Posso me considerar super fã do Stephen King, ele é o principal autor da minha estante, e é um dos que mais li livros na vida, e até então todas as histórias do autor foram minhas favoritas, exceto Misery.
/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/381585/MISERY_1395774638B.jpg)
O livro
/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/381585/MISERY_1395774638B.jpg)
Se eu tiver que dizer com muita dor no coração qual minha história menos favorita do meste a resposta será: Misery.
O escritor Paul Sheldon é um escritor muito famoso por sua série de livros best seller sobre a personagem Misery Chastain que ele havia finalmente encerrado, o mesmo se isolou nas montanhas onde escreveu um livro totalmente diferente do que seu público estava acostumado. Quando ele finaliza o livro e sai em seu carro ocorre uma nevasca e o mesmo acaba se acidentando.
Ele é regatado por sua "fã numero 1" , Annie Wilkes, que vive sozinha em sua fazenda. Em um primeiro momento Paul se sente agradecido por esse resgate mas aos poucos Annie vai se revelando e mostrando o lado mais cruel.
O meu problema com o livro foi muito de identificação com o Paul Sheldon, eu não gostei do personagem e tenho que confessar que essa foi a primeira vez que isso aconteceu com um personagem do King, claro que me senti mal pelo que a Annie fez com ele, mas eu pensava mais no ato em si do que no bem estar da personagem.
O que Misery tem de melhor é a critica aos fãs de autores, que muitas vezes por eles tentarem algo diferente do que eles mesmos estão acostumados acabam sofrendo com a rejeição, isso ocorreu com o próprio King algumas vezes como já li em alguns prólogos de suas obras.
Gostaria muito de ter amado este livro mas infelizmente não aconteceu, mesmo assim, recomendo a leitura para aqueles mais acostumados com o autor, para os iniciantes acredito que existem livros melhores para se inserir no universo do autor.
O filme
A adaptação chegou aos cinemas em 1990, estrelando James Caan( o eterno Sonny Corleone de O Poderoso Chefão) como Paul Sheldon e Kathy Bathes ( Diva <3) como Annie Wilkes.
A adaptação foi dirigida por Rob Reiner (Harry & Sally: Feitos um para o Outro, Antes de Partir) e o roteiro do incrível William Goldman (Butch Cassidy;Todos os Homens do Presidente).
Misery teve uma boa adaptação, elementos da obra como as partes em que o Paul está escrevendo o livro para Annie com a maquina quebrada foram suprimidas e no lugar surgem cenas com outros personagens como o Xerife Buster e sua esposa Virginia ( me identifiquei ) e da sua editora vivida pela musa Lauren Bacall, um recurso que funcionou no filme e que serve como quebra de tensão.
O que mais se destaca mesmo é Kathy Bathes derrubando forninhos e lacrando como Annie Wilkes, que atuação forte, eu tive muito mais medo da personagem no filme do que no livro, é simplesmente espetacular. Já James Caan ficou a sombra da atuação da Kathy e se contentou em ser um mero coadjuvante.
O filme e o livro são bem uniformes, não é algo arrebatador mas ainda muito bom.
Deixo vocês o trailer do filme e o discurso do Oscar que a Kathy fez agradecendo até o Stephen King( amei isso <3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D