domingo, 19 de junho de 2011

Livro X Filme: O Noivo da Minha Melhor Amiga (Something Borrowed)

O LIVRO







Título Original: Something Borrowed
Autora: Emily Giffin
Editora: Agir
Páginas: 351
ISBN: 9788522012985
Compre: Saraiva / Submarino

Sinopse:
"O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça sempre foi reconhecida por si mesma e seus amigos mais próximos como 'a certinha' e 'a boa moça', mas tudo isso muda subitamente em seu aniversário de 30 anos, durante a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos 30 sem o marido e os filhos que imaginava ter a essas alturas da vida, Rachel bebe demais e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo de Darcy."
Esse foi o primeiro livro da Emily Giffin que li e o que me chamou a atenção foi a sua narrativa. Narrado em primeira pessoa, neste caso pela própria Rachel, eu me senti tão envolvida na história que parecia que eu era a melhor amiga dela, sua confidente....a quem ela decidiu contar tudo a respeito da relação entre ela, sua melhor amiga, Darcy (bitch!) e Dex, que é noivo desta e um grande amigo da faculdade de Rachel.

O livro é, em sua essência, um chick-lit que tem como principal tema a amizade e alguns dilemas morais (traição, mentiras, etc.), mas que também contém uma boa dose de romance.

A autora soube tratar desses temas controversos de uma forma natural, humana e real, de maneira que a história poderia ter acontecido com qualquer pessoa. Sem contar que ela soube demonstrar que nós não podemos ver tudo e todos apenas no preto e branco, certo e errado...a vida não é tão simples assim.

Enfim, apesar da história ser previsível, recomendo a leitura, pois a Emily Giffin me conquistou com sua narrativa e sua capacidade de tratar de temas controversos e humanos de forma tão natural.

Para quem se interessar (e eu mais do que recomendo a leitura), a continuação do livro chama-se Something Blue, o qual ainda não se sabe se será lançado aqui no Brasil. Segundo informação da Grazi aqui do blog, ela entrou em contato com a Ed. Agir via twitter e eles informaram que não irão publicá-lo.

Em breve vocês poderão conferir a resenha de Something Blue aqui no blog.


O FILME











Título Original: Something Borrowed
Direção: Luke Greenfield
Roteiro: Jennie Snyder Urman
Duração: 1h 43 min
Elenco: Ginnifer Goodwin; Kate Hudson; Colin Egglesfield; John Krasinski; Steve Howey; etc.
Distribuidora: Warner Bros.; Summit Entertainment; PlayArte Filmes.

Preciso ser sincera e dizer que este filme é, no fim das contas, mais uma comédia romântica. E eu ADOREI!! Dentro do gênero, O Noivo da Minha Melhor Amiga é um filme divertido, leve, romântico...bem mulherzinha...huahuahua!!

Homens...caiam fora, ou não! Esse é o tipo do filme para você ir ver com suas amigas, divertir-se e babar com Colin Egglesfield....é impossível não ficar encarando ele na tela! Namorados, por favor, nada de ciúme!

Voltando para o filme em si. O roteiro, apesar de clichê, foi bem construído, e os atores encaixaram-se nos papeis, principalmente Ginnifer Goodwin, ela foi uma perfeita Rachel. Colin Egglesfield não é lá essas coisas toda como ator, mas ele conseguiu convencer como Dex - e é um colírio durante todo o filme. Sobre Kate Hudson como Darcy, eu tenho lá minhas dúvidas. Ela ficou parecida demais como a Liv de Noivas em Guerra, sem contar que fisicamente ela não se parece em nada com a Darcy dos livros.

Já John Krasinski é a comédia do filme....eu ri MUITO com ele! John pode não ser tão bonito como todas nós pensávamos que Ethan seria, mas eu gostei bastante dele no papel, principalmente considerando-se que ele teve que fazer o papel de grande amigo de Rachel não apenas como o próprio Ethan, mas também no lugar da Hillary (que é a melhor amiga do trabalho de Rachel e foi cortada do filme).

Em relação aos aspectos negativos do filme, não tem como deixar de mencionar a trilha sonora instrumental que ficou muito brega, teria sido melhor investir apenas na trilha sonora regular, expandir a quantidade de músicas destas, que por acaso foi muito boa. Outra parte do filme que não ficou legal foram os momentos de conexão entre o presente e os "flashes back" da Rachel. Parecia mais aqueles "flashes back" de filme antigos....só faltou o redemoinho.

Por fim, na condição de adaptação, eu fiquei bastante satisfeita com o resultado final, pois o filme conseguiu manter a essência do livro. Tá certo que eles cortaram a Hillary, mas isso abriu espaço para o Ethan aparecer bem mais do que ele aparece no livro. Além disso, eu gostei de terem mantido grande parte dos diálogos e cenas mais importantes do livro, ainda que em momentos diferentes do que acontece neste.

Sobre a continuação, Something Blue, ainda não há informações se ela será ou não filmada. Tudo irá depender da bilheteria de O Noivo da Minha Melhor Amiga, mas a mesma produtora que comprou os direitos de produção deste livro já comprou também daquele. Então agora é só aguardar e torcer!

Trailer:

2 comentários:

  1. eu nao li ainda, mas essa historia tem muuuuuuito cara de ser bem mais legal pra filme do que pra livro :P

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de ambos, livro e filme!!

    Quero muito que o livro da Darcy vire filme tb!! =D

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...