quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Persuasão - Jane Austen














Título Original
: Persuasion
ISBN: 9788572327954
Editora: Martin Claret
Categoria: Romance (Clássico)
Número de Páginas: 240

Olá, leitores!! Cumprindo uma de minhas metas literárias para 2011, finalmente li o clássico literário Persuasão, de Jane Austen.

Para os que não me conhecem, eu sou uma fã da Jane Austen...adoro os romances dela desde o início da minha adolescência, mas ainda não tive a oportunidade de ler todos, o que se tornou uma meta para 2011!

Sem delongas, vamos ler primeiro a sinopse:
Persuasão — o último romance que Austen escreveu, publicado postumamente em 1818 — conta a bela e sedutora história de Anne Elliot e Frederick Wentworth, os quais, oito anos depois do rompimento de seu noivado, reencontram-se, todavia em circunstâncias bem diferentes daquelas do passado.
Para quem não leu ainda nenhum livro da Jane Austen, posso lhes afirmar que eles são aqueles típicos romances mesmo em que o final é altamente previsível. A diferença está no modo como a autora desenvolve todos os seus romances: com uma boa dose de críticas a sociedade de sua época (séculos XVIII - XIX), o que ela faz por meio da construção e avaliação dos seus personagens, além de muitos contratempos e reviravoltas que impedem quase toda a história do mocinho e da mocinha ficarem juntos.

Mas isso eu posso lhes garantir: ela gosta de finais felizes!! =D

Em Persuasão, a mocinha, Anne Elliot, pertence a uma família de status, e é bem educada, mas já estava quase para a titia (naquela época a mulher de 27 anos que ainda não fosse casada já estava quase velha demais para conseguir um bom casamento)!! Isso porque desde um frustrado noivado há mais de oito anos atrás, ela não conseguiu que seu coração se apaixonasse por mais ninguém, além daquele que uma vez o possuiu: Frederick Wentworth, um capitão da marinha inglesa que morou durante algum tempo próximo a residência daquela, mas que foi considerado indigno pela família dela de desposá-la, por não ter berço, tampouco dinheiro suficiente.

Ocorre que, no presente, para evitar problemas financeiros, a família de Anne decide mudar-se para Bath e alugar sua casa em Kellynch, e quem é que vocês acham que apareceu para alugá-la: a irmã de Frederick!!

Ou seja, Anne torna-se um turbilhão de emoções a partir daí, o que só piora quando ela decide postergar sua partida a Bath ficando por um tempo com sua irmã, Mary, que frequenta um círculo social, do qual Frederick irá também participar a partir do momento em que chega em Kellynch!!!

Você podem imaginar o reencontro?? Principalmente quando Anne toma ciência que ele, agora, depois de enriquecer bastante e as guerras terem cessado, procura uma esposa!! =O

A história, então, desenvolve-se em torno deles dois, seu círculo de amizades e social, bem como suas respectivas famílias, tudo por um narrador em terceira pessoa que avalia o comportamento dos personagens de forma crítica!! Essa é a essência dos livros de Jane Austen!! O romance e a crítica, garantindo muitos momentos engraçados e românticos, mas também de raiva, angústia e ansiedade por um final que você já sabe como vai ser, mas fica louco para que ele aconteça logo e os mocinhos tenham o seu felizes para sempre!!

Pra deixar o livro mais legal, essa edição da Martin Claret, apesar de conter algumas falhas na revisão e edição (e a tradução não ser também a melhor), contém um capítulo que foi excluído!! Na verdade, é mais um capítulo que foi substituído, pois Jane Austen ia concluir sua história de uma forma, mas terminou modificando!! Mesmo assim, é muito legal de ler!!

3 comentários:

  1. Eu terminei de ler esse livro esses dias! hahah Eu achei a história linda e o cap Wentworth simplesmente é um dos meus personagens favoritos no quesito mocinho. Eu tenho essa mesma edição da Martin Claret, também achei alguns errinhos feios ali. rsrs Pelo menos disponibilizou o capítulo extra. =P

    Meninas, indiquei o blog de vcs para uma brincadeira com um selinho no meu blog pessoal. ^^

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. nunca li nenhum livro da jane austen! D: soh me lembro muuuuuito vagamente do filme orgulho e preconceito, baseado no livro =[

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Oiii!! Que legal que você gosta de Jane Austen! *-* Eu também AMO os livros dela!

    Está tendo uma promoção bem legal valendo 3 livros dela, você não gostaria de participar? É BEM fácil!

    mais informações aqui nesse site:
    www.janeaustenbrasil.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...