quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Os 13 Porquês - Jay Asher

Os 13 Porquês








Titulo: Os 13 Porques
Autor: Jay Asher
Páginas:256
Editora: Ática
ISBN:8508126654









Havia me deparado com este livro por diversas vezes em blogs, vlogs e por amigos. Porém algo nunca havia me despertado o interesse, ate que um dia estava cansada de leituras teóricas e de repente procurando algo entre os diversos livros do meu kobo, me deparei com Os 13 porques e sem muito pensar eu comecei a ler e em poucas páginas já estava fisgada pela história de uma forma mais pessoal do que gostaria de admitir.

Hannah Becker se suicidou (e não, isso não é spoiler) e deixou fitas K-7 (nostalgia) onde relatou os motivos para ter tomado essa decisão e quais as situações e pessoas que contribuíram para isso. O livro é contado pela perspectiva de Clay, que é uma das pessoas nestas fitas e vamos descobrir qual sua relação com elas.

O livro toca em assuntos delicados e pertinentes a qualquer adolescente, e principalmente quando as pessoas são ruins com alguém e não ligam para as consequências, simplesmente seguem em frente e não pensam no impacto das suas ações e palavras ruins na vida do outro.

Essa história não só me tocou ela me fez relembrar de diversas coisas, eu me conectei com Hannah, nós nos importávamos com a crueldade que as pessoas podiam ter e de como fomos afetados por ela, e por mais que alguém diga: "deixa pra lá vai passar" sabíamos no fundo que nunca iria passar completamente.  Por um tempo tive os mesmos pensamentos que ela e a opção de tirar a própria vida pairava como uma sombra,na verdade ela nunca se ausentou totalmente.

A história me fez relembrar aquela Virgínia de 13 anos que sofria os mais diversos abusos mentais e que não tinha coragem de se expressar, pois sim era muito difícil de se abrir. Eu poderia ter acabado como Hannah, mas não fui, porem aquelas marcas permanecem até hoje.

Os 13 porquês é um livro que deve ser trabalhado em escolas com adolescentes, pois ele consegue se conectar com os mesmos dilemas e problemas desse público.

Não é só mais um livro juvenil possui um conteúdo pertinente e independente da sua idade você irá se emocionar,e mesmo que você nunca tenha passado pelo que ela passou, ele serve como um alerta para aqueles ao seu redor.


Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...