezes me fazem lembrar aquela piadinha “alguém que é tão profundo quanto um pires”. Gosto muito deles, apesar da crítica.

Para quem não conhece, o livro conta a estória de como Elizabeth e Mr. Darcy passaram da inimizade ao romance. Através de uma trama bem desenvolvida, vemos o desenrolar do relacionamento deles que, apesar de improvável, rendeu um dos romances mais lindos da literatura.  

Orgulho e Preconceito foi publicado pela primeira vez em 1813, mas terminou de ser escrito em 1797. O livro é sucesso desde então. Através da estória de Elizabeth Bennet, o público conheceu os costumes e demais características sociais e culturais vigentes na Inglaterra do século XIX. Estima-se que existam cerca de 20 milhões de cópias do livro ao redor do mundo.

O livro foi adaptado diversas vezes para o cinema, teatro e TV. A obra foi vivenciada na telona pela primeira vez em 1940, mas hoje vou falar sobre a adaptação feita no ano de 2005, pelo diretor Joe Wright.

O filme é muito bem feito. Claro que existem falhas, mas de maneira geral ficou bastante fiel à essência do livro. Algumas cenas ocorrem de forma diferente da narrada originalmente, mas isso é normal em uma adaptação. As paisagens que servem de cenário são realmente muito lindas e o figurino ficou muito bom.

Não posso deixar de citar também que a escolha do ator que interpretou o Mr. Darcy foi muito bem feita, Matthew MacFadyen não deixou a desejar e conseguiu retratar o jeito taciturno do seu personagem. Não há como não ficar encantada. Nossa, a voz dele é linda.

Não gostei muito do fim do filme, a impressão que tive é que o diretor queria terminar logo de gravar e apressou as cenas finais. O que salvou a situação foi o final alternativo que veio incluso como bônus no DVD. Simplesmente lindo. Fofo demais. Compensou toda a pressa do final oficial do filme.

Enfim, tanto o livro quanto o filme estão recomendados. Não deixem de conferir pois vale muito a pena.

6 comentários:

  1. Adorei!!!!!

    Amo demais esse filme,nunca canso de assitir e o livro é muito bom.

    Eu Amo Mr.Darcy =D

    ResponderExcluir
  2. Eu tb amo o Mr. Darcy.

    E agora? Como vamos dividi-lo?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Essa com certeza é uma das melhores adaptações que já vi, pois, como você disse, não mudou a essência do livro!!

    Sem contar os atores que encenaram mto bem os seus papéis e as lindas paisagens e cenários que se coadunam perfeitamente com aquelas descritas no livro!!

    Esse é um romance que todos deveriam ler!! Sem contar as ótimas críticas e análises da sociedade da época feitas por Jane Austen!!

    *___*

    ResponderExcluir
  4. O filme é maravilhoso! Depois que assistir este filme quis saber tudo sobre a Jane Austen e foi uma descoberta maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do filme. Mas, como já era esperado, fica devendo ao livro. Também fiquei com a impressão de que queriam terminar logo o filme.
    No geral, valeu a pena.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Ai, cara!! Como eu amo essa adaptação. A Keira é perfeita sempre e o Matthew realmente me seduz com aquela voz dele! Realmente eles são um dos casais mais lindos da história. Nunca li, mas acho que nem Romeu e Julieta supera!
    PRIDE AND PREJUDICE IS LIFE!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D