terça-feira, 19 de março de 2013

A Coroa de orquídeas - Nelson Rodrigues












Titulo: A coroa de orquídeas e outros contos de A vida como ela é...
Autor: Nelson Rodrigues
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Ano: 1993



Sinopse: Coletânea de contos sobre o adultério, uma das obsessões do genial escritor e dramaturgo carioca. Elas começam como comédias - e terminam como tragédias. Essa é a linha das cinqüenta histórias de 'A coroa de orquídeas', a segunda antologia da série 'A vida como ela é...', de Nelson Rodrigues. Seleção de Ruy Castro.




Eu nunca havia lido Nelson Rodrigues, - uma vergonha e motivo de chacota, - pois achava que o estilo do autor era muito trágico e cruel, meu contato com a obra A vida como ela é... foi devido ao Fantástico que exibiu durante alguns anos esquetes baseadas nas obras contidas neste livro, e como eu era criança fiquei um pouco traumatizada com o Sr. Nelson Rodrigues.

Anos e anos se passaram, no momento presente, eu uma mera estudante novata de Letras recebo a tarefa de ler um conto, - justamente A Coroa de orquídeas, - desta edição da Companhia das Letras que contem 50 contos de A vida como ela é... reunidos por Ruy Castro, eu li o conto determinado e senti que só um conto não havia sido suficiente e devorei todo o livro em apenas algumas horas de puro prazer, risadas, espantos e amor.

Nelson Rodrigues , o homem que eu tanto temia , se tornou a minha mais nova paixão literária, eu me apaixonei pelo estilo cômico e trágico que possuem todos os seus contos, e o seu modo de contar histórias é simplesmente encantador, você não consegue desgrudar do livro até a ultima página, ele é realmente apaixonante.

Os contos, geralmente protagonizados por homens, falam de amor, muita traição, morte e suicídio, ao fim do livro eu pensei ''Não existe mulher honesta para Nelson Rodrigues'' ou '' Será que ele tem mal de corno?'' e ''Todo mundo se matava no Rio de Janeiro dos anos 40/50?'' , talvez aquelas pessoas mais feministas e puristas não cheguem a gostar das mulheres do Nelson.

Estou in love com Nelson Rodrigues, eu acho que todo mundo devia ler este homem incrível, que conta histórias fabulosas sobre a vida cotidiana. Recomendadíssimo. Batata!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...