sexta-feira, 15 de julho de 2011

Em Cartaz: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2








Título Original: Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2.
Duração: 130 minutos
Direção: David Yates
Roteiro: Steve Kloves, baseado no livro de J. K. Rowling
Elenco: Daniel Radcliffe; Emma Watson; Rupert Grint; etc.
Trilha Sonora: Alexander Desplat
Produção: J. K. Rowling; David Barron; David Heyman
Distribuidora: Warner Bros.

Olá, pessoal!! Boa tarde!!

Ontem, assim como milhares de fãs, às 23:55, fui ao cinema assistir à (pré)-estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 e, é claro, não poderia de compartilhar com vocês esta experiência!

Foram meses de espera para assistir ao último filme da saga de Harry Potter - e mais horas de espera na fila - os quais, na minha opinião, valeram a pena a esperar! Quando penso no filme, as palavras que me vem a mente são: ÉPICO, MARAVILHOSO, ESPETACULAR!! *O*

Daqui para frente farei minha crítica sem reservas, ou seja, vocês encontrarão abaixo SPOILERS do filme. Portanto, se você ainda não viu o filme e não quer saber de spoilers, PARE AGORA! Contudo, se você não se incomoda, pode continuar e compartilhar esta experiência comigo. Para aqueles que já viram o filme, desde já peço a vocês que manifestem-se a vontade nos comentários....quero MUITO saber o que vocês acharam e o que vocês sentiram ao ver o filme...compartilhem suas experiências!!!


O filme começa exatamente do ponto onde parou e não para mais. Não para mesmo! Rapidamente já somos levados para o roubo do banco Gringotes, o qual foi simplesmente perfeito, espetacular....eu ficava me segurando na cadeira o tempo todo!

Do outro lado da força, vemos Voldemort cada vez mais irritado e fraco, principalmente pela descoberta de que Harry está caçando e destruindo as Horcruxes! Isso o torna ainda mais cruel e essa crueldade é facilmente visível durante todo o filme, principalmente a partir da "chacina" no banco Gringotes....essa cena com os pés dele manchados de sangue me deu arrepios e conferiu ao filme uma tom ainda mais sombrio, que eu não esperava!! #medo

Após a fuga do Gringotes, o trio Harry-Rony-Hermione já dirige-se Hogwarts, de onde o foco não sai mais...daí a batalha realmente começa! E que batalha!!!! Aqui preciso dar os parabéns a todos que participaram da direção/produção do filme...com certeza a batalha de Hogwarts entrará para a lista de momentos épicos do cinema.

É preciso destacar, ainda, como eles souberam dosar os momentos entre a batalha e a busca de Harry-Rony-Hermione pelas Horcruxes restantes dentro do castelo! Não houve nada durante esses momentos que eu não sentisse falta, mesmo com as pequenas mudanças de praxe no roteiro.

Os momentos do confronto no castelo foram tão empolgantes que era impossível não vibrar, gritar e pular da cadeira cada vez em que alguém do lado de Harry saía ganhando!! Mas também é impossível deixar de fora os momentos sombrios...as mortes...

As imagens dos corpos, das mortes foram fortes e chocantes, mas não os achei tãaaaaaaaaao emocionantes assim, como eu esperava!! Eu pensava que choraria litros nessas partes, mas fiquei apenas com os olhos marejados....e pelo que atestei ao final do filme, meu caso foi o da maioria, poucas foram as pessoas que choraram mesmo durante o filme!!

Quanto às atuações, praticamente todos, para mim, cumpriram bem demais seus papeis. O destaque vai, é claro, para Maggie Smith (Minerva McGonagall), Emma Watson (Hermione), Ralph Fiennes (Voldemort), Alan Rickman (Severo Snape), Evanna Lynch (Luna Lovegood) e Mattew Lewis (Neville Longbottom).

Mas o que eu mais gostei mesmo foi de ver que vários personagens secundários, que eu nem esperava ver mais, teve pelo menos um pequeno momento de aparição, às vezes até com destaque. Bem como que a personalidade forte de alguns afloraram vividamente nesse filme, principalmente a de Luna...adorei quando ela deu um grito em Harry e mandou ele escutá-la!! *____*

Agora vamos a uma parte que talvez eu seja questionada, mas, enfim, tenho que falar né?! São os pontos fracos do filme. Contudo, desde já aviso que o filme foi tão, tão, mais tão bom, que esses pontos fracos terminam ficando em segundo plano...não conseguindo apagar o brilho daquele!

Para começar, temos aquilo que eu já mencionei antes, a falta de emoção em algumas partes, principalmente nas mortes. Acredito que isso poderia ter sido melhor explorado, no sentido de tocar mais os espectadores, contudo, acho que tentaram deixar tão sombrio que terminou perdendo um pouco disso.

Outro aspecto que não ficou legal no filme é um problema que já vem desde Harry Potter e o Enigma do Príncipe: a química entre Daniel Radcliffe e Bonnie Wright...não conseguiu convencer mesmo, nem no fim. Problema que não aconteceu no romance entre Hermione e Rony, Emma e Rupert conseguiram me convencer muito bem....eles ficaram perfeitos juntos!! ^.^

Também não posso deixar de falar da cena do pulo do pátio de Hogwarts com Harry e Voldemort...o que foi aquilo, hein?! Não ficou NADA legal!! Vou nem dizer aqui o que foi que pareceu...

Por fim, a cena da conversa de Harry com Dumbledore após a "morte' daquele. O cenário e tudo mais ficou bem legal, mas senti muita falta das explicações que Dumbledore dá a Harry. Elas são essenciais para a compreensão de alguns aspectos importantíssimos da história, mas terminou sendo mais uma daquelas conversas sem sentido entre os dois. Sem contar, ainda, a maquiagem do elenco no epílogo (19 anos depois)... como nós já esperávamos, realmente não ficou muito legal não.

Enfim, eu poderia falar de uma mil e outras coisas mais...foram tantas as partes que me empolgaram, me apaixonaram, me emocionaram - ainda que não tanto quanto eu esperava -, me assustaram, mas aí esta seria uma crítica quilométrica...huahuahauhua!!

Prefiro explicar que, como adaptação, pode ser que alguns se chateiem com as mudanças, mas eu defendo com unhas e dentes que a essência do livro foi preservada, estava lá o tempo todo. É preciso compreender que mudanças são necessárias para adaptar um livro em um roteiro de apenas 130 minutos (tudo bem que eles poderiam ter feito um filme de 5 horas que eu ainda assistiria! LOL). E não há como não achar, na condição de fã, que este foi um final mais do que merecido para a saga do bruxo que conquistou a todos nós...foi um filme realmente épico!

Já na condição de filme em si, também não há como criticar...ele é intenso do começo ao fim, com ótimos efeitos, ótima trilha sonora, ótimo roteiro e com um elenco de dar inveja a muitas superproduções!

Seja você fã ou não, não pode deixar de ir aos cinemas e assistir à Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

Aos fãs, lembrem-se que este não é um adeus, mas apenas a conclusão de mais um aspecto da história de Harry e seus amigos...pois cada vez que lermos os livros, vermos os filmes, conversarmos sobre a história, estaremos revivendo sempre a série em nossos corações, como bem disse J. K. Rowling: "Hogwarts will always be there to welcome you home..."

=´)


5 comentários:

  1. Não vou ler a resenha pq ainda não vi o filme e não quero entrar em desespero!

    Tô muito ansiosa p/ ver o final da saga!!!!

    ResponderExcluir
  2. Carooooooool acabei de chegar em casa e assisti hj a tarde e tipo eu chorei litroooooos no filme todo... eu tentei chorar baixinho sem barulho agora se consegui não sei.. chorei desde o início e sim o filme foi espetacular..
    Vou parar por aqui pq li a resenha e já voltei a chorar e se lembrar muito derreto de vez.. mas para quem esteja lendo o filme foi tao espetacular que agora quero assistir novamente e em 3D so para assistir de todas as formas possíveis.. hehe
    Bjokas e ficou otemaaa a resenha..

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti ao filme...
    morar no interior da nisso..vou esperar meses até chegar ao cinema daqui =/

    Não sei se estou pronta pra dizer adeus... cresci com Harry Potter...vai ser bem triste =/

    Certo que vou chorar rios tbm hehe
    principalmente na cena final do trem :P

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. tô indo ver quarta-feira o filme com o coração na mãe... não acabe, harry D:

    ResponderExcluir
  5. ggente eu adorei esse filme chorei d+ todos gritando foi d+ cara HARRY POTTER ta de parabens EU ESPEREI 1:30 OU MAS NA FILA mas valeu a pena viu eu queria assistir denovo. o ruim foi que eu assisti sem ser em 3d eu queria assistir em 3d todo mundo no cinema nao parava de gritar de aplaudir quase n deu pra escutar o filme mas deu chau gente flw

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...