terça-feira, 26 de outubro de 2010

Jogos Vorazes #3: Mockingjay - Suzanne Collins

Boa Noite, gente!! Depois do eletrizante Catching Fire, trago para vocês a resenha do terceiro e último livro da série Jogos Vorazes: Mockingjay!! \o/

Antes de começarmos vou logo avisando, a resenha contém SPOILERS para aqueles que não leram o primeiro, nem o segundo livro!! Por isso, se você resolver se aventurar... é por sua própria conta e risco!!


Editora: Scholastic
Ano: 2010
Páginas: 400
ISBN: 9780439023511
Compre: aqui

Sinopse (tradução livre): Contra todas as expectativas, Katniss Everdeen sobreviveu aos Jogos Vorazes duas vezes. Mas agora que ela conseguiu sair da sangrenta arena viva, ela ainda não está a salvo. O Capitólio está com raiva. O Capitólio quer vingança. Quem eles acham que deve pagar pela rebelião? Katniss. E o que é pior, Presidente Snow deixou claro que ninguém mais está a salvo também. Nem a família da Katniss, nem seus amigos, nem as pessoas do Distrito 12.

Assim como fiz com Catching Fire, vou começar essa resenhas com algumas palavras capazes de definir Mockingjay: arrebatador, cruel, emocionante.

Este livro com certeza fechou com chave de ouro essa maravilhosa série e, como vocês podem perceber pelas palavras que o definem, ele não é um livro fácil. Não pelo tipo de leitura, mas pela própria estória em si... uma estória crua, real, capaz de fazer seu coração partir em milhares de pedacinhos. Uma estória tão viva que não tem como você deixar de sentir tudo aquilo que Katniss, Peeta, sua família e seus amigos passam nesse livro!!

Enquanto em Jogos Vorazes e Catching Fire o foco principal estava nos jogos em si, Mockingjay nos leva para a cruel realidade de Panem, para a guerra entre o Capitólio e os Distritos e, principalmente, para toda a manipulação política que há por trás.

Nem tudo é o que parece e os que estão no poder vão fazer de tudo para lá permanecer...não há limites, nem mesmo para aqueles que você imagina serem os "mocinhos"...a sede de poder, de vingança e a ganância é que predominam!!

Suzanne Collins é simplesmente genial. Ela construiu esse último livro de tal maneira que não tem como você não se envolver, tampouco não sentir na pele tudo que os personagens sentem, sofrem, anseiam....e a guerra... é real demais!! Tudo termina por nos levar a uma reflexão profunda acerca do que estamos fazendo com nós mesmos, com nossos semelhantes, com nosso planeta... como o ser humano é capaz de tanta crueldade...

"[...] They can fatten me up. They can give me a full body polish, dress me up, and make me beautiful again. They can design dream weapons that come to life in my hands, but they will never again brainwash me into the necessity of using them. I no longer feel any allegiance to these monsters called human beings, despise being one myself. I think that Peeta was onto something about us destroying one another and letting some decent species take over. Because something is significantly wrong with a creature that sacrifices its children's lives to settle its differences. You can spin it any way you like. Snow thought the Hunger Games were an efficient means of control. [...] But in the end, who does it benefit? No one. The truth is, it benefits no one to live in a world where these things happen."

Tradução Livre: "Eles podem me fazer ganhar peso. Eles podem me dar uma transformação, me vestir bem e me fazer ficar bonita novamente. Eles podem fabricar as armas dos sonhos que ganham vida nas minhas mãos, mas eles nunca mais vão conseguir fazer uma lavagem cerebral em mim acerca da necessidade de usá-las. Eu não tenho mais qualquer aliança com qualquer desses monstros chamados seres humanos, apesar de ser uma eu mesma. Eu acho que Peeta tinha alguma razão sobre nós destruirmos uns aos outros e deixar alguma espécie decente assumir o controle. Porque algo está muito errado com uma criatura que sacrifica a vida suas crianças para acabar com suas diferenças. Você pode escolher a forma que quiser. Snow achava que os Jogos Vorazes eram uma forma eficaz de controle. [...] Mas no fim das contas, a quem isso beneficia? Ninguém. A verdade é, não há benefício algum em viver em um mundo onde essas coisas acontecem".

Em Mockingjay, Katniss e Peeta, principalmente, vão ter que lidar com as consequências físicas e psicológicas de terem participado e sobrevivido a duas edições dos Jogos Vorazes, mas essa sobrevivência veio com um custo ainda mais pesado, não apenas para eles próprios, mas também para toda a população do Distrito 12!!

Neste último livro, a manipulação política está em alta, não apenas do lado da Capital, através do Presidente Snow, que com o fim inesperado dos 75ª Jogos possui um refém de grande importância em suas mãos. Mas também do próprio lado da Revolução que, liderada por um Distrito que se achava destruído, tem como esperança Katniss, a qual não está bem certa se quer ou não assumir o papel de símbolo da revolução, de seu precioso mockingjay (que aqui no Brasil foi traduzido como "tordo"...#chora), daí o nome do terceiro livro da série (quero saber como vai ser pra editora brasileira colocar "tordo" como título do terceiro livro)!!

Ao longo da estória a guerra vai evoluindo, cada lado apostando cada vez mais alto e com manobras cada vez mais cruéis... as quais são sempre questionadas por Katniss. Toda a trama é tão bem desenvolvida e contada que é facilmente possível não apenas visualizar, mas também sentir na pele tudo.

Vocês podem pensar que por causa dessa guerra o livro torna-se mais eletrizante, não! Há partes enérgicas e agitadas, mas também há partes mais cansativas, principalmente no início e no meio, que são necessárias para o desenvolvimento da estória.

Enquanto no segundo livro nós vemos o triângulo amoroso Gale - Katniss - Peeta mais intensificado, aqui não temos mais certeza de nada! Katniss percebe cada vez mais como ela e Gale são diferentes, mas ele ainda assim é o seu maior conforto, seu melhor amigo. Enquanto Peeta...bem...vou parar por aqui pra não soltar spoiler!

Ao fim, tudo chega a um ponto em que um final feliz - como todos sonham - não é uma opção nessa série...temos que parar e enfrentar um final real, com personagens "quebrados e distorcidos" (quem assiste Grey's Anatomy entende muito bem o significado disso) que tentam ao máximo sobreviver e melhorar um dia de cada vez, mas que persistem e tentam valorizar aquilo que realmente importa: família, amigos, honra e esperança.
"What I need is the dandelion in the spring. The bright yellow that means rebirth instead of destruction. The promise that life can go on, no matter how bad our losses. That it can be good again."

Tradução Livre: "O que eu preciso é do dente-de-leão na primavera. O amarelo brilhante que representa o renascimento ao invés de destruição. A promessa de que a vida pode seguir em frente, não importa quão ruins sejam nossas perdas. Que ela possa ser boa novamente."
Enfim, termino essa resenha recomendando a todas as pessoas que leiam e leiam de verdade, pensando, refletindo, questionando tudo aquilo que a estória coloca a sua frente e percebendo como ela é real, como muitas dessas atrocidades e calamidades acontecem todos os dias em nosso mundo e muitas vezes nós não fazemos nada ou ainda mesmo a estimulamos. É isso que queremos para as gerações vindouras? #ficadica

15 comentários:

  1. Aiii, fiquei super curiosa p/ ler essa serie!! =D

    Acho q vou pedir alguns spoilers a Carol p/ moderar a curiosidade!! =D

    OBS: Apesar dessas leituras reflexivas serem ótimas, acho que prefiro livros com final feliz.

    ResponderExcluir
  2. Tô lendo Hunger Games... tô gostando muito. Essas últimas resenhas de vcs me deixaram curiosa.
    Um beijo! S2

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    EU QUERO!
    VOU COMPRAR O JOGOS VORAZES HOJE! *-----*
    TO MUITO CURIOSA PARA LER O LIVRO.

    beeeeeijo

    ResponderExcluir
  4. Cada resenha do Mockingjay é uma morte pra mim! Porque só 3 livroooosss Suzannnneeeee!!! =´(

    Adorei Carol! Vc arrasa!!! S2

    ResponderExcluir
  5. haha, acabei de ler jogos vorazes, e como sou muuuuuito curiosa fui ver o que acontecia nos outros livros na wikipédia. Já sei o final, como sempre, mas pelo menos não ficarei sem dormir algumas noites, esperando o livro. Isso seeeeeeeeempre acontece, dá raiva. :@

    ResponderExcluir
  6. bem eu acho que o meu comentário no segundo livro da serie deixou bem claro a minha opiniao (quase que leio na Wikipedia para ver o final mas me controlei quero ficar sem durmir na expectativa de ler esse livro foi bem quase msm abriu a pagina eu fechei na hora XD) EU QUERO ESSE LIVRO PELO AMOR DE TUDO QUE E BOM!!!
    continuando a caçada =/
    triste pq eu to suspeitando de um final que to rezando pra nao ter so uma pergunta alguns dos principais morrem?

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha está top!!
    Não é fácil fazer resenhas para livros tããão intensos!
    Meus sinceros parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Realmente essa não foi uma série fácil de resenhar, mas tentei ao máximo passar tudo o que senti com ela...que não foi pouco nem fácil, principalmente com este último livro!!

    Obrigada!! =D

    ResponderExcluir
  9. NÃAAAAAO ME DIGA QUE O FINAL É TRISTE ! que raiva, quero muuito ler o terceiro, mas não chega ao Brasil, NUNCA ! eu morri com a história do Em Chamas, é muuito bom, e eu realmente não sei como a autora pensa em tantos detalhes, são pequenas coisas que realmente definem o livro.

    ResponderExcluir
  10. OMG!!!! Eu li jogos vorazes e em chamas em 3/4 dias e OMG sao perfeitos ñ tem como ñ gostar e eu estou esperando ansiosa o mockingjay eu fico abrindo e fechando a pagina da wiki pq eu quero muito saber mas odeio saber o final!!!- sua resenha é perfeita e so me faz querer ler ainda mais parabenss

    ResponderExcluir
  11. Qual é a tradução da palavra Mockingjay??

    ResponderExcluir
  12. Areana,

    Mockingjay não tem tradução, pois é um nome próprio.

    É a junção do nome de duas espécies de pássaros: jabberjays e Mockingbird.

    =D

    ResponderExcluir
  13. hihi e peeta o q???? ai to torcendo por ele e katniss, amei a historia mais crespusculo continua meu predlet, amei o blog bm trabalho

    ResponderExcluir
  14. ´por favor, alguem me pode dizer se no fim a katniss fica com o peets? se o ama de verdade? pff é que quero mesmo saber!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...