quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Hobbit - J R R Tolkien












Autor: J.R.R. TOLKIEN
Titulo: O Hobbit
Titulo Original: The Hobbit or There and Back Again
Editora: Martins Fontes
ISBN: 9788578273873
Número de páginas: 328

Sinopse:Prelúdio de O Senhor dos Anéis, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração.

O Hobbit é o livro que narra a aventura de Bilbo Bolseiro, um hobbit meus parentes que mora em uma toca no chão e vive uma vida pacata, até que chega o mago Gandalf e propõe a ele uma aventura para resgatar um tesouro guardado por um dragão chamado Smaug, O Magnifico, na companhia de 13 anões: Fili, Kili, Óin, Glóin, Dwalin, Balin, Bifur, Bofur, Bombur, Dori, Nori, Ori e Thorin.

Não quero me aprofundar nas aventuras de Bilbo pois não gosto de spoilers nas minhas resenhas, mas posso afirmar que o livro é maravilhoso, divertido e cheio de aventuras, para todas as idades e convenhamos é um Tolkien.

J R R Tolkien é o meu autor favorito, mesmo não tendo lido todas as suas obras, acredito que ele seja o maior autor de literatura fantástica que já existiu, ele é um excelente contador de histórias e além disso é um exímio linguista, poeta, criador de mundos e personagens em geral, além de influenciar o que temos na literatura fantástica hoje em dia, consigo enxergar vários elementos da narrativa dele em outros autores, ele é realmente uma inspiração.

Neste mundo de blogs já me deparei com várias pessoas que começaram a ler Tolkien pelo Senhor dos Anéis e que acharam o livro chato, difícil, muito descritivo e entediante, no fundo do meu coração fico com vontade de matar o sujeito que fala isso mas sendo um pouco educada posso sugerir que se você é uma dessas pessoas comece por O Hobbit, porém se você nunca leu nenhum livro do autor também sugiro que comece por este.

Trecho:

[... Estou procurando alguém para participar de uma aventura que estou organizando, e esta muito difícil achar alguém.


- Acho que sim, por estes lados! Nós somos gente simples e acomodada, e eu não gosto de aventuras. São desagradáveis e desconfortáveis! Fazem com que você se atrase para o jantar! Não consigo imaginar o que as pessoas veem nelas - disse o nosso Sr. Bolseiro ...]


O Hobbit Página 4

Com o sucesso da trilogia O senhor dos anéis no cinema começaram as especulações sobre a adaptação de O Hobbit, foram 8 anos de enrolação incertezas sobre quem faria o filme, até que finalmente Peter Jackson resolveu encarar o projeto e dividiu o livro em dois filmes: - O Hobbit: Uma viagem inesperada que vai estrear em dezembro deste ano, e O Hobbit: Lá de volta e outra vez que vai sair em dezembro 2013, - o papel do jovem Bilbo ficou com o ator Inglês Martin Freeman, além dos veteranos Ian McKellen (Gandalf), Hugo Weaving( Elrond) e Andy Serkis (Gollum) e dos personagens que não são citados no livro mas que vão retornar neste filmes, Cate Blanchet(Galadriel), Elijah Wood (Frodo) e Orlando Bloom(Legolas), nem preciso dizer que estou super ansiosa para esta adaptação.

O Hobbit é um livro maravilhoso, o que você está esperando para lê-lo?




2 comentários:

  1. Eu adooorei ler "O Hobbit". É uma aventura e tanto, nós entramos através das páginas e nos perdemos nesse enredo maravilhoso.

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma das pessoas que você quer matar, por não conseguir gostar de Senhor dos Anéis. Sério, eu não consigo passar da página 30 ;;;;; Meus amigos são completamente V-I-C-I-A-D-O-S na série, e eu quero muito ler, mas eu começo e eu já fico com sono HAIOSHAOPIHS eu tenho os três livros aqui em casa já faz um ano e eu só enrolo, ai ai... espero que pelo menos nessas férias eu crie um pouco de veronha na cara de termine de ler. Talvez eu siga sua dica, compre "O Hobbit" e comece por ele. (;

    ---
    Mari
    http://hangoverat16.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...