quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dica de Cinema: Alice no País das Maravilhas











Titulo Original: Alice in Wonderland;
Direção: Tim Burton;
Ano: 2010;
Duração: 108 min;
Elenco: Johnny Deep, Helena Bohan Carter, Anne Hathaway,Mia Wasikowska;
Gênero: Aventura.


Quando descobri que a Disney faria um novo filme sobre Alice, o clássico livro de Lewis Carol, eu surtei, pois eu amo o livro e o filme em animação que foi produzido pelo próprio Walt Disney em 1951, e fiquei na espectativa. Porém quando descobri que a direção seria de Tim Burton fiquei mais animada ainda para assistir a visão Burton de Alice. Esperei quase três anos por esse filme e quando finalmente ele saiu no cinema, não tive a oportunidade de vê-lo. Depois de tanto adiar enfim o dia chegou e posso lhes garantir que Tim, como sempre, não me decepcionou.

Nesse filme Alice não é uma menina de sete anos e sim uma mulher adulta que está a beira de um casamento arranjado e que tem nos seus sonhos as memórias dos momentos que ela viveu no País das Maravilhas, porém a mesma não acredita que seja real. No dia em que é pedida em casamento ela acaba seguindo novamente o Coelho Branco e chegando no País das Maravilhas, onde ela é esperada. Os seus antigos companheiros precisam da sua ajuda para vencer a Rainha de Copas e devolver o reinado para a Rainha Branca.

O filme é maravilhosamente construído, a direção de arte é magistral nesse filme, os cenários e os efeitos são de primeira qualidade, principalmente o efeito da cabeça maior no corpo da Rainha de Copas. Uma coisa a ser pontuada é que muito da caracterização dos personagens segue os desenhos originais do livro, quem já viu a edição comentada de Alice pode conferir os desenhos. A trilha sonora também é divina, alternando os momentos fortes e suaves do filme e é claro ficou a cargo de Danny Elfman (adoro) que é parceiro de Burton em várias produções.

O elenco, bem, esse nem tenho muito o que falar, começando pela dupla Johnny Deep (óbvio) e Helena Boham Carter (diva) que fazem respectivamente o Chapeleiro Louco e a Rainha de Copas. Quem é fã ou assistiu pelo menos dois filmes de Tim Burton sabe que esses dois são parte do elenco em qualquer filme dele. Temos no elenco Mia Wasikowska que faz Alice, Anne Hathaway que faz a Rainha Branca - a irmã boa da Rainha de Copas e verdadeira rainha do País das Maravilhas. Os outros personagens são feitos em computação gráfica, mas por trás deles temos grandes vozes, Michael Sheen que dubla o Coelho Branco, Matt Lucas que faz os gêmeos Tweedledee e Tweedledum, Sthephen Fry que dubla Cheshire (aprendi a falar o nome direito o/) e é claro meu muso Alan Rickman que dubla a Larva Azul (aquela que fala "Quem es tu?").

Tim Burton, como em qualquer filme seu, deixa sua marca e em Alice não é diferente, ele tem a magia de reinventar qualquer história e deixá-la como se fosse uma idéia original, ele é um gênio moderno e faz que seus filmes, muitas vezes escuros ou meio góticos, se tornarem populares, como aconteceu com Alice e muitos outros. Não sei se é porque ele gosta de trabalhar com seus amigos e sua mulher, mas os filmes dele trazem sua marca registrada (Sim eu sou muito fã dele).

Alice de Tim Burton, podemos dizer assim, continuou o que Walt Disney fez há mais de cinquenta anos ao trazer pela primeira vez para a tela a história de Alice no País das Maravilhas. Tim Burton brilhantemente continuou essa história fazendo com que mais pessoas consigam se paixonar pelo País das Maravilhas.

Vamos seguir o Coelho Branco?

Rumo ao Globo de Ouro e quem sabe o Oscar.

3 comentários:

  1. Nooooossaaaaaaaaaa eu comprei o livro e fiquei tão confusa tão tão a história louca que acabei abandonando a leitura.. e com isso desanimei de ver o filme, mas depois dessa resenha apaixonada vou ter q conferir de perto..

    valeu meneeenaass
    Bjokas
    Grazi
    pinksheepland.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. jah assisti o filme e adorei! também sou muito fã de tim burton (Edward Scissorhands e O estranho mundo de jack 4ever) gostei bastante pelo fato de ser uma continuação da historia, a alice jah tah grande e tals, inves dle fazer outra versão do filme xD

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais, Virginia. Adorei esse filme (e olha que o desenho da Disney me deixava com medo quando criança) hehe

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...