quinta-feira, 5 de abril de 2012

The Great Gatsby - F. Scott Fitzgerald









Titulo: The Great Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Penguin Classics
I.S.B.N.: 9780140623239
Número de Paginas : 192




Sinopse:O grande Gatsby (1925) é considerado a obra-prima de F. Scott Fitzgerald. É um perfeito retrato dos loucos anos 20, nos quais o choque da “nova” modernidade se refletia numa juventude impactada pela guerra e pela revolução industrial. O romance relata a história do enigmático Jay Gatsby, proprietário de uma luxuosa mansão na zona mais rica das praias de Long Island, onde ele promove suntuosas festas, frequentadas por escritores, produtores de cinema, stars, esportistas, gângsteres e garotas bonitas em busca de ascensão social. 




Este é mais um livro da série: eu amo clássicos, eles são como uma boa roupa de grife serve para qualquer ocasião.

The Great Gatsby é um dos livros mais marcantes sobre a era do Jazz, que se passa na década de 20 do século passado, uma época de glamour e que tem neste livro sua representação máxima, por se tratar também do estilo de vida do autor.

O livro já começa com dos dois primeiros parágrafos mais fodas marcantes que já li:

In my younger and more vulnerable years my father gave me some advice that I’ve been turning over in my mind ever since.

“Whenever you feel like criticizing any one,” he told me, “just remember that all the people in this world haven’t had the advantages that you’ve had.”

The Great Gatsby page 1

O começo da leitura já me deixou apaixonada, Fitzgerald já te faz refletir sobre a vida desde o primeiro momento e posso dizer que devorei cada página que li, são poucos os livros que tem esse poder para com o leitor.

A história é narrada por Nick Carraway, que mudou de cidade e alugou uma casa ao lado do rico Gatsby, um homem misterioso que é famoso pelas grandes festas que dá em sua enorme mansão, porém ninguém sabe de onde vem sua família e sua riqueza. Nick possui uma prima, Daisy, que namorou Gatsby na época em que ele era pobre e sua família não aprovou o relacionamento, e acabou se casando com Tom Buchanan.

Daisy Buchanan parece uma adolescente, ela é uma mulher imatura, chata, mimada e inconsequente em suas atitudes, se houvesse um ranking dos personagens femininos mais insuportáveis de todos os tempos ela estaria em um dos primeiros lugares. Por outro lado Gatsby é tudo de bom, apesar dele aparecer pouco na história é impossível não se apaixonar por esse homem, ele é simplesmente foda incrível.

The Great Gatsby é um livro que te transporta para outra época de uma maneira brilhantemente escrita, uma trama bem elaborada, cheia de dramas, amor, intriga e o glamour dos anos 20, e que te faz refletir sobre as futilidades do mundo.

O livro foi adaptado para o cinema pela primeira vez para o cinema em 1974 como Robert Redford no papel de Gatsby e Mia Farrow como Daisy, tentei assistir este filme, mas na primeira cena que a Dayse apareceu eu me irritei, outra versão foi feita em 2000 como Mira Sorvino como Daisy e Toby Stephens como Gatsby, e em dezembro deste ano vai sair uma nova versão cinematográfica do livro com Leo DiCaprio como Gatsby e Carrey Mulligan como Daisy e Tobey Maguire como Nick , por esta estou muito ansiosa pois além do elenco maravilhoso a direção é do Baz Luhrman um dos meus diretores favoritos.

The Great Gatsby é um clássico incrível, inclua agora na sua lista de leitura.

Beijos.

3 comentários:

  1. Oi!!
    Poxa faz taaanto tempo que eu quero ler esse livro... acho que já passou da hora de eu tomar vergonha na cara e ler logo haha
    Beijão!

    CC
    blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tem gente que leu e achou tão maçante e por isso eu não cheguei a ler. Acho que vou dar uma chance para esse livro. heheh
    Bjos bjos

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha lista de releituras, eu tenho um exemplar bem antigo do círculo do livro que li já faz um bom tempo.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...