quarta-feira, 15 de junho de 2011

Livro x Filme: Desculpa se te Chamo de Amor - Federico Moccia

O LIVRO














Editora: Planeta do Brasil
Autor: Federico Moccia
ISBN: 9788576654360
Ano: 2009
Número de páginas: 424


Sinopse: “E se for amor, amor de verdade?
Niki é uma adolescente espevitada que está prestes a terminar o ensino médio. Alessandro é um bem-sucedido publicitário de 37 anos, que acaba de ser abandonado por sua noiva. Apesar dos vinte anos de diferença, Niki e Alessandro se apaixonam perdidamente e viverão uma adorável história de amor que irá contra todas as convenções e preconceitos sociais.”

Eu tinha vontade de ler esse livro há muito tempo, sempre ouvi comentários muito bons sobre ele e sentia curiosidade. Agora sei que os elogios não eram exagerados. Gostei muito da história e da forma como o autor a desenvolveu. No entanto, admito que tive alguns problemas de adaptação com a forma de escrita do Federico Moccia. Ele é bastante poético e, às vezes, por exemplo, gosta de iniciar os capítulos da seguinte maneira:

“Noite. Noite de nuvens. Noite escura. Noite marota.”
página 387


Entendam meu ponto de vista, para mim, que não gosto de poesia, essa veia poética do autor deixava o texto prolixo. Era como se faltasse objetividade no texto. Mas essa é uma opinião pessoal e, apesar de não ter me identificado com essa característica do livro, reconheço que a forma inspirada com a qual algumas cenas são escritas traz bastante encanto a história.

Niki, que tem 17 anos, conhece Alessandro em um acidente de trânsito. Ambos estão atrasados e ele acaba batendo na moto que ela pilotava. Após o acidente, eles se encontram para que Alessandro ajude Niki com o conserto da moto, uma vez que ela não quer que os pais dela saibam do ocorrido. É durante as idas a oficina mecânica que eles conversam, se conhecem, começam a sair juntos para outros lugares e o clima de paquera aparece.


- "Me deixa experimentar o seu suco?
- Ah, está vendo...
- Se você pediu mais um, deve ser bom.
- ‘Tome.’ Niki oferece o copo.
Alessandro afasta o canudo e bebe diretamente um gole do copo. E o devolve. ‘Humm, você fez bem em pedir mais um. É realmente gostoso...’
- Mas você afastou o canudo. Você tem nojo?
- Não, é que talvez incomodasse a você. Beber no mesmo canudo é um pouco como beijar-se...
Niki olha para ele e sorri.
- Não, não, é diferente. Muito diferente.
Silêncio. Permanecem um pouco olhando um para o outro. Em seguida, Niki oferece novamente o copo. ‘Mais um pouco?’
- ‘Sim, obrigado.’ Dessa vez, Alessandro bebe do canudo. E olha para ela. Fixamente. Intensamente.
- Pois é, se você faz assim é como se me estivesse beijando...
- E você gostou?
- Humm, sim, bom. Era um beijo saboroso. Kiwi e morango.”
página 91


Os personagens secundários também são muito legais. As amigas de Niki se intitulam As Ondas, elas quatro são inseparáveis e aprontam todas (como diz o ditado, pintam o sete e desenham o oito). Os amigos de Alessandro são casados e tem a mesma idade que ele. Tanto as Ondas como os amigos de Alessandro são muito importantes no livro, gostei muito deles.

Em alguns momentos da história senti raiva de Alessandro, uma vez que ele passou boa parte do livro pensando na noiva que o abandonou. Vira e mexe ele pensava na tal de Elena (ela abandonou ele no começo do livro).

Um fato que chamou minha foi que, quando existe uma diferença de idade muito grande entre o casal, a tendência é imaginar que o mais velho exerça certa influência sobre o mais novo. No entanto, no livro, é visível como Niki, com seu jeito meio louco de ser, controla Alessandro. Ela sempre consegue convencê-lo a fazer as coisas que ele diz que não irá fazer. Os dois são muito divertidos juntos.

Vou encerrar a resenha citando a frase de Niki que justifica o título do livro:

- “Sinto muito. Decidi. E você ouviu bem. Desculpa, mas vou te chamar amor.”
página 224


A continuação desse livro se chama Desculpa, Quero me Casar Contigo e já foi publicada no Brasil.


O FILME






  
Título no Brasil: Lição de Amor;
Título Original: Scusa ma ti chiamo amore;
Atores: Raoul Bova, Michela Quattrociocche, Luca Angeletti, Francesca Antonelli;
Gênero: Comédia Romântica;
Tempo de Duração: 82 min;
Ano de Lançamento: 2008.



No Brasil, esse filme ganhou o nome de Lição de Amor (não gostei desse título e até agora não entendi o motivo de deixaram o título original).

Eu nunca vi um filme mais fiel ao livro do que esse. Ficou igualzinho. Tanto os diálogos quanto as cenas são muito semelhantes às do livro.

Claro que algumas coisas foram omitidas, afinal, o filme teria que ser enooooorme para mostrar todos os detalhes do livro, mas o resultado final provou que, quando o roteirista quer, um filme pode retratar um livro perfeitamente.

Dica: Leia o livro e depois veja o filme, pois ambos ficaram tão parecidos que, se você assistir o filme primeiro, vai tirar a graça do livro.

Bom, o que eu tenho a dizer sobre o filme é que ele ficou ótimo e muito fiel ao livro. Recomendo!!


Veja o trailer do filme:


E o livro Desculpa, Quero me Casar Contigo também já virou filme. Ainda não o assisti, mas estou curiosa.


7 comentários:

  1. Parece uma história bem fofinha...Quero ler...rsrsrs Já tô pondo na lista!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaa eu tenho esse livro mas nao li :\
    e jaja vo assistir o filme *_*
    sososo cute
    hahahahaha

    resenha awesome Grazi :D

    beijo amora

    ResponderExcluir
  3. Ain, Grazi...só pra me dar mais vontade de ler o livro, né?! E agora fiquei com mta vontade de ver o filme tbm...principalmente pq. ele é fiel...amo roteiristas que preservam o conteúdo do livro!! *_______*

    Sem contar que esse ator parece ser muito cute!! *O*

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Carol. Esse ator muito cute!!!!!! =D

    ResponderExcluir
  5. Já li e assisti todos!!! Gostei bastante dos livros, os filmes são fiéis, mas meio crus, coisa de filme europeu... não tem o glamour que uma comédia romântica precisa, mas são bons e engraçados! O que realmente PAGA O INGRESSO é o ator que faz o Alex! Affe que italianão!!! abana!!!

    ResponderExcluir
  6. A onde eu encontro os filmes para ser comprados?????

    ResponderExcluir
  7. Ameiii,não vejo a hora, quero ler o livro desculpa quero me casar contigo .arrasou escritor amei .me apaixonei.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...