segunda-feira, 2 de maio de 2011

Livro x Filme: Água para Elefantes











Título original: (Water for Elephants);
Lançamento: 2011 (EUA);
Direção: Francis Lawrence ;
Duração: 122 min;
Gênero: Drama.



Como já fiz a resenha do livro Água para Elefantes (leia aqui), vou me ater ao filme e as diferenças que percebi entre ele e o livro.

Apesar do filme não ser ruim, eu esperava mais. Algumas falhas no roteiro e também na escolha dos atores fizeram com que a estória perdesse um pouco do brilho. Além disso, eu achei que as cenas finais foram colocadas em um momento inadequado, o que prejudicou o desfecho.

Vou explicar melhor minha opinião. A Reese Witherspoon é uma atriz maravilhosa, mas ela não encaixou bem no papel. Gente, a Marlena do livro tem 21 anos, por mais que a Reese seja linda – e ela é – não dá para pensar que ela é tão jovem. Ademais, o roteiro modificou a personalidade da Marlena, de modo que ela deixou de ser a menina doce retratada no livro para ser uma mulher que suporta a instabilidade emocional do marido por gostar de ser a estrela do espetáculo.

Outra coisa: A pessoa que teve a brilhante ideia de transformar o August no dono do circo deveria ser demitida. No livro, ele é um dos homens mais importantes do lugar, mas o dono é o Tio Al. Essa mudança não fez bem algum a estória, na verdade acabou atrapalhando.

Quanto à atuação do Robert Pattinson, bem... Eu gostei. Algumas amigas não gostaram e comentaram que ele passou o filme todo fazendo cara de Edward. Bom, particularmente, eu não penso que ele é o melhor ator de Hollywood – longe disso -, mas acho que a atuação dele melhora visivelmente quando está longe da Kristen Stewart. Os dois juntos são introvertidos e estranhos em cena, transformando situações que deveriam ser românticas em momentos que nos causam vergonha alheia. No caso, vergonha deles. Enfim, ele atuou direitinho, mas não esperem nenhuma indicação ao Oscar.

A melhor atuação do filme foi a da elefanta Rosie, essa sim deu gosto de ver. Muito bem adestrada e muito fofa. Ela e os outros animais do elenco foram uma grata surpresa, se destacaram e foram a graça do filme.


O livro oferecia material suficiente para originar um roteiro muito melhor, mais engraçado em alguns momentos e mais emocionante em outros. Fiquei o tempo todo no cinema imaginando como alguns detalhes transformariam a estória. A conclusão que eu cheguei foi: O roteirista não leu o livro! Infelizmente, Água para Elefantes é um filme morno, com personagens tão profundos quanto um pires.

Não quero desestimular ninguém a assistir o filme, apesar de todas as críticas. Só falei tudo isso porque Água para Elefantes é um dos meus livros preferidos, portanto, eu esperava mais. Mas como eu sou uma manteiga derretida, acabei chorando durante o filme, mesmo ele sendo morno e o relacionamento Jacob/Marlena não convencer na telona. 


OBS: Não deixem de ler o livro, vale a pena!  

12 comentários:

  1. oi tudo bom?
    me chamo k-rol e vi seu blog na maratona de banca ...eu ia passar direto mas essa postagem em particular me deixou curiosa... como não sou nem um pouco fã do robert patinson(na verdade sou uma vitima dele em casa rsrsrsrs)
    não vou aoa cinema assitir esse filme (apesar de amar a Reese)então foi bom saber que essa história é um livro!
    adorei o post!
    xau

    ResponderExcluir
  2. Discordo, flor. Não achei um filme morno.
    Claro que isso de transformar o August em dono do circo foi infeliz, mas creio q isso foi feito pq o tio Al não tem um foco muito grande no livro. Creio que foi bem parecido com livro. Chorei muito e ADOREI o filme. recomendo o filme e o livro. Lindo demais.

    ResponderExcluir
  3. K-rol,

    Vc tá participando da maratona de banca tb?? Qual é o seu blog??? =D

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha! Você falou tudo o que eu deveria ter falado... acho que o pior erro do filme foi a Marlena/Reese... faltou química entre eles... eles não conseguiram passar para o público todo o amor que Jacob e Marlena tem um pelo outro...
    E eu gostei da atuação do Rob... apesar de ser suspeita... concordo com você... ele melhora a cada novo filme... e ele está muito melhor como Jacob Jankowski do que como Edward nos três filmes já lançados...

    ResponderExcluir
  5. grazymeu blog é "livrinhos com finais felizes" se você quiser dar uma olhadinha lá taí o meu link ta?
    faz pouco tempo que eu tenho esse blog e posto pouco!(meu tempo é todo para a faculdade e o trampo!rsrsrrs)
    http://ksaints.blogspot.com/
    xau

    ResponderExcluir
  6. grazymeu blog é "livrinhos com finais felizes" se você quiser dar uma olhadinha lá taí o meu link ta?
    faz pouco tempo que eu tenho esse blog e posto pouco!(meu tempo é todo para a faculdade e o trampo!rsrsrrs)
    http://ksaints.blogspot.com/
    xau

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Sou suspeita. Ainda não li nem assisti Águas para Elefnte, mas eu sempre fico arrasado com a versão cinematográfica. Os roteiristas tem o dom de destruir livros excelentes. Uma pena.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li o livro, mas vi o filme e minha conclusão foi que Água para Elefantes parecia mais um filme de Sessão da Tarde!!

    Os atores (Reese / Robert) não conseguiram passar nenhuma emoção...eu esperava um filme com uma forte carga dramática e me deparei com algo lastimável!!

    As únicas coisas que valeram a pena no filme foram Christopher Waltz, como August (ele deu um show de interpretação...ofuscou todos os demais), e a elefanta Rosie!! Pronto!! O resto pode jogar fora!!

    Até meus pais que foram ver o filme super empolgados e na maior boa vontade, apesar dos meus alertas, acharam o filme fraquíssimo também!!

    Anyway, vou msm é ler o livro - pq td mundo me garantiu que é 100000 vezes melhor - e tentar apagar da minha cabeça a imagem de Robert como Jacob e de Reese como Marlena!!

    ;D

    ResponderExcluir
  9. Você tocou no ponto que eu já havia comentado com alguns amigos: Reese esta muito velha para o papel. Cara, mudar alguns elementos é natural, mesmo porque um filme baseado num livro tem que se enxuto, como se colocassemos tudo num espaço muito pequeno, mas colocar uma mulher de 35 para fazer uma moça de 21... Foi demais... Para quem leu o livro, Tio Al é um personagem central, que nos faz entender as malícias e as crueldades do mundo circense.
    Não vou perder minha grana assistindo no cinema. Esse eu espero chegar na locadora.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Confesso que lendo seu comentario e o da carol, Fiquei desmotivada para ver o filme. Já li o livro e ADOREI! Estava ansiosa para ver a historia na telona, Mas agora, Sinceramente, Se for é só para acompanhar minhas amigas. OBS: Parabéns pelo blog. Está otimo. bjus.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus Grazi!
    Concordo em gênero e grau contigo!
    Eu assisti o filme na sexta-feira e fiquei desapontada!
    Eu sabia que algumas partes seriam deixadas de lado e/ou mudadas, mas realmente achei a mudança muito brusca!
    Comecei já não concordando com o início do filme!
    Jacob "velho" deveria ter sido mais explorado! O anão Kinko e Camel mal, mal aparecem no filme e quando morrem (pra quem não leu o livro) não entende a importância que ambos tiveram!

    E como cortaram o tio Al? Gente!
    Eu gostei de Robert Pattinson atuando, eu não sou fã da Saga e prefiro vê-lo atuando em qualquer outro papel que não seja o de Edward.

    Também adoro Reese, mas ela como Marlena não vingou. A personagem no livro é doce e assim que ela conhece Jacob me pareceu um tanto quanto arrogante.

    Fui mais assistir por causa do livro e da atuação dos atores, mas não assistiria de novo. Não sei se é porque li o livro primeiro ou coisa assim, mas realmente esperava mais... O trailer foi até melhor, rs.

    Mas enfim... Adorei seu blog!
    Primeira vez aqui!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos meus livros prediletos, por isso ainda estou na dúvida se quero ver o filme! Não quero que um filme sem graça estrague a minha visão sobre essa história maravilhosa! Pelos trechos que eu vi, não acho que o RP esteja ruim não! Acho ele um bom ator e acho que ele esteve muito bem em Remember Me. Realmente a KS não ajuda! rs...
    Mas o que me incomodou mesmo foi a escolha da Atriz... nada a ver! rs...
    beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...