sábado, 23 de abril de 2011

Peixe Morto - Marcus Freitas










Editora: Autentica
Autor: Marcus Freitas
Páginas:208
ISBN:9788575263693
Compre: Aqui



Sinopse: “Os peixes inundavam a boca. Meia dúzia de acarás foi enfiada pela boca do morto, com os rabos deixados para fora, presos por uma espécie de cambão de arame que varava as bochechas, num arremedo de anzol.
O corpo boiava meio de lado, massa inerte entre a marola e a sujeira da lagoa, mordiscado por carazinhos. Não notei logo o inusitado da boca – o pescador foi quem me apontou o detalhe grotesco – pois o estado terrível do corpo absorvia toda a atenção. A pele do tronco havia sido arrancada a partir de cortes regulares na base do pescoço e nas dobras das axilas. ‘Talho de taxidermista’, pensei comigo, numa sensação misturada de assombro e encantamento.” Fonte: Autentica

Aproveitando que no feriado de Páscoa o prato principal é peixe, hoje trago a vocês uma resenha de um livro que me surpreendeu e é nacional: Peixe Morto, do Marcus Freitas.

O livro se passa em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e cidade natal do autor, mais precisamente no bairro da Pampulha, onde ocorre um crime que liga várias outras histórias do nosso personagem principal, João. Os capítulos são alternados entre o dia do crime, cartas históricas e partes do passado que se ligam com o crime, e, claro, o livro gira todo em torno dos peixes, tanto vivos, como em pinturas, ou sendo centro dos assuntos e tudo está relacionado ao crime que ocorre.

Toda essa história em torno dos peixes é interessante, se você gosta de biologia é um prato cheio, mas o mistério em relação ao assassinato é o que faz o livro ser tão bom, o autor escreve de uma forma maravilhosa, amei a escrita do Marcus Freitas. Ele soube mesclar muitas coisas no livro e o final não é muito surpreendente, mas é interessante.

Peixe Morto é um livro curto e de leitura rápida, li em apenas um dia, cheio de mistérios e que te faz querer ler mais e mais fazendo o ritmo da leitura ficar frenético.

É uma leitura nacional nova, adulta e muito rica. Super recomendado. Depois de ler o livro to com vontade de conhecer Belo Horizonte. #comofaz?

2 comentários:

  1. Oi Virginia!!
    Adorei a dica. Tenho lido vários livros nacionai e me surpreendido positivamente com muitos deles.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  2. o livro parece ser bem lgl, adoro livros de mistério! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D