sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Feios & Perfeitos - Scott Westerfeld


Olá. Faz tempo que não faço uma resenha literária e hoje trago para vocês uma resenha de dois livros da mesma série: Feios e Perfeitos do Scott Westerfeld.


FEIOS



O livro se passa numa sociedade destópica onde conhecemos nossa protagonista, Tally, que tem por sonho ser perfeita, uma vez que nessa sociedade aos 16 anos as pessoas passam por uma cirurgia e viram perfeitas. No entanto, quando ela cruza com Shay seus planos vão mudar.

Feios é muito bom. Diferente de muitos livros Young Adult, ele traz uma reflexão sobre nossa sociedade atual. Scott Westerfeld faz uma crítica muito inteligente do mundo que vivemos e com certeza nós somos os Enferrujados, nesse quesito ele ganhou minha admiração. Espero que todas as pessoas que já leram o livro tenham conseguido absorver essa mensagem.

O que me irrita na narrativa é o uso excessivo de frases de efeito pelo autor, ele sempre termina o livro com aquelas frases curtas e que trazem muitas revelações. Pode ser interessante, mas me irrita profundamente. Outra coisa são os personagens, não consegui gostar de nenhum, achei a Tally um pouco cabeça fraca, a Shay é uma chata insuportável e que sempre estraga tudo e o David não é um mocinho interessante.

Dica: Se você é daquele tipo de leitor que sempre lê a última página do livro, sugiro que não faça isso com Feios.


PERFEITOS






Perfeitos é o segundo livro da série Feios. Farei uma resenha sem spoilers, somente darei minha opinião sobre o livro.

Feios termina de uma forma muito frustante, com uma famosa frase de efeito by Scott Westerfeld e você fica desesperado para ler Perfeitos e saber o que vai acontecer com Tally.

O livro segue a mesma linha do primeiro, porém o ambiente é diferente do livro anterior, o que eu não me agradou. A mudança do cenário fez mal a história, que ficou muito entediante, e tomou um rumo totalmente diferente do que eu pensava. Nele temos respostas para muitas perguntas feitas em Feios e a introdução de novos personagens, que não me agradaram. Tally melhora nesse livro e fica menos insuportável, mas a Shay está mais chata que no primeiro livro.

Perfeitos ainda contém a qualidade na narrativa e a crítica social, mas o rumo da história não me agradou. Quando terminei o livro tive vontade de matar o autor.

A série ainda tem mais dois livros: Especiais, que já foi lançado, e Extras, ainda inédito no Brasil.

Espero que gostem e quem comentar na resenha estará concorrendo a um kit de marcadores.

Comentários válidos até às 22:00 do dia 24/09/2011.
A única regra é que tem que ser seguidor do Blog!

Atualização!!!!

Vamos ao sorteio para aqueles que comentaram na resenha.
Obrigado a todos que comentaram.

E o vencedor é.......

                                                                 
                                                             Kássia Crislayne 
                                               @crislayne_df


Parabéns, Kássia Você tem até 3 dias para enviar seu nome e endereço completos para prateleiracultural@yahoo.com.br, ou então será realizado novo sorteio! =D

Bye!

6 comentários:

  1. Essa série parece ser bem interessante! E eu tenho uma queda por séries!! rsrs
    Eu li em algum lugar que Extras se passa no mesmo mundo dos livros anteriores, mas não é necessariamente uma continuação...

    @joelmaalves


    ^^

    ResponderExcluir
  2. nunca li esse livro, me interessei!
    se eu achar em alguma livraria vou comprar =)

    ResponderExcluir
  3. Feios eh aqle livro q me chama bastante atenção, mas não parece ser tão interessante quanto os outros que eu tbm vejo nas livrarias, então sempre acabo deixando ele de lado! D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar dessa série. Mas nada como vc. Se os personagens não agradam, como pode fazer sucesso? Tá, às vezes precisamos de leituras que nos façam refletir sobre a "crueldade" do mundo em que vivemos, como a busca pela perfeição quando esta não existe. Mas para que isso seja bem compreendido e assimilado, acho que é necessário não só palavras de efeito, como também uma estória envolvente! Parabéns pela sinceridade da resenha!!!

    @crislayne_df

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga leu os livros e me recomendou mas, por mais que eu leia resenhas positivas ou me recomendem, eu fico meio indecisa.

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blospot.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler essa série, mas acho que desanimei um pouquinho agora! rs

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...