quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Uma Noite no Chateau Marmont - Lauren Weisberger













AUTORA: Lauren Weisberger
TÍTULO ORIGINAL: Last Night at Chateau Marmont
ISBN: 8501094293
Nº DE PÁGINAS: 496
EDITORA: Record


SINOPSE: Lauren Weisberger tomou de assalto o mercado editorial com o divertidíssimo O diabo veste Prada. Fenômeno mundial, com adaptação para o cinema estrelada por Meryl Streep e Anne Hathaway, a história colocou Lauren no centro das atenções de críticos e leitores. A escritora nortemaricana não se intimidou e criou mais dois sucessos: Todo mundo que vale a pena conhecer e À caça de Harry Winston. Ambos tratando de assuntos atuais e importantes, com boa dose de humor.
Em Uma noite no Chateau Marmont, Lauren lança um divertido olhar sobre os bastidores do mundo da música. Afinal, emplacar um sucesso em gravadora não é para iniciantes. Especialmente em Nova York. Para conquistar espaço — o mínimo que seja — é preciso muitas vezes tocar a guitarra que o diabo afinou. Ou algo parecido. E é nesse universo, que Lauren cria um romance inteligente e engraçado que disseca as dificuldades de manter um relacionamento em dias de invasão de privacidade.
Brooke se apaixonou por Julian Alter assim que o viu tocando em um obscuro bar no East Village. Cinco anos mais tarde, eles ainda estão juntos e ela se desdobra em dois empregos — como nutricionista em um hospital e em uma escola de meninas ricas no Upper East Side — para que ele possa se dedicar ao sonho de vencer na carreira musical.  O sonho de montar sua própria clínica fica sempre em segundo plano. Até que a sorte vira e Julian se torna um sucesso. Da noite para o dia.
Mas a fama recente de Julian significa que Brooke tem que encarar a atenção selvagem dos implacáveis paparazzi, e lidar com a distância constante do marido, mesmo nas raras noites em que ele está em casa. E, quando uma foto escandalosa chega às primeiras páginas das revistas de celebridades, o mundo de Brooke vira de cabeça para baixo. Será que seu casamento pode sobreviver aos acontecimentos daquela noite fatídica no Chateau Marmont?
Ácido e cínico, Uma noite no Chateau Marmont é um mergulho nas luzes e sombras do mundo das celebridades do showbizz. Um romance á altura da herdeira de Candace Bushnell”.

Comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa e a cada página me surpreendia com o quanto eu estava gostando da leitura. Brooke e Julian formam um casal simplesmente apaixonante. Na verdade, eles são viciantes.

Brooke é uma nutricionista que se apaixonou por Julian, um cantor cheio de charme que se apresentava em bares locais. Ela começou a frequentar um bar chamado Nick’s só para vê-lo tocar todas as terças-feiras e, por acaso, teve a chance de conversar com ele quando acabou em um encontro às escuras com Trent, primo de Julian. Brooke e Trent não tinham nenhuma química, mas esse encontro serviu para aproximá-la de Julian, com quem acabou se casando alguns anos depois.

“Julian era provavelmente apenas alguns anos mais velho do que ela, mas algo o fazia parecer mais sábio, experiente, apesar de Brooke não conseguir determinar exatamente o quê. Seu nariz era proeminente demais; seu queixo, pouco marcante; e sua pele pálida ficava ainda mais evidente agora, no finalzinho do verão, quando todo mundo tivera uma estação inteira de vitamina D. Seus olhos, apesar de verdes, eram comuns, até mesmo opacos, com linhas finas que se enrugavam em torno quando ele sorria. Se ela não o tivesse ouvido tocar tantas vezes, se não o tivesse visto jogar a cabeça para trás e cantar com uma voz rica e cheia de significado – se tivesse acabado de dar de cara com ele assim, usando aquele gorro de tricô e segurando uma cerveja em um bar anônimo e barulhento -, ela nunca o teria olhado duas vezes, nem pensado que ele era minimamente atraente. Mas naquela noite, ela mal conseguia respirar”.
Página 33

Após cinco anos de casamento, Brooke continuava muito apaixonada por Julian. Tanto que sustentava a casa para que ele pudesse investir em sua carreira como músico. Ela tinha dois empregos (de dia trabalhava como nutricionista na obstetrícia de um hospital e de noite na Huntley – uma escola chique que estava preocupada com a dieta das alunas) e se dedicava muito para pagar as contas do casal. Ela acreditava que um dia o trabalho de Julian iria ser reconhecido.

E esse dia chegou. Julian recebeu uma proposta da Sony para gravar um CD e depois disso a vida deles muda. Julian, que não era ninguém, de repente virou uma estrela. Sua música “For the Lost” estava nas paradas de sucesso, seu disco era o 4º mais vendido, ele até foi convidado para ir ao famoso Chateau Marmont e passou a conviver com estrelas como Jon Bon Jovi e Maroon 5.

No entanto, em uma noite no Chateau Marmont Julian é fotografado em uma situação comprometedora. Agora, além de lidar com a ausência constante do marido, os paparazzi na porta, a dificuldade de conciliar sua carreira com a dele, Brooke também terá de lidar com o que aconteceu no Chateau Marmont.

Julian e Brooke são fofos. Sofri muito durante os momentos de tensão do casal, pois apesar de todos os problemas está claro que eles se amam muito.


- “(...) E mal posso esperar para cantar isso esta noite, aqui na presença de todos vocês. Mas espero que não se incomodem em ser bonzinhos comigo só por alguns minutos antes de tocarmos “For the Lost”. Agora eu gostaria de cantar uma coisinha para minha adorável mulher, Brooke. Ela tem sido muito paciente ultimamente, acreditem, muito paciente, e já faz algum tempo que eu não digo obrigado. Rookie, esta é para você”. 
Página 136


“- (...) Se você não ouvir mais nada esta noite, por favor, ouça isto: eu não vou desistir de nós. Nem agora, nem nunca” (frase dita por Julian)
Página 485

A narrativa é em 3ª pessoa e mostra o ponto de vista da Brooke. Ela é uma personagem interessante e muito forte, enfrenta os problemas e não fica choramingando pelos cantos.

Outra coisa que gostei no livro é que os personagens são descritos como pessoas normais. Não existe aquela coisa do tipo “um cara lindo encontra uma mulher mais linda ainda”. Brooke e Julian são tipos comuns e se amam apesar de não serem extraordinariamente bonitos ou inteligentes.

Não posso deixar de dizer que gostei da forma como a autora mostra a fama. É fácil imaginar que só existem coisas boas na vida dos famosos, mas estar sempre em evidência também possui um lado ruim. Lauren Weisberger mostra o outro lado da moeda e isso torna a história ainda mais interessante.

Quem gosta de chick-lit não pode deixar de ler esse livro. Gostei demais!!!

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada da autora
    Mas tenho muita vontade, pois sempre tem elogios
    E amo este estilo de livro
    E o que mais gosto é do fato das capas dela terem o mesmo padrão

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Own, deve ser um livro bem fofo, e eu como uma boa romantica, que acredita no principe encantado, adooro chick lits, entao é mais um pra minha wish list hehehe

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Não faz nem uma semana que terminei de ler O Diabo veste Prada e amei a história da Lauren Weisberger. Agora que você me indicou outro livro dela, estou louca para ler :D

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...