quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Corações Feridos - Louisa Reid










Autor: LOUISA REID
Título: Corações Feridos
Titulo Original:Black Heart Blue
Pais de Origem: Reino Unido
ISBN: 9788581630441
Editora: NOVO CONCEITO
Número de páginas: 256



Hoje vou discorrer a cerca de minhas impressões sobre o livro Corações Feridos.


O livro já começa com um trecho do poema Daddy da autora americana Sylvia Plath, este é um dos meus poemas favoritos, já falei sobre a Sylvia em um post do blog para conferir clique aqui.

Assim com a Sylvia as protagonistas de corações feridos tinham problemas com o Pai, Robert, uma pastor de igreja, falso, malvado e manipulador, a mãe pouco fazia para proteger as filhas e elas sofriam com a falta de carinho, com a ignorância e violência.

Hephzibah e Rebecca são gêmeas, a primeira é linda e perfeita e a outra nasceu com a síndrome de treacher collins, onde o ossos da face não foram bem desenvolvidos quando o bebê esta na barriga da mãe mas fora isso a pessoa com a síndrome tem total capacidade física e mental, as duas vivem sob o regime tirânico de seu Pai, sofrem violência domestica, não frequentam a escola e vivem totalmente isoladas do mundo.

Porém Hephzi tinha seu poder de persuasão e consegue convencer seus pais a deixarem elas frequentarem a escola, é nesse momento que elas conseguem um pouco mais de liberdade, ela é apresentada ao mundo dos adolescentes comuns e sonha em ser como eles, mas devido sua síndrome Rebecca continua isolada.

Apesar de ser um livro para jovens ele é muito forte, denso e sombrio, há poucos momentos em que o leitor consegue relaxar, muitas partes são difíceis de engolir e aceitar, é um livro que mexeu muito comigo e me emocionou.

A narrativa da autora Louisa Reid é bem desenvolvida, o livro é divido em duas partes, a primeira nós temos a perspectiva das duas irmãs discorrendo fatos do presente e do passado, e na segunda parte o ponto de vista é da Rebecca no presente, achei que a segunda parte poderia ter sido bem mais desenvolvida, os acontecimentos foram um pouco apressados.

Outro ponto interessante é como a autora discute religião sem tocar no assunto, o personagem do Pai aquele pastor que na frente dos fieis era um exemplo e que dentro de casa era um monstro, sabemos que existem pessoas desse tipo que vestem uma religião ( seja ela qual for) e fazem os piores tipos de atos em nome dela, sabemos que gente desse tipo existe ( e muito) por ai.

Corações Feridos merece uma atenção especial pois ele é um livro que aponta questões importantes e nos faz refletir.


Recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...