domingo, 17 de abril de 2011

On TV: So You Think You Can Dance


Olá, queridos leitores. O dia de domingo não costuma ter bons programas na televisão, não é verdade? Mas é claro que existem exceções. Uma delas é a dica de hoje: o reality competition So You Think You Can Dance.

Criado em 2005 por Simon Fuller (o mesmo de American Idol) e Nigel Lythgoe, SYTYCD é bem parecido com American Idol, só que com o enfoque na dança. Vários dançarinos profissionais, amadores e aspirantes fazem audições em várias cidades dos EUA e tentam provar aos jurados que são capazes e merecem o título de dançarino preferido da América e U$250.000,00. Aqueles que conseguem impressionar os jurados com seus solos vão para a segunda etapa em Las Vegas, onde terão que passar por várias provas e aprender coreografias de diferentes estilos de dança – jazz, contemporâneo, Hollywood, hip hop, etc. -, sendo eliminados os que não conseguem acompanhar o ritmo.

Em Las Vegas são selecionados os 20 melhores candidatos a dançarino preferido da América. Os top 20 (10 mulheres e 10 homens) vão então para a parte eliminatória do programa. A cada episódio são divididos em casais e apresentam uma coreografia de coreógrafos consagrados como Mia Michaels (a mais temida, de dança contemporânea) e Tyce Diorio (Broadway), como também tem a oportunidade de apresentar solos. No final, um é eliminado, até que só restem 4 na final, de onde sai o preferido da América.

Os jurados também são dançarinos/coreógrafos profissionais. O próprio Nigel Lythgoe é jurado permanente, junto com Mary Murphy e a cada episódio tem um jurado convidado tão conhecedor de dança quanto eles. E isso deixa o programa com uma visão técnica importante, com comentários de quem entende do assunto e sabe onde o dançarino errou e o que ele precisa melhorar – nada daqueles votos por amizade como a gente vê em Dancing with the Stars e afins -, o que ajuda até o telespectador a se interessar e aprender mais sobre dança.

SYTYCD é apresentado pela modelo inglesa Cat Deeley e já está na 7ª temporada. É exibida aqui no Brasil pelo canal Liv, às 19h do domingo, só que está sendo exibida a 5ª temporada ainda. Mas esse “atraso” não atrapalha em nada o acompanhamento do reality, pois é entretenimento puro e até as reprises valem a pena! A partir de hoje começam as apresentações do top 20, hein?

Para dar um gostinho de SYTYCD, aqui estão alguns vídeos das minhas coreografias preferidas das temporadas passadas. A 1ª rendeu a Mia Michaels um Emmy! Eu disse que o nível é alto!

Heidi e Travis (Contemporâneo)

Katee e Joshua (Bollywood)

Kherington e Twich (Broadway)

Lacey e Neil (Contemporâneo)

Abraços e bom domingo a todos!!


PS: SYTYCD sofreu algumas pequenas alterações no formato na 7ª temporada, mas como eu ainda não vi, nem o Liv está perto de exibir, não as considerei. Fiz o post me baseando no que ocorreu da 2ª a 5ª temporada (as que foram exibidas no Brasil).

4 comentários:

  1. É tão difícil eu achar alguém q gosta deste reality.. eu amo demais..
    estava acompanhando American Idol qdo vi a chamada para esse.. isso há uns anos.. e depois fui logo conferir e me apaixonei.. na verdade cada ano muda um pouco.. e a última q poderia ter sido muito boa.. só foi ok.. as mudanças ñ foram tão positivas.. e nada se compara as primeiras temporadas.. mas as danças sempre são boas ehehe
    estou ansiosa para o deste ano.. q deve estrear no verão de lá, né?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não tenho palavras para descrever minha paixão para esse reality!! É o MELHOOOOOOOOOOOOOOOOOOR!! Eu choro, rio, danço, pulo da cadeira enquanto assisto!! É de outro nível em comparação a tantos outros realitys que existem por aí!!

    Os dançarinos escolhidos são anônimos e profissionais e não qualquer um...os coreógrafos são maravilhosos, e as coreografias criadas tem o poder de me deixar sem palavras muitas vezes...

    Recomendadíssimo!!

    PS: Esse vídeo da coreografia de Heidi e Travis é lindíssimo...uma das coreografias mais lindas e emocionantes que já vi!! Tbm tem o da homenagem que Mia fez ao pai dela...chorei litros...

    ResponderExcluir
  3. Eu também AMO SYTYCD!! que pena que as mudanças não foram positivas...eu vi quando pesquisei pra fazer o post que a Mary saiu e a Mia entrou no lugar dela e não gostei dessa mudança. adoro a Mary e rio muito com as coisas que ela diz. Mas vou esperar pra ver (acompanho pelo Liv).

    Sim! a coreografia que a Mia fez pro pai dela também é muuuuito legal. Todo mundo chorando quando os meninos terminaram. vou procurar e botar aí!

    bjussss

    ResponderExcluir
  4. Sério que a Mary saiu??? COMO ASSIM?? Eu amo a Mary...morro de rir com ela...o trem dela é o melhor...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! Ain...fiquei triste...eu adoro a Mia tbm, mas como coreógrafa e jurada convidada...ela é mto sem graça p ser permanente...sem contar q como jurada fixa ela não poderá mais coreografar...NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAO!!

    =S

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...