Boa Tarde pessoas, começamos a semana com uma série de livros maravilhosa, uma das minhas preferidas: Os lobos de Mercy Falls, by Maggie Stiefvater. A série é composta de três livros: Shiver, Linger e Forever. O primeiro livro foi lançado aqui no Brasil com o título de Calafrio, pela Editora Agir. Sem delongas, vamos à sinopse:
Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo.
Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira de para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido.
Calafrio é a história de dois jovens que aceitam correr todos os riscos pelo amor, até mesmo o de deixarem de ser quem são.
Li esse livro através da recomendação da Mari, do blog Psychobooks, e fiquei maravilhada. A história gira principalmente em torno do romance de Sam e Grace, um romance que começou de uma forma bastante peculiar quando ela foi atacada por lobos aos 11 anos de idade, mas foi salva por Sam, que, registre-se, estava na forma de lobo. Durante seis anos, Grace alimentou o amor pelo seu lobo que sempre a visitava no inverno, sempre a observando, sem nunca saber que, quando o verão chegasse, ele transformava-se em humano.
Paralelamente, vemos a cidade começar a se rebelar contra os lobos, tendo em vista que um dos filhos de um dos homens mais poderosos da cidade foi supostamente morto por esses animais, o que leva Grace ao desespero para tentar salvar seu lobo.
Até que, por circunstâncias que não vou contar aqui, Grace finalmente encontra Sam em sua forma humana, o que inicia uma nova corrida, dessa vez, para evitar que Sam volte a se tornar um lobo e quem sabe até para encontrar uma cura, tudo isso enquanto lidam com um novo lobo solto pela cidade que anda causando muita confusão.
O que diferencia essa história dos demais livros sobrenaturais: a narrativa de Maggie Stiefvater. Pra começar, o livro é narrado tanto por Grace, quanto por Sam, em capítulos alternados, além de que cada capítulo contém a indicação da temperatura ambiente naquele momento do livro, pois, como vocês perceberão, a transformação em lobo depende exatamente da temperatura. Além disso, o que me encantou demais foi a forma poética como Maggie escreve, tornando o livro gostoso de ler, com as cenas de romance sendo descritas de uma forma tão natural que você consegue ficar preso à ela, sem achá-las enfadonhas. Eu não sou uma leitora de poesia, mas Maggie coloca, ainda, vários trechinhos em forma de poesia durante o livro que são ou canções que Sam escreve, ou citações de poetas, que terminam por incrementar ainda mais o livro e não o deixam nada entediante.
Esses trechos são alguns dos meus trechos preferidos (eles estão estruturalmente escritos do mesmo jeito que no livro):
"[...] É verão quando ela sorri, fico rindo como criança
É o verão das nossas vidas; vamos fazê-lo durar
Ela guarda o calor, a brisa do verão no círculo da sua mão
Ficarei feliz com este verão se for o que tivemos"
"Toquei seus lábios de novo e, dessa vez, o beijo foi bem diferente. Valeu por seis anos de espera, sua boca criando vida sob a minha, com gosto de laranja e desejo. Seus dedos correram pelo meu rosto e mergulharam nos meus cabelos antes de me enlaçar o pescoço, vivos e frescos na minha pele quante. Eu me sentia selvagem e domesticado, e feito em pedaços e perdido entre tudo isso ao mesmo tempo. Pela primeira vez na minha vida humana, minha mente não divagou compendo uma letra de música nem guardou o momento para uma reflexão posterior.
Pela primeira vez na vida,
eu estava ali
e em nenhum outro lugar."
"-Sério. Há quanto tempo vocês estão namorando?
Sam soltou minha mão para apanhar a carteira e tirou agumas notas.
-Seis anos.
Disfarcei a gargalhada. Claro que ele contaria o tempo em que tínhamos sido de duas espécies diferentes.
[...] Sam me passou o chocolate quente sem responder. Mas seus olhos amarelos me fitaram possessivamente - me perguntei se ele tinha noção de que o jeito com que me olhava era muito mais íntimo do que se estivesse em acariciando com a mão."
"caindo no vácuo
estendendo a mão para você
me perdendo no gélido remorso
é este frágil amor
um modo
de dizer
adeus"
Pra quem não sabe, hoje ou amanhã ocorrerá o lançamento de Linger nos EUA, pois algumas livrarias resolveram lliberar o livro mais cedo (corre,pula,grita)! Pra quem ainda não viu, segue abaixo a capa e a sinopse do segundo livro da série (ATENÇÃO: SPOILERS pra quem não leu Shiver):
Na volta angustiante e eufórica, Linger é uma fascinante história de amor que explora os dois lados do amor - a luz e a escuridão, o calor e o frio - de uma forma que você nunca esquecerá.
Forever será lançado em julho de 2011 (será que sobrevivo até lá?!)
Para quem quiser ler os capítulos iniciais em inglês, bem como alguns trechos de Linger, basta clicar aqui: http://www.maggiestiefvater.com/shiver/linger.php
Site oficial da Maggie: aqui
Blog da Maggie: aqui (livejournal) e aqui (blogger)
Twitter da Maggie: aqui
Playlists (elaboradas pela própria Maggie):
Shiver
- "The Ocean"—The Bravery (the general thematic song)
- "Sundrenched World"—Joshua Radin
- "Run"—Snow Patrol
- "Cemeteries of London"—Coldplay (hunt scene)
- "Make This Go On Forever"—Snow Patrol
- "Matroshka"—Dredg
- "Underwater"—Vertical Horizon
- "Star Mile"—Joshua Radin (making quiche)
- "Set the Fire to the Third Bar"—Snow Patrol
- "Jeremiah"—Starsailor
- "Bug Eyes"—Dredg
- "Everything'll Be Alright"—Joshua Radin (bookstore scene)
- "Hide and Seek"—Imogen Heap (car scene near end)
- "A Clock is Ticking"—Snow Patrol (Jack scene near end)
- "Peter Returns"—James Newton Howard (last scene)
- "Wake Up, Open the Door, & Escape to the Sea"—Blaqk Audio (ultimate nookie scene)
- "Wash Away"—Matt Costa
- "Cath"—Death Cab for Cutie
- "Teardrop"—Jose Gonzalez
- "Close Your Eyes"—Young Love
- "Hallelujah"—Rufus Wainwright
- "Her Morning Elegance"—Oren Lavie
- "The Golden Floor"—Snow Patrol
- "How Low"—Jose Gonzalez
- "Goodnight"—La Rocca
- "Coming to Terms"—Carolina Liar
- "Color Bars"—Elliott Smith
- "White Winter Hymnal"—Fleet Foxes
- "Out Come the Wolves"—Jacob Golden
- "Spaceship"—Jonas & Plunkett
- "Girl"—Jim Sturgess
- "Loneliest Girl in the World"—Cary Brothers
- "9 Crimes"—Damien Rice
- "Almost Lover"—A Fine Frenzy
- "A Message"—Coldplay (minha música preferida de todos os tempos... letra perfeita!)
Tô louca para ler Shiver. Tá na minha listinha, tá faltando é tempo! rs
ResponderExcluirMeninas, AMEI o blog! Fico MUITO feliz que tenha dado tudo certo!
Vou sempre aparecer para fazer uma visitinha!
Beijinhos! Sorte sempre!!!
Oi Carol!
ResponderExcluirShiver é MTO LINDO, amo ele de paixão!
Fico feliz que você tenha lido o livro por indicação minha e tenha gostado.
Bjs
;)