quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cowboys e Aliens - Graphic Novel





Criação: Scott Mitchell Rosenberg
Texto: Fred Van Lent e Andrew Foley
Lápis: Luciano Lima e Magic Eye Studios
Arte-final: J. Wilson; Silvio Spott; Luciano Kars e Magic Eye Studios
Cores: Andrew Elder
Texto do prólogo: Andrew Foley
Arte e cores do prólogo: Dennis Calero
Páginas: 112
ISBN: 9788501094247
Editora: Galera Record

Sinopse: O Velho Oeste nunca mais será o mesmo. 1873. Arizona. Houve um tempo em que um homem só podia contar com seu cavalo e sua pistola. Os índios travavam uma batalha perdida contra os colonos europeus e cowboys vagavam em busca de recompensa. Até que alguém de fora entrou na busca - um invasor que via os humanos como inimigos, e estava determinado a conquistar o nosso mundo.

Boa Taaaaaaaaaaaaaaaarde, pessoas!! Conforme prometido em postagens anteriores, trago para vocês a resenha da graphic novel de Cowboys e Aliens!! \o/

Não tenho o hábito de ler qualquer forma de história em quadrinhos, incluindo os romances gráficos - isso só acontece uma vez ou outra com algumas histórias que realmente me interessam -, mas o que mais gosto quando os leio é como é um tipo de leitura fácil, capaz de prender o leitor e fazê-lo se envolver ainda mais na história, devido a todo conteúdo gráfico que ele possui.


E não foi de outra forma com Cowboys e Aliens! Com um enredo super rápido e cheio de ação, pontuado por momentos cômicos, inclusive, digno de uma história de cowboys, e com desenhos bastante vívidos de todos os acontecimentos, que muitas vezes mal necessitavam de um roteiro, eu simplesmente me vi devorando a graphic novel até o fim, sem pausa.

Outro ponto forte desta graphic novel é a diagramação. Desde a capa dura, a encadernação costurada, a qualidade do papel usado, todas as especificações técnicas bem detalhadas, inclusive com uma pequena biografia dos autores ao final, até à própria história, que foi contada sem um padrão de quadros, fugindo da diagramação clássica, de modo a contar melhor a história.

Ainda em relação à diagramação, o ponto forte desta para mim foi o prólogo, que montou um paralelo incrível entre a colonização europeia no novo mundo e as invasões alienígenas, com uma arte (desenhos e cores) belíssima e mais sombria. Ficou perfeito!

Minha crítica - de forma literal - vai apenas para a escolha da arte da capa, que foi, ao invés da arte original (em desenho), uma imagem do filme homônimo, baseado na graphic novel. A imagem em si é muito bonita e sombria, mas pelo que percebi o enredo do filme não tem muito (praticamente NADA) a ver com a história da graphic novel, de maneira que a capa destoa desta. Prefiro, assim, a capa original, que vocês podem ver ao lado.

Sobre a história em si, esta é ambientada no velho oeste e faz um paralelo, ou melhor, uma crítica à todo processo de colonização que houve por parte dos europeus quando chegaram aos EUA nessa época e dizimaram muitas vidas indígenas. Em Cowboys e Aliens, esses colonos terminam levando o troco quando alienígenas chegam na Terra, em pleno velho oeste, a fim de conquistar este planeta e dizimar seus habitantes. Assim, colonos e indígenas precisam unir-se para combater os alienígenas. E é claro que há aquela pequena dose de romance...huahuahua.

Ao terminar a leitura de Cowboys e Aliens fiquei com uma grande dúvida sobre o final, pois ele, apesar de concluir bem o enredo principal, deixa uma brecha para continuação (o que pode não agradar a algumas pessoas), assim, se alguém souber de alguma coisa sobre isso, por favor manifeste-se nos comentários! Particularmente, eu gostei do desfecho, apesar da sensação de quero mais. =p

Para quem ainda não conferiu o trailer do filme (que para mim ficou totalmente diferente da graphic novel, pelo menos de acordo com os trailers que já saíram), vou colocá-lo abaixo! Aproveitem:


PS.: O filme está previsto para ser lançado no Brasil em setembro deste ano.

PS. 2: Além da graphic novel, a Galera Record também irá lançar o livro romanceado de Cowboys e Aliens agora em agosto. \o/


3 comentários:

  1. *.*
    OMG...eu amooo HQs..então, tipo assim, entre o filme e o livro eu prefiro a Grafic Novel kkkk

    Estou louca pelo meu exemplar *.*

    Adorei a resenha \o

    Eu gostei mais da capa do filme do q da arte original oO mas se não tem mto a ver com a história...fica meio fail

    Capa dura *.*

    Enfim...ja tem pra vender? *.*

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra!! Já tem pra vender sim!! Normalmente eu sempre coloco onde comprar, mas tinha esquecido dessa vez, contudo já adicionei lá na ficha técnica da HQ onde vc pode encontrar Cowboys e Aliens para comprar!!

    Desculpa pelo esquecimento...huahua!

    =*

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa capa, tem um tom de mistério super legal.
    Fiquei curiosa para conhecer a história e o filme também, parece bem diferente.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D