quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quarto - Emma Donoghue












Título Original: Room
Editora: Verus
ISBN: 9788576861317
Páginas: 349
Compre: Saraiva / Submarino / Travessa
Skoob

Olá, leitores!! Boa Tarde!!

Trago nesta quarta-feira para vocês um livro bastante aclamado pela crítica em geral e que é capaz de despertar os mais diversos sentimentos durante a sua leitura: Quarto, de Emma Donoghue.

Primeiramente, gostaria de dar um conselho aqueles que querem ler esse livro: não leiam a sinopse. Isso mesmo, a sinopse contém informação demais sobre a estória o que, para algumas pessoas poderá ser considerado como spoiler. Por isso, vou apenas colocar aqui um trecho inicial da sinopse que não revela nada demais:
"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. [...] Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. [...]"
Faço essa advertência, pois acredito que seja ainda mais interessante ler o livro sem ter muita noção do que está realmente acontecendo...esse livro pode se revelar uma verdadeira caixinha de surpresas!!

A minha maior surpresa ao começar a ler Quarto foi ver que realmente quem narra a estória é o próprio Jack, um menino de apenas cinco anos. Mas, ao contrário do que vemos atualmente em muitos livros infanto-juvenis e jovem-adultos, você realmente acredita que o narrador tem cinco anos de idade, e não que é uma mulher adulta tentando escrever como se fosse uma criança.

Exatamente por isso, o livro é fácil de ler, com uma linguagem simples e bastante lúdica. Contudo, não se engane! Por detrás dessa narrativa, a estória contém muita informação nas entrelinhas, por isso é preciso ler prestando bastante atenção!

É nas entrelinhas que ficamos conhecendo a verdade sobre o que realmente está acontecendo com Jack e com a Mãe. Pois esta ensinou a Jack que o mundo deles resume-se ao Quarto. Lá fora existe apenas o espaço sideral e outros planetas, os quais ele conhece apenas porque existe uma TV no Quarto.

Através da TV, Jack conhece a Dora, o Bob Esponja, o Planeta dos Animais Selvagens, o Planeta do Sofá Vermelho com a mulher do cabelo estufado que faz perguntas e outras pessoas batem palmas, etc.

Contudo, Jack está crescendo e cada vez mais fica difícil para a Mãe enganá-lo. É incrível redescobrir o mundo através dos olhos desse maravilhoso garotinho...parece que ele está o tempo todo ao nosso lado durante a leitura.

Para ser sincera, cada vez mais que me envolvia na estória do Jack e da Mãe tinha a certeza de que ninguém mais poderia ser o narrador além dele! É uma estória tão forte e emocionante que apenas uma criança inocente seria capaz de contá-la dessa maneira.

Enfim, a única coisa que ficou martelando na minha cabeça foi a enorme "coincidência" entre a estória desse livro e os casos Fritzl e Kampush. Quem acompanhou nos noticiários e já tem uma boa ideia sobre o que acontece nesse livro sabe do que estou falando.... quem não tem ideia, leia primeiro o livro e depois pesquise!

Trechos:
"- Escute. O que nós vemos na televisão são...são imagens de coisas reais.
Foi a coisa mais assombrosa que eu já escutei.
A mãe tapou a boca com a mão.
- A Dora é real de verdade?
Ela tirou a mão.
- Não, desculpe. Muitas coisas na TV são imagens criadas; por exemplo, a Dora é só um desenho, mas as outras pessoas, as que têm rosto parecido com o seu e o meu, elas são reais.
- Humanos de verdade?
A Mãe fez que sim.
- E os lugares também são reais, como as fazendas e as florestas e os aviões e as cidades...
-Nããão. - Por que ela estava me enganando? - Onde eles iam caber?
- Lá fora - disse a Mãe. - Do lado de fora - e jogou a cabeça para trás."

"-Posso ouvir uma história?
-Qual?
-Uma que você nunca tenha me contado.
A Mãe sorriu pra mim.
- Acho que, a esta altura, você conhece todas as que eu conheço. O conde de Monte Cristo?
- Essa eu já ouvi milhões de vezes.
- O JackGulliver em Lilliput?
- Zilhões.
- Nelson na ilha Robben?
- Aí ele saiu depois de vinte e sete anos e virou o governo.
- Cachinhos Dourados?
- Dá muito medo.
- Os ursos só rosnam para ela - disse a Mãe.
- Mesmo assim.
- A princesa Diana?
- Devia ter usado o cinto de segurança.
- Viu? Você conhece todas. - A Mãe soltou a respiração soprando. - Espere, há uma sobre uma sereia..."
Espero que tenham gostado!! É um livro mais do que recomendado!! E para quem tiver curiosidade em explorar mais a estória, não deixem de conhecer o site oficial do livro...é muito fofo!!



6 comentários:

  1. Fiquei super curiosa p/ saber qual o mistério desse livro. Gosto das histórias que envolvem crianças, normalmente são muito interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Que casos Fritzl e Kampush são esses?? fiquei curiosa agora... E esse livro é de uma série, é? Qual o 1º livro?

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol!!!

    Quarto é um livro espetacular! Me emocionei, me encantei e fiquei impressionada com a escrita da autora! Mais que recomendo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curioso. Agora terei de ler.

    ResponderExcluir
  5. Prix, não é uma série não!! É um livro só msm...huahuahauhau!!

    =D

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...