quarta-feira, 20 de junho de 2012

Garotas de vidro - Laurie Halse Anderson













Autores: Laurie Halse Anderson
Titulo: Garotas de Vidro
ISBN: 9788581630113
Editora: NOVO CONCEITO
Número de páginas: 272




Sinopse: “Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 
Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


Garotas de vidro trata de um problema de saúde dos tempos modernos- Bulimia e anorexia – de uma forma verdadeira e peculiar.

A narrativa segue os pensamentos de Lia, no começo ela parece um pouco confusa, e seus pensamentos são muito perturbadores, ela acaba de perder sua ex-melhor amiga, Cassie, que morreu sozinha em um motel, mas o que mais atormenta Lia é que Cassie ligou para ela 33 vezes e ela não atendeu.

A história mescla o suspense pela morte da amiga e os pensamentos de Lia em relação à comida, ela realmente deixa você perturbado com tantos pensamentos confusos e delírios decorrentes da falta de açúcar no sangue.

Bulimia e anorexia são assuntos polêmicos hoje em dia, a pressão da ditadura da beleza leva muitas meninas a passarem por estes distúrbios, eu senti muita tristeza e raiva durante a leitura, pois eu não consigo entender como uma pessoa consegue ficar sem comer ou renegar a comida, é uma coisa que não entra na minha cabeça.

A autora Laurie Halse Anderson soube tratar bem deste assunto sem se ater aos clichês, ela deu vida a personagens bem reais que podem se passar em qualquer lugar do mundo (menos aqueles onde o povo morre de fome ) e acredito que este livro pode ser de muita ajuda para aquelas meninas que passam por este problema e para familiares que convivem com essas pessoas. 

Garotas de vidro é um livro diferente do qual eu estou acostumada, trata de um drama atual, recomendo.



14 comentários:

  1. É verdade que se trata de um tema polêmico e atual. Acho que a maior virtude do livro é tratar do assunto com franqueza e contar a história do ponto de vista de uma personagem que sofre de um distúrbio alimentar, mostrando todo o sentimento de inadequação dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, ja li várias sobre esse livro e estou gostando muito, um tema que me agrada.

    ResponderExcluir
  3. Garotas de vidro é um livro de um tema tão importante nos dias de hoje. Como escreveu, um livro diferente dos quais estamos acostumados :D. Eu quero ler, mas o meu livro ainda não chegou...

    ResponderExcluir
  4. É um livro com temática bem diferente e interessante, fiquei curiosa para conhecer o desenvolvimento da história. Além disso a capa é linda demais!
    Bjkas,
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  5. Esse livro fala sobre um assunto polêmico, mas eu gostaria de ler sobre, muitas pessoas não gostaram do livro, mas acho que irei gostar. A capa é linda.

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro. Traz um tema tão importante!
    Deve ser uma leitura que meche com a gente mesmo. E poder ver como a pessoa que sofre dessa doença pensa e se sente é o que mais me chama a atenção.
    Vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Me chamou a atenção por ser um tema atual. Gostaria muito de ganhar.

    ResponderExcluir
  8. Seria o título uma referência à fragilidade das nossas meninas?
    Gostei do enredo do livro. Essa mescla dos pensamentos confusos para o leitor é estimulante, porque nos deixa ir por caminhos próprios até q a trama se desenrole e se apresente.

    ResponderExcluir
  9. Estou louca pare ler esse livro, e acho que muitas meninas deveriam ler tbm, pra entender melhor esses problemas!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a resenha,estou louca para ler Garotas de Vidro.

    ResponderExcluir
  11. É um livro atual, que trata de um problema sério. Espero que pessoas que tenham o mesmo tipo de problema possam ler e consigam se livra dele.

    ResponderExcluir
  12. To muito afim de ler esse livro.. e sua resenha me animou também! Resta saber se a autora é boa o suficiente pra tratar esse assunto "barra" que ela escolheu ne hehe

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler esse livro. Livros que abordam temas desse tipo me atraem como um ímã, com muita facilidade. A história pelo visto é ótima, e eu estou querendo muito ler!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...