sábado, 14 de maio de 2011

Diários do Vampiro - L.J Smith


Olá, hoje minha resenha será quádrupla, falarei sobre os livros da primeira parte da série Diários do Vampiro. Resolvi fazer assim pois os livros são pequenos e li todos essa semana.

Resenhas Spoiler Free, so irei dar minha opinião sobre os livros.


Diários do Vampiro #1 - O Despertar






Editora: Galera
Autor: L.J. SMITH
ISBN: 9788501086150
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 240


Antes de falar da história, tenho que confessar que tenho problemas com a escrita da L.J Smith. Ela escreve bem, mas não consigo sentir uma conexão com ela, principalmente nesse livro, que dá uma péssima primeira impressão para quem lê e faz com que muitas pessoas desistam da série, e eu era uma delas.

O livro se passa em uma pequena cidade chamada Fell's Church. Elena era a garota mais popular do colégio e perdeu seus pais em um trágico acidente. Quando o novato Stefan chega na escola ela só tem uma coisa na cabeça: Eu quero Stefan. O que faz a personagem ser insuportável, fútil e chata.

O Despertar é um livro chato, o amor entre Elena e Stefan vem do nada, quando eu dei por conta já tava todo mundo apaixonado e nem sei de onde veio, a história também não tem muita profundidade.

Esse livro realmente não te fornece nenhum atrativo para continuar a série.

nota:



Diários do Vampiro #2 O Confronto





Editora: Galera
Autor: L.J. SMITH
ISBN: 9788501086167
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 224
Volume: 2


Se você conseguiu passar pelo livro 1, eu te garanto que as coisas mudam e muito em O Confronto. Me surpreendi com a rapidez da narrativa, bem mais leve e menos chata, o livro flui muito rápido e quando você percebe já acabou.

Os personagens estão melhor apresentados, principalmente os amigos de Elena: Meredith, Bonnie e Matt. Sem falar de Damon, que é o melhor personagem dessa série.

Destaque-se também que o mistério e a tensão estão mais presentes nesse livro.

Nota:



Diários do Vampiro #3 A fúria




Editora: Galera
Autor: L.J. SMITH
ISBN: 9788501089366
Origem: Nacional
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 248
Volume: 3


As coisas ainda continuam ótimas em A Fúria - apesar de no começo do livro da vontade de dar um soco na cara de Elena - o livro também tem uma narrativa boa e uma história consistente.

É um livro com muitas reviravoltas, e nele vemos uma Elena menos chata, mais forte e decidida, um pouco parecida com a do seriado. Damon está ótimo também, mas apesar de ser um ótimo personagem é pouco explorado pela autora nesses primeiros livros.

Eu só não gostei muito do final, achei que ficou forçado. Não sei se ela tinha idéia se a série ia durar, mas parece-me que a autora tomou algumas decisões precipitadas que te fazem pensar em qual vai ser a graça do último livro.

Nota:



Diarios do Vampiro #4 Reunião Sombria





Editora: Galera
Autor: L.J. SMITH
ISBN: 9788501089816
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 256
Volume: 4


Reunião Sombria sai totalmente do foco do triãngulo amoroso fatal e vai para o ângulo: tenho que salvar minha cidade. O livro se concentra em Bonnie, talvez a personagem mais legal da série, ou pelo menos a que tem um papel maior nesta trama.

Você não sabe bem o que esperar de Reunião Sombria, devido ao final de A fúria. O que te deixa numa expectativa para o final.

O livro tem uma pegada mais sombria que os outros, com um leve terror em algumas cenas. Damon continua o mesmo, sou bom / sou mal, e Stefan para um pouco com sua chatice de bom moço.

Lendo os quatro primeiros livros da série, consegui enxergar mais semelhanças com o seriado, alguns personagens que eu jurava que eram inventados são mesmo reais, o que é bom.

Porém L.J Smith viajou muito na maionese no final, como falei, acho que ela não sabia no que ia dar a série e fez umas escolhas equivocadas em A Fúria, e depois quis consertar tudo em Reunião Sombria, porém as coisas ficaram numa viagem muito louca e sem sentido, eu ri demais no final.

nota:
* Eu ate daria mas o final 'viajante' é demais para eu aceitar.



Esses primeiros livros foram lançados entre 1991 e 1992, o que explica o uso de jaquetas de couro e walkman.

Em 2009 ela retomou a série e lançou os livros:
-The Vampire Diaries: The Return: Nightfall
-The Vampire Diaries: The Return: Shadow Souls (2010)
-The Vampire Diaries: The Return: Midnight (2011)

L. J. Smith ainda iria escrever mais três livros da série, contudo, devido a problemas com a editora norte-americana, ela foi demitida. De acordo com informações da blogosfera, bem como da própria autora, a editora responsável irá contratar um novo escritor para continuar a escrever a série. (Fonte: Livros Em Série
Se assim for, a série contará ainda com os seguintes livros:
-The Vampire Diaries: The Hunters: Phantom
-The Vampire Diaries: The Hunters: Moonsong
-The Vampire Diaries: The Hunters: Eternity

Não é estranho ela ter voltado a escrever essa série justo no ano em que a série de TV foi lançada? Só uma simples coincidência...

Claro que trarei resenha dos outros livros da série pois se tornou um vicio.

Gente recomendo a série, não é fácil, mas tem suas recompensas.

Um comentário:

  1. Adoro TVD, mais a série de tv que os livros... hehe.
    Legal vc comentar sobre os livros, Virginia... ^-^

    Meninas, indiquei dois selinhos para blog:
    http://www.naprateleira.com/2011/05/novos-selinhos-para-o-blog_16.html

    Beijinhos, fiquem com Deus!
    Jaqueline de Marco
    http://www.naprateleira.com/

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...