domingo, 14 de fevereiro de 2016

Melhores e Piores 2015



Feliz Ano Novo.... Chinês (?)

Hoje trago as melhores e as piores leituras de 2015. Ela foi disposta pela ordem de leitura, no geral foi um ano muito bom, li coisas diferentes,descobri novos autores e amores, mas também encontrei algumas pedras no caminho.

Li 82 livros no total e vou dividir este post entre Melhores, Piores e Decepções.

Vamos lá?


Vou começar com o ruim pra ver se melhora depois rs

Piores

Cinquenta Tons de Cinza
Cinquenta Tons de Cinza - E.L. James
Queria ser menos curiosa, e foi por esse o único motivo para ler este bendito pois queria ver o filme.Não vou entrar no consenso geral e sair falando mal só pelo simples ato de falar mal.
O que encontrei foi um livro mal escrito, ridículo em várias partes (a deusa interior da protagonista é uma atração a parte) e um protagonista sem carisma algum. Considerando esses pontos eu ainda consigo entender quem ama o livro, me senti quando li Crepúsculo a primeira vez.
DesafioNão foi o pior livro da vida mas foi um dos piores de 2015 com certeza, o filme é bem melhor rs.
Deveria ter aprendido mais com a história das ostras curiosas.
Desafio - C. J. Redwine

Eu poderia colocar este livro também entre as decepções, entretanto, a expectativa que eu tinha com ele nem era tão grande.
Livros de fantasia são pra ser inventivos, criar mundos novos e trazer uma cultura diferente da nossa realidade. O grande problema é que nada nesse mundo faz sentido! Tipo, as criaturas desse universo são as mais ridículas que já encontrei, o romance é patético e a trama central não é interessante.
Sabe quando você lê um livro e não consegue acreditar em nada do que esta escrito? Este é Desafio.
Realmente detestei tudo deste livro, mas conheço gente que amou. Vai saber né?
Belo Desastre

Belo Desastre - Jamie McGuire - Pior do Ano

Nem sei por onde começar. Comprei este livro nessas promoções do submarino pois muitas amigas minhas tinham amado a leitura e ele estava no maior hype. O meu problema não foi com o gênero, tem alguns novo adultos que gosto muito. Meu problema foi Travis Madox, Jesus H. Christ, que personagem insuportável, eu juro que ele me dava ânsia de vomito. A história é patética, a protagonista feminina(não lembro o nome e nem quero lembrar) sem carisma, e o "galão" nem se fala né? Juro que minha vontade é de queimar este livro, mas como sou contra a queimar livros, vou pensar num destino para ele.


Decepções

Laços de SangueLaços de Sangue - Richelle Mead


Dói muito ter que colocar este livro nesta categoria. Gosto muito da Richelle Mead, e amo a série Vampire Academy, tinha muitas expectativas com a série Bloodlines, mas este primeiro livro foi um baldão de água fria.
A historia é legal, ela tem aquela aura de mistério que tinha em VA, a Sidney foi uma excelente escolha para protagonista, o problema esta no outro protagonista, Adrian. Nunca gostei dele em VA e ter ele como principal e pior ter partes narradas por ele, num mimimi interminável, foi demais pra mim e deixou a leitura arrastada. Espero que isto melhore nos próximos volumes e só vou continuar porque te amo Richelle. <3

Throne of GlassThrone of Glass - Sarah J. Maas


Como me venderam este livro hein? Não tinha ninguem das poucas que acompanho que não tenha amado este livro e rasgado a seda da Sarah J. Mass.
Eu fui com a maior animação e boa vontade de ler este livro, o começo eu até achei interessante, tinha gostado da Celaena e do torneio e talz, a partir do meio da história quando começa um mistério é que pra mim a coisa desandou, achei o rumo da história sem graça, a protagonista tinha fluxos de personalidade e o final foi até interessante mas quando cheguei lá estava me forçando a gostar tanto do livro que não estava gostando dessa minha atitude. Simplesmente não gostei e não quero continuar a ler a série.


Melhores


Felicidade clandestina & Laços de Família - Clarice Lispector

Clarice é uma das minhas autoras favoritas de todos os tempos. Esses dois livros de contos são maravilhosos, contos de assuntos diversos mas com aquela sensibilidade característica que a autora tem, fazendo com que voce ame, se importe ou deteste seus personagens.
Livros lindos , recomendados.

Eleanor & ParkEleanor & Park - Rainbow Rowell

Que livro lindo! Eu me apaixonei por Rainbow Rowell esse ano, e Eleanor &Park foi o grande responsável. A história se passa nos anos 80 (exatamente no ano que nasci =D), tem várias referencias musicais e culturais que me pegaram de jeito, como por exemplo Watchmen, Joy Division, The Smiths e como o fato da Eleanor não gostar do Batman, assim como eu <3. Os personagens são verdadeiros, consigo imaginá-los e acreditar que eles existem, adorei o romance e o final do livro, que tanta gente detesta.
Lindo!


Doutor SonoDoutor Sono - Stephen King

Este livro é uma "continuação" de O Iluminado, na verdade se classificaria melhor como um livro companion, porque a proposta assim como o tipo de história são completamente diferentes.
Amei o livro, ele é mais um mistério do que terror, apesar de ter elementos deste. É legal saber o destino do Danny e como infelizmente ele não conseguiu se livrar de sua genética. Mesmo assim a história tem momentos emocionantes (chorei em um determinado reencontro do livro) e reviravoltas que você não espera.


O Bom Jesus e o Infame CristoO Bom Jesus e o Infame Cristo - Philip Pullman

PQP, que livro!
Livros que tocam em religião são sempre complicados, e o que o autor aqui faz é de contar a história dos irmãos gêmeos Jesus e Cristo associando com a história já conhecida do messias. O que ele faz é não criticar diretamente nenhuma religião, ele tenta fazer a quebra do mito, é importante saber que ele é ateu e já criticou a igreja no livro "infantil" a Bússola de Ouro.
Consegui abstrair a religião do livro e consegui aproveitar muito a leitura, agora tem que ter mente aberta para que a mensagem dele seja melhor aproveitada.

O Crime do Padre AmaroO Crime do Padre Amaro - Eça de Queiroz

Uma das coisas que mais agradeço a faculdade é ter acendido a chama do meu amor pela literatura portuguesa. Eça é um dos meus autores favoritos e este livro é o meu queridinho, na verdade ele é uma releitura que fiz com enorme prazer.

É uma história incrível, a critica a sociedade é maravilhosa, Padre Amaro é um personagem que você ama e odeia no decorrer do livro e voce tem uma das histórias mais importantes do realismo portugues.
Amo demais <3


MãeMãe - José de Alencar

Zé de Alencar(sou intima), é um autores mais odiados da literatura brasileira, acho que ele é muito injustiçado pois possui uma obra vasta e é impossível que não tenha nada dele que você não goste.
Mãe é uma peça de teatro, eu amo o gênero e não foi problema nenhum ter que ler este livro, pois gosto muito do auto, é uma história  que tem como pano de fundo a sociedade escravocrata e nos traz um retrato da época mas que pode ser aplicada nos dias de hoje sem problema.
Eu amei a peça, o final é de chorar e o Zé continua sendo um dos meus autores favoritos.

A Room of One

A Room of One's Own - Virginia Woolf

Mais uma autora favorita e um livro importantíssimo para se estudar o papel da mulher na sociedade e na literatura.

Minha xará tinha opiniões fortes e uma capacidade de persuasão literária que poucos autores possuem.




OutlanderOutlander - Diana Gabaldon

Eu descobri muitas paixões esse ano e Outlander foi uma delas, já conhecia o livro há bastante tempo quando ele ainda era lançado pela Rocco, mas nunca chamou a atenção, até que saiu a série e minha melhor amiga ficava me pedindo para assistir, fui forte porque preferi ler primeiro o livro.
É um livro de 800 paginas que li em 2 dias, a escrita da autora é viciante, a história é maravilhosa e os personagens são os melhores dos últimos tempos.
Em 2015 também li o segundo livro da série - A libélula no âmbar-  que também  foi excelente. Vi a série agora no carnaval e não deixa nada a desejar.
Extraordinário
Extraordinário - R. J. Palacio

Acho que ninguém poderá passar imune a este livro, é uma história que precisa ser lida e ponto, principalmente nas escolas e é pra ser debatido.

Augie é um dos personagens mais carismáticos que já li na vida, a história dele é comovente, cheia de preconceitos e julgamentos.

Chorei horrores.



A Torre Negra
A Torre Negra - Stephen King

Ler a Torre Negra não foi fácil, foram muitas páginas, lágrimas, momentos bons e ruins, conheci a fundo o King prolixo, e me encantei com esta história.

Coloquei só o ultimo livro para representar a série, pois todos os livros foram 5 estrelas e favoritados, até naqueles que a história parecia que não ia, no final tudo melhorava.

Só perde para Senhor dos Anéis no rol das minhas sagas favoritas.

O Sol É Para Todos

O Sol É Para Todos - Harper Lee


Nem tenho como processar como este livro foi incrível, parece até redundância, mas ele é excelente e super atual, veja você.

Scout mora no meu coração e é uma das mais apaixonantes protagonistas da literatura, e  Atticus é o pai que eu queria ter tido.


A Revolução dos Bichos
A Revolução dos Bichos - George Orwell


Tenho vergonha por não ter lido este livro antes, ele é muito pequeno e consegue dizer tudo como se ele tivesse 800 páginas.

É uma fábula que ensina sobre a luta de classes e o ser humano de uma forma inigualável, é um complemento ao que ele quis dizer com 1984, e um retrato chocante do ser humano, que infelizmente continua o mesmo.



Menção Honrosa 
Star Wars: Marcas da GuerraLetters from Father ChristmasO Conde EnfeitiçadoFormas de Voltar para CasaNovas Cartas Portuguesas Cartas Portuguesas As OndasPerdido Em MartePor Favor, Cuide da Mamãe











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...