quinta-feira, 15 de março de 2012

The Wonderful Wizard of Oz - L Frank Baum









 Titulo: The Wonderful Wizard of Oz
 Autor: L Frank Baum
 Editora: Penguin
 I.S.B.N.: 9780140623796
 Idioma: Inglês
 Número de Paginas : 160





Eu sou uma apaixonada por clássicos da literatura, tanto nacionais quanto estrangeiros, acredito que ler um bom clássico de vez em quando é bom para nossa saúde literária.

Ultimamente tenho comprado vários clássicos da Penguin, que são baratíssimos com média de preço de 7,00 na maioria das livrarias, são livros básicos com folha de jornal que muita gente não gosta mas não tenho nada contra e em inglês, é uma ótima oportunidade de se ler vários clássicos em sua língua original.

O clássico que irei falar para vocês é The Wonderful Wizard of Oz ( O Mágico de Oz) do autor americano L Frank Baum, mais conhecido pelo filme de 1939 dirigido por Victor Flemming, o qual eu não gosto e depois que li o livro gosto menos ainda.

Nele conhecemos Dorothy, uma menina orfã que mora com seus tios Henry e Em e com seu cachorro Toto em uma fazenda no kansas, um dia o tornado chega e Dorothy e Toto são levados pelo tornado junto com a casa e acabam aterrissando em uma terra diferente, o lar dos Munchkins que eram dominados pela terrível Bruxa do leste, que morreu atingida pela casa, porém Dorothy quer voltar para o Kansas e é orientada a seguir pela estrada de tijolos amarelos até chegar na Cidade Esmeralda, onde mora o Maravilhoso Mágico de Oz que poderá ajuda-la a voltar para casa.

Nessa peregrinação rumo á Cidade Esmeralda, Dorothy acaba encontrando alguns amigos pelo caminho que também querem a ajuda de Oz, o Espantalho quer ter alguns cérebros, O Homem de Lata quer ter um coração e o Leão quer ter coragem.

The Wonderful Wizard of Oz é um livro maravilhoso, cheio de grandes lições para crianças, como família, amizade e sacrifícios, Dorothy vive em mundo muito cinza no Kansas uma vida sofrida e tudo na terra de Oz é tão colorido e bonito, mas no final ela quer voltar para casa.

Esse é meu trecho favorito do livro, é lindo e sempre me emociono quando leio:

No matter how dreary and grey our homes are,we people of flesh and blood would rather live there than in any other country, be it ever so beautiful.
There is no place like home.

The Wonderful Wizard of OZ page 30


O livro foi adaptado para um teatro musical e depois foi adaptado no cinema, como já comentei acima eu não gosto daquele filme, e as diferenças com o livro são grandes, principalmente quando descobri que os famosos sapatos vermelhos de Dorothy no filme na verdade são prateados no livro. Haverá uma nova versão para o cinema chamado Dorothy of Oz, que será em formato de animação.

O inglês do livro não é difícil, pois é um livro para crianças, porém o texto não tem uma adaptação para uma versão mais atual da língua, não sou especialista no assunto mas da pra sentir a diferenças na língua ao ler livros de épocas diferentes.


Este é só primeiro livro de uma série de 14 livros que L Frank Baum escreveu sobre a terra de Oz.


Recomendo que você leia The Wonderful Wizard of Oz.




Um comentário:

  1. Seeeeempre quis ler O Mágico de Oz, nunca nem vi o filme, acredita? Hahaha
    Adorei a resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler, sério! Não vejo a hora de comprar agora hahaha


    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...