sábado, 21 de fevereiro de 2015

Maratona Oscar 2015

Chegou a melhor época do ano para os amantes do cinema que é a temporada de premiações, acompanho o Oscar religiosamente desde 1997, mas somente a partir de 2009 que comecei a fazer a maratona anual do Oscar. Eu sempre me comprometo a assistir aos filmes indicados na categoria de melhor filme, também dou prioridade a aqueles filmes das categorias de atuação e claro se dá tempo também da categoria de filme estrangeiro, roteiro e entre outros que despertem meu interesse.



Os indicados a melhor filme são:
A Teoria de tudo 

A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)

Aguardava ansiosa pois gosto muito do Stephen Hawking. O filme é bom e bem romanceado, coerente com a proposta apresentada e com atuações belíssimas de Eddie Redmayne e  Felicity Jones.

Ele concorre em 5 categorias e aposto que ganha melhor ator (Eddie Redmayne) e trilha sonora original.

Boyhood 

Boyhood - Da Infância à Juventude (Boyhood)

Talvez o filme mais comentado do ano por ter sido feito ao longo de 12 anos e realmente ser uma proposta interessante. O filme começa bem, o menino era até bom ator mas a medida que foi crescendo dava pra perceber que já não era aquilo que ele queria , assim como a menina que faz a irmã dele, o resultado final foi muito decepcionante. Destaque para Ethan Hawke e Patricia Arquette que levam esse filme nas costas.

Concorre em 6 categorias e aposto que ganha melhor Atriz coadjuvante para Patricia Arquette ( uma das minhas atrizes favoritas de filmes do fim dos anos 80 e começo dos 90, que finalmente teria seu talento reconhecido)

Ele também é favorito para melhor filme e diretor, mas em minha opinião tem melhores concorrentes.

O Grande Budapeste Hotel 

O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)

Para mim o vencedor de filme fofura do ano, eu amei a história, o visual, o elenco enorme e os doces Mendel's. Pela primeira vez um filme do dito excêntrico Wes Anderson concorre ao Oscar.

Concorre em 9 categorias e é o grande candidato nos prêmios técnicos, apesar de querer que ele ganhasse ao menos em Roteiro Original.

O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação (The Imitation Game)


Conta a história da participação do matemático e pai da computação Alan Turing durante a segunda guerra mundial. O filme é lindo e retrata além da inteligencia do Alan, sua inabilidade social, e o fato de ser homossexual. O final é de chorar de raiva pelas injustiças do mundo. 

Concorre em 8 categorias.  

Whiplash

Whiplash - Em Busca da Perfeição (Whiplash)

Minha tendencia é sempre gostar dos filmes mais independentes, assim como foi com o incrível Nebraska no ano passado, este ano foi com Whiplash.

Filme incrível,Miles teller esta demais neste papel, mas quem rouba a cena é JK Simons, que esta incrivelmente filho da puta neste filme, você odeia tanto ele que chega a amar. (?)

Concorre em 5 categorias e JK Simons com certeza ganhará Melhor ator coadjuvante.

Birdman

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance))

Como é gostoso ver esse filme, ao mesmo tempo que critica os atores atuais ( recorrendo sempre ao blockbuster e esquecendo a arte), sendo personificado no nosso amado Michael Keaton ( o Birdman ou seria Batman ?) um ator medíocre de filmes de heróis que quer se reinventar no teatro.

Amei a história , a direção em planos (semi) sequencia e claro as atuações. Michael Keaton, um dos meus queridos,  queria muito que ganhasse melhor ator, Emma Stone linda , Zack Galifianakis fazendo um papel sóbrio e claro meu amado Edward Norton( podia ter um empate entre ele e JK Simons *-*)

Concorre em  9 categorias e torço muito para que o Iñaritu ganhe Melhor Diretor ( e tendo o bi dos mexicanos nessa categoria) e claro Melhor Filme ( não é o melhor filme pra mim mas dentre os indicados com mais chances esse é o melhor)

Selma

Selma - Uma Luta Pela Igualdade (Selma ) 

A maior surpresa do ano, eu quase tinha desistido de ver esse filme, pois como ele foi meio 'ignorado' pela academia achei que não fosse tão bom, e como me enganei.

O filme é muito bem feito, bem dirigido ( e por uma  mulher negra porra) e emocionante. Eu gosto muito de filmes com temática racial e comparado com os últimos indicados ( Historias Cruzadas e 12 Anos de escrevidão) este é muito mais rico em conteúdo, a diferença deste filme para os outros dois citados é que não há uma figura branca que esta ajudando a 'salvar os negros', lamentável que os americanos reneguem com tanto descaso sua própria história.

Concorre em apenas 2 categorias, mas infelizmente deixou de indicar o David Oyelowo como melhor ator e a Ava Duvernay como diretora. Espero que ganhe pelo menos melhor canção Original.

Sniper Americano

Sniper Americano (American Sniper)

Eu já conhecia a história do Chris Kyle acho a história dele até interessante, mas quando vi este filme já sabia que não ia gostar nem um pouco e foi exatamente o que ocorreu.

Tenho problemas com o nacionalismo exagerado dos americanos desde o 11 de setembro, para mim a guerra do Iraque é uma piada de mal gosto como foi a do Vietnam, mas ao contrario desta a guerra do iraque é sempre retratada nos filmes de forma positiva e quem tem um minimo de informação sabe que não foi, e grande parte dos soldados hoje vivem na extrema pobreza.

Para mim um filme que nem deveria ter sido indicado a nada, mas como a academia é feita de velhos gagás caucasianos como Clint Estwood ( que errou feio, errou rude) esse filme esta lá.

Concorre em  6 categorias e espero que não ganhe nenhum.


- Outras indicações

Still Alice

Para Sempre Alice (Still Alice)

Concorre em apenas uma categoria: Melhor Atriz para Julianne Moore.

Julianne Moore é uma das minhas atrizes favoritas que ainda não tinham um Oscar, e fico muito feliz em saber que este ano não tem pra ninguém e que ela vai ganhar pois seu trabalho em Still Alice é incrível.

O filme é lindo, eu chorei a maior parte dele pois a transformação psicológica da atriz é de cortar o coração, eu me senti mal e com medo todo o tempo, realmente um filme que mexe com as emoções.

Destaque para uma atuação muito boa da Kristen Stewart. 

Garota Exemplar

Garota Exemplar (Gone Girl)

Bem esse foi o que assisti primeiro de todos pois li o livro e ansiei pela adaptação, o filme é excelente, e me irritou muito que as indicações tenham se resumido a Rosamund Pike como Melhor Atriz, claro que me deixa muito feliz pois ela esta excelente no filme. Merecia ter tido mais reconhecimento.

Caminhos da Floresta 

Caminhos da Floresta (Into the Woods)

Eu tinha de ver Meryl Streep de bruxa( perfeita e sim merece sua 19ª indicação), ele concorre também em categorias técnicas mas o filme deixa muito a desejar em comparação ao musical da Broadway, mesmo assim é musical e eu amo.


Isso foi tudo para esse ano. Apesar de ter filmes legais, achei uma das edições mais estranhas, um excesso de cinebiografias ( só em melhor filme são 4), filmes de gosto duvidoso ( boyhood e American Sniper) , mas também de filmes que para mim entraram na lista de favoritos e que irei rever e rever. 

Agora é só esperar os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...