domingo, 29 de maio de 2011

Dica de Filme: Quanto vale ou é por quilo?

Olá, queridos leitores! Quem costuma ler meus posts no blog já deve ter notado que gosto de indicar livros, séries e filmes meio alternativos, por assim dizer. Hoje vou falar de um filme bem alternativo. O mais diferente de tudo que já indiquei aqui – coisa que só eu mesmo pra ver numa prateleira de DVD’s e ter vontade de comprar. É o nacional “Quanto vale ou é por quilo?”.

Esse filme é dirigido por Sérgio Bianch, diretor conhecido por fazer filmes críticos sobre a burocracia e as mazelas institucionais brasileiras, e faz um comparativo entre a realidade dos negros e pobres no Brasil de hoje com o da época da escravidão no século XVIII, mostrando que pouquíssima coisa mudou de lá pra cá. Ele faz uma crítica à “indústria da solidariedade”, em que as ONG’s, a elite com a dita “consciência social”, empresas e o governo se aproveitam da pobreza e da necessidade da classe mais pobre do país para lucrar e posar de bonzinho para o restante da sociedade.

Bianch expõe sua opinião misturando histórias reais do tempo da escravidão – retiradas dos arquivos da época imperial – e uma história “fictícia” atual, fazendo um paralelo entre elas e mostrando figurativamente que nada mudou. E para assegurar que o espectador entenda isso bem rápido, os mesmos atores fazem as histórias das duas épocas e normalmente no mesmo papel ou num muito semelhante.

Muitos atores de renome nacional fazem “QVOEPQ?”, e todos desenvolveram um ótimo trabalho. Pelo desenvolvimento e desenrolar do enredo, não tem como apontar protagonistas e antagonistas – todos são um pouco de cada – e a atuação excelente de todos os envolvidos faz com que cada personagem tenha seu brilho no filme. Além de Ana Lúcia Torre e Herson Capri , temos Caco Ciocler, Lázaro Ramos, Joana Fomm, Milton Gonçalves, Ana Carbatti, dentre (muitos) outros.

Como exemplo dos paralelos traçados por Bianch, podemos citar o relato da história de uma escrava velha que tinha que pagar 34 mil réis para o dono para ter sua alforria concedida. Ela então pede ajuda a uma “amiga” branca abastada, e diz que se esta pagar sua alforria ela trabalhará por um ano pra a amiga e fará trabalhos extras para terceiros pra pagar a dívida, com 7,5% de juro ao ano. A amiga branca aceita a proposta depois de pesar os lucros. Depois de 3 anos trabalhando muito, a ex-escrava paga a dívida e a amiga recebe um lucro de mais de 8 mil réis e ambas ficam muito felizes. Nos dias atuais, uma senhora mais pobre que fazer uma festa de casamento para a sobrinha, mas não tem dinheiro, mesmo trabalhando em dois empregos. Uma “amiga” mais abastada diz que paga a festa e ela poderá saldar a dívida trabalhando pra ela por um ano. Aí, a gente já sabe o que vai acontecer, né? A “amiga” abastada é interpretada por Ana Lúcia Torre nas duas histórias.

É com essa e com várias outras denúncias na 1h40min de filme que chegamos à conclusão que realmente tem muita coisa errada nas ditas ações beneficentes. Depois de ver “QVOEPQ?”, nunca mais vamos tomar como 100% sincera uma atitude que se diga altruísta. Não que não existam exceções, mas o nosso senso crítico ficará mais aguçado para detectar as segundas intenções que possam existir ali.

O filme tem limite etário de 14 anos e é cheio de cenas fortes, com tortura física e psicológica, agressões verbais e assassinato. Então, não é para se ver com criança – até porque elas não vão entender o real teor e profundidade da película. É um filme denso, que me fez pensar “PQP, como não notei isso antes?”, e me ensinou muito a não acreditar em tudo que se diz “vindo do coração” das ONG’s, entidades beneficentes, governo...

É isso aí, pessoal. Para o trailer, clique aqui. Bom domingo a todos!!

3 comentários:

  1. O filme parece ser muito bom, só não sei se eu aguentaria essas cenas tão fortes. Acabo sofrendo junto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse filme na época do lançamento. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. É o pior filme brasileiro que eu já vi.

    O momento mais insano foi o do psicopata interpretado pelo lázaro Ramos, querendo dar lição de moral no sujeito que ele sequestrou. Puro lixo cinematográfico !!!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...