quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Em Cartaz: A Separação







Título original: (Jodaeiye Nader az Simin)
Lançamento: 2012 (Irã)
Direção: Asghar Farhadi
Atores: Peyman Moaadi, Leila Hatami, Sareh Bayat, Shahab Hosseini.
Duração: 123 min
Gênero: Drama







Sinopse: Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados. Sem uma esposa para cuidar da casa, Nader contrata uma empregada para ser responsável pelos afaseres domésticos e por tratar da rotina de seu pai. A empregada, que está grávida, aceita o trabalho sem avisar o seu marido.



Esse é mais um dos filmes do Oscar desse ano, e um filme muito diferente, pois vem de um país muito polêmico que é o Irã, nunca havia assistido a um filme natural desse país e fui muito surpreendida pela qualidade do drama e das atuações.

A Separação trata do divorcio do casal Simin e Nader, ela quer se mudar para o exterior para que sua filha, Termeh, tenha oportunidade de uma vida melhor, porém seu marido possui um pai com Alzheimer o qual ele não pode abandonar. Simin pede o divórcio e sai de casa e Nader tem que contratar alguém para cuidar de seu pai, é ai que entra Razieh uma moça grávida e muito religiosa que tem um marido preso por não pagar suas dívidas e a partir dessa situação várias coisas acontecem.

O diretor e roteirista do filme, Asghar Farhadi, nos traz para dentro de um país que possui os mesmos dramas e problemas de qualquer parte do mundo, como divórcio, guarda dos filhos, doenças na família, e também temos vários elementos da religião islâmica muito visíveis na personagem de Razieh.

A Separação é filme real e verdadeiro, de uma qualidade incrível e diferente de tudo que vi, quero assistir mais coisas do cinema Iraniano ou de países árabes.

O filme ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim e também os prêmios de melhor atriz e ator, também ganhou o Globo de Ouro e é o filme estrangeiro mais cotado para ganhar o Oscar de Melhor filme estrangeiro, não assisti aos outros filmes, mas esse merece ganhar e estarei torcendo.

Gostaria muito que mais filmes desses estrassem no Brasil, mesmo sem estar concorrendo á prêmios.

Então se você quiser sair do óbvio assista a este belíssimo filme. Recomendo.



Oscar 2012

Concorre em 2 categorias

- Melhor Filme Estrangeiro ( favorito)
- Melhor Roteiro Original

4 comentários:

  1. Este é um dos filmes concorrentes ao Oscar que mais me interessou. Vou ver, com certeza.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. não cheguei a ver a lista dos concorrentes ao oscar mas parece ser um filme bem lgl, me lembrou quem quer ser um milionário não sei porque xD

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Preciso assistir aos filmes que estão concorrendo ao Oscar... Só me falta a coragem xD

    teh mais

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente esse filme não me chamou muito a atenção D:

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...