sábado, 16 de julho de 2011

Harry e seus fãs - Melissa Anelli












Título Original: Harry, a history.
Autora: Melissa Anelli
Editora: Rocco
ISBN: 9788532526267
Páginas: 368

Sinopse: Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contando por quem entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centenas de milhares de pessoas: Melissa Anelli, o principal nome do portal The Leaky Caldron, fansite que conquistou o respeito da editora americana, Scholastic, e da própria J.K. Rowling.
Entre outras façanhas, Melissa conseguiu uma longa entrevista com a criadora do bruxinho em 2005, deixando centenas de jornalistas ao redor do mundo com inveja. O livro traz um caderno de fotos e tem prefácio assinado pela própria J.K. Rowling.
Dez anos após o lançamento do 1º livro da série Harry Potter, de J.K. Rowling, a história de leitores e fãs que ajudaram a transformar a saga do jovem bruxo em um dos maiores fenômenos culturais do planeta é contada em detalhes por Melissa Anelli. A jovem fã do bruxinho descreve o encantamento provocado pelo maior fenômeno literário de todos os tempos, revive grandes momentos, e lista informações exclusivas e detalhadas, que aproximam ainda mais o leitor de Harry Potter e sua criadora.

Olá, pessoal!! Trago hoje a para vocês a resenha de um livro de não-ficção (milagre!!!), mas que me conquistou, pois trata de um fenômeno literário global do qual também faço parte, Harry Potter.

Comecei a ler Harry e seus fãs em razão da proximidade da estreia do filme, bem como pela curiosidade de saber sobre o que exatamente esse livro tratava.


O livro trata realmente de todo o fenômeno Harry Potter "por trás dos computadores", ele é um verdadeiro mergulho no gigantesco universo do fandom de HP, com detalhes que eu nem sequer imaginava terem acontecido.

Por ser editora e webmistress de um dos maiores e mais respeitados fã-sites de Harry Potter, o Leaky Cauldron, Melissa teve acesso a informações e contatos que nem sequer grandes repórteres conseguiram, o que também a permitiu conhecer esse mundo bem mais a fundo, sobre o qual ela explica detalhadamente em seu livro.

Uma vez que este livro trata dos conhecimentos de Melissa sobre o universo de HP, não há como não desatrelar todo o relato à própria história dela. Assim, nós conhecemos, no livro, a história de Harry e seus fãs através da história pessoal de Melissa.

E isso, ao mesmo tempo em que trouxe momentos excitantes - como "ver" através do relato dela J. K. Rowling pela primeira vez, entrevistá-la pela primeira vez, conhecer os atores do elenco, viajar em turnê com o Harry and The Potters, entre muitos outros -, também passou por relatos enfadonhos e que, por vezes, foram detalhados ou repetidos de mais...esses foram momentos que minha leitura empacou e se tornou bem mais lenta, mesmo a linguagem do livro sendo muito boa.

Outro problema que tive com a leitura desse livro - e agora eu não sei dizer se foi um problema da edição ou da própria autora - foi que os relatos oscilam muito entre o presente e o passado e nem sempre essa mudança ficou clara, na forma como está escrita no livro. Alguma vezes eu tinha que ler mais de uma página para me situar sobre o que e qual período ela estava falando, ou mesmo sobre quem. Muitas vezes o relato tratava de alguém que a autora simplesmente mencionava, sem explicar quem era, e só muitas linhas, às vezes páginas depois, é que explicava sobre quem estava falando.

Mas esses são alguns problemas que podem ser facilmente transpassados e que não desmerecem o livro. Melissa compartilhou neste momentos que qualquer fã faria de tudo para também ter a chance...e só mesmo o gostinho de saber de todos eles em detalhes já vale muito a leitura! Sem contar que ela também expõe alguns fatos sobre o universo de Harry Potter que nem todos tinham conhecimento!

Ou seja, Harry e seus fãs é um prato cheio para os fãs, principalmente para aqueles que estão bastante nostálgicos com o lançamento do último filme! Se você é fã, não pode deixar de ler! #ficadica

Trechos:
"[...] É muito fácil acreditar que o prolongado domínio de de Harry Potter sobre a consciência mundial possa ser atribuído à estratégia, ou que tenha sido inserido no tecido da cultura pop por pessoas que tinham a intenção de fazer exatamente isso desde o primeiro dia.
Mas Harry Potter, na verdade, tem sido um fenômeno muito íntimo, uma história de pequenos grupos de pessoas agindo de formas que não deveriam agir, fazendo coisas que normalmente não fariam e criando o tipo de história que, sem Harry, elas realmente não poderiam criar. [...] Em quase cada passo da jornada inicial de Harry, as coisas aconteceram da maneira como não deveriam, confundiram expectativas e quase não aconteceram." (Página 34)

"Eu tinha uma última pergunta a fazer: Desta vez o que ela espera que as pessoas levem consigo? Ela fez uma pausa. mas a resposta saiu rápido.
- Quando toda a agitação e a balbúrdia acabarem, e quando todos os comentários da imprensa se esgotarem, eu creio que o mundo afinal constatará que esse fenômeno foi gerado, em primeiro lugar, pelo fato de crianças adorarem um livro. Um livro foi para as livrarias e algumas pessoas o adoraram. Quando acabar todo confete e serpentina, isso é o que nos restará.
'E essa é a mais maravilhosa das ideias para um escritor.'" (Melissa entrevistando J. K. Rowling em 2007, p. 350)

3 comentários:

  1. Comprei o DVD de Reliquias da Mortes parte 1 e ganhei esse livro de brinde. Não tinha me empolgado pra ler, mas agora mudei de idéia hauha

    fiquei curiosa...vou tentar ler nas férias ainda \o

    Adorei a resenha.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. tô lendo tudo que fale harry na capa, cara D: êita, depressão <3

    ResponderExcluir
  3. Da mesma forma que a Alessandra, eu ganhei o livro comprando o DVD. E fiquei mega feliz, porque sou "fãzassa" da série e este livro não podia faltar na minha coleção. Ele está no 3º lugar na minha lista de leitura. Amei a resenha, obrigada por esclarecer o que vamos encontrar nesse livro!

    beijos

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...