terça-feira, 5 de março de 2013

Livro X Filme(s): A hora do vampiro - Stephen King



Stephen king é meu divo supremo da vida, seus livros são maravilhosos, - sem exceção até o presente momento -, e este é um dos meus favoritos alem de ser o melhor livro de vampiro ever, estou falando de A hora do vampiro, que foi relançado pela Suma de letras como Salem.

Vou falar um pouco do livro e suas duas adaptações para a TV.


O LIVRO



Ben Mears é uma escritor que esta de volta a Salem’s Lot, sua cidade natal, para escrever um livro sobre a Mansão Marsten, a casa mal assombrada da cidade na qual ele esteve quando era criança e guarda dentro de si um trauma do que ele viu lá.


Jerusalem lot é uma cidade pacata, até que a Mansão Marsten é habitada novamente por Richard Straker e seu amigo Lord Barlow que chegam na cidade para montar uma loja de antiguidades, a partir deste momento da chegada do Ben e dos dois senhores coisas estranhas começam a acontecer em Salem’s lot.

Mark Petrie é um menino muito especial, ele gosta muito de figuras misticas como Vampiros, lobisomens e bruxos, uma certa noite ele saiu com os irmão Glick e voltaram por uma parte escura da cidade e um dos meninos desapareceu misteriosamente, o desaparecimento de um dos irmãos se torna o começo de toda a ''aventura'' que vai ocorrer na cidade.

Este é o ponto chave do roteiro, a partir dai a cidade de Salem's Lot vive uma epidemia de pessoas desaparecidas e ‘’doentes’’, na verdade a cidade inteira começa a se transformar em vampiros, e Ben junto com Mark sabem que tudo isso tem a ver com os novos moradores da Casa Marsten.

O grande foco do livro não é no vampiro em si, e sim nas relações entre os personagens, principalmente entre o Ben e o Mark que constroem uma linda amizade e são uma dupla muito legal, sou apaixonada por esses dois.

A hora do vampiro é um livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, eu simplesmente amo tudo sobre este livro, você devia ler AGORA!!!!




O livro A hora do vampiro ( Salem’s lot) teve suas adaptações para a TV uma em 1979 e outra em  2004 pela TNT.

Primeira adaptação: Salem’s Lot (1979)



A história do filme é basicamente a mesma do livro, poucas modificações foram feitas o que me agradou muito.

O que eu gostei foi da forma que o diretor manteve as relações entre os personagens, principalmente entre o Ben e o Mark, gostei muito dos atores que os interpretaram, tiveram uma química que eu adorei.

Ben e mark s2




Os pontos negativos ficam a cargo dos efeitos especiais que são péssimos e muito arcaicos, pois mesmo pra época já tinha muita inovação, o vampiro da história mais parece um boneco de Olinda primo do Nosferatu que não causa medo algum, na verdade te faz dar umas risadas. 




O filme é bem longo, tem lá suas mais de 3 horas, mas para quem gostou muito do livro como eu vale muito a pena, principalmente pelo roteiro e elenco, desconsiderem os efeitos especiais.





 * perdeu uma estrela pelos efeitos nada especiais.

Segunda adaptação: Salem’s lot (2004)





Nesta versão bem mais atual temos um Rob Lowe fazendo Ben Mars e o ótimo Donald Sutherland fazer o Straker.

Esta versão é ainda mais longa que a primeira e bem mais bem feita no quesito de efeitos especiais e de elenco, porém foram feitas várias modificações e acréscimo na história, que não chegaram a comprometer o entendimento mas que achei desnecessários, principalmente o final.

Outra coisa que não gostei foi a falta de empatia entre o Ben e o Mark, não senti aquela chama que tem no livro e no primeiro filme, fiquei chateada, um ponto que gostei foi a maior presença do Padre Callahan neste filme, pois no anterior ele mal aparece.

No geral esta é uma versão mais legal de se assistir, mas comparando as duas ainda fico com a primeira , mesmo com aqueles efeitos toscos de doer.


*Perdeu uma estrela por causa da falta de empatia entre o Ben e o Mark .

Até a próxima, Beijos!


8 comentários:

  1. Hahaha... ri muito com "boneco de Olinda primo do Nosferatu". É muito ruim quando uma história interessante fica datada por causa de efeitos especiais. Gostei da resenha e das dicas de adaptação. Com certeza vou vê-las depois de ler o livro.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler e amei..agora vou atras das duas adaptações...obrigada pelas dicas :D

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler e amei..agora vou atras das duas adaptações...obrigada pelas dicas :D

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler e amei..agora vou atras das duas adaptações...obrigada pelas dicas :D

    ResponderExcluir
  5. boneco de Olinda primo do Nosferatu?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Olá, onde posso encontrar o livro pra comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro foi relançado com outra capa pela SUma de letras com o titulo Salem. Essa versão que tenho acho que voce consegue em sebos.

      Excluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...