quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Livro x Filme P.S Eu te amo - Cecelia Ahern


Para aqueles que viram meu vídeo Lidos em 2012 sabem que no ano passado eu abandonei o livro P.S Eu te amo, este ano eu resolvi dar uma segunda chance ao livro e vou comparar a obra com o filme.

O Livro














Autor: Cecelia Ahern
Titulo: P.S. Eu te amo
Titulo original: Ps. I love You
ISBN: 9788581630625
Editora: NOVO CONCEITO 
Número de páginas: 368




Sinopse: Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.


Comecei a ler o livro sem expectativas mesmo sabendo que o filme foi muito bem cotado e foi muito famoso, e desde das primeiras páginas me deparei com um problema: Holly.

A personagem principal do livro, Holly, acabou de ficar viúva de seu marido Gerry, depois de muita depressão ela recebe um envelope com cartas para cada mês, estas cartas servem de incentivo para que Holly continue sua vida e cada uma possui uma tarefa a ser cumprida.

O que me irritou neste livro? Fora a Holly foi a narrativa da Cecelia Ahern, não consegui me envolver na história, achei certos personagens muito utópicos, situações fora da minha capacidade de compreensão e o argumento em si que não me agradou, resumindo, ela teve uma excelente idéia ( com as cartas e tudo mais) mas achei mal executada.

A Cecelia Ahern escreve bem, sem dúvida, e o panorama dela sobre a Irlanda é o que mais encanta no livro, porém meu sentimento durante a leitura é que ela queria me ensinar alguma coisa, senti um alto teor de autoajuda disfarçado de ficção, parecia que ela queria fazer você seguir aquilo a força, e isso foi o que me irritou profundamente no livro.

Para não dizer que não falei das flores kkk, assumo que meu personagem favorito é o Gerry, o que ele fez pela Holly foi muito bonito, as cartas, presentes e tudo mais, quem dera todas as mulheres viúvas tivessem este mesmo alento.


P.S: Poderiam ter colocado a capa do filme 





O Filme















Diretor: Richard LaGravenese

Elenco:Hilary Swank, Gerard Butler, Lisa Kudrow
Gênero: Comédia dramática , Romance
Lançamento: 2008




Mesmo com a decepção com o livro resolvi assistir ao filme.

A Holly neste filme é interpretada pela vencedora de dois Oscars Hilary Swank, adorei a escolha, gostei muito da interpretação dela que deu um teor mais leve e engraçado do que a personagem que vemos no livro.

Gerry é interpretado pelp Gerard Butler, que incorporou muito bem aquele cara engraçado, encantador e sensivel que vemos no livro, gostei muito também.

As melhores amigas de Holly, Denise e Sharon, são interpretadas por Lisa Kudrow e Gina Gershon, também gostei das escolhas, principalmente a Lisa que é ótima.

Da familia da Holly a maioria dos irmãos foi cortada e a unica que aparece no filme é a Ciara, que é uma das personagens mais legais do livro e aparece a mãe dela, Patricia, interpretada por Kathy Bates.

Mas o personagem que me fez amar muito mais o filme foi o William interpretado pelo Jeffrey Dean Morgan (amo demais, principalmente quando apareceu o traseiro dele), ele é o meu personagem favorito do filme e na verdade ele nem existe no livro, se a Cecelia tivesse criado o William o livro teria sido muito mais interessante, ele é o personagem mais legal do mundo
exagerada.


A direção e o roteiro ficaram a cargo de Richard LaGravenese, que fez o roteiro de Água para elefantes,As pontes de Madisson entre outros e também é o diretor/roteirista de Dezesseis Luas.

O filme se passa em Nova York ao invés da Irlanda, ele foca muito mais nas cartas do gerry do que na vida sem graça da holly , e tem várias cenas de flashback divertidas.

Nem preciso dizer que gostei bem mais do filme do que do livro, acho que ele contém tudo de mais legal do livro e possui um algo a mais em forma de Jeffrey Dean Morgan.

                                                  

Um comentário:

  1. Tenho tanto medo de não gostar desse livro... Porque eu quero muito gostar. rs Mas tenho quase certeza que saber a história toda (ou parte, né, porque são diferentes) vai me atrapalhar muito!
    Mas as opiniões sobre o livro são bem variadas... alguns amam, outros odeiam e pra outros, tanto faz xD Como já disse, eu espero/quero mesmo gostar!

    PS: eu gostei muito da capa "nova". Quando mostraram a outra, que seria do filme, eu não tinha gostado tanto...

    Beijo!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...