sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Livro + Série: Norte e Sul - Elizabeth Gaskell




Esta leitura foi uma indicação da Grazi Nayoara que simplesmente ama esta livro, bem, como boa amiga resolvi embarcar na leitura e não me arrependi.


O livro 



Margareth Hale morou quase a vida toda em Londres, longe dos seus pais que moram no sul da Inglaterra,em Helstone, quando sua prima e melhor amiga se casa ela se sente na obrigação de voltar para sua cidade natal, ao retornar seu Pai que era Clérigo resolve abandonar a igreja para se tornar professor particular em Milton, uma Cidade industrial do Norte.

Essa mudança é vista com maus olhos por Margareth e sua mãe e logo que ela chega à cidade ela percebe que os costumes e regras da sociedade são bastante diferentes, existem os ‘patrões’, os grandes industriais, e o proletariado que vive nas partes pobres de Milton, e os mesmos não se misturam e ela fica sendo vista com maus olhos quando vira amiga da Familia Higgins, onde o Pai, Nicholas, é precursor de uma greve que vai mudar a vida industrial da cidade.

Apesar de ser um romance, o livro não tem o foco principal neste fato, Elizabeth Gaskell mostra com detalhes como era a indústria inglesa naquela época, e como os trabalhadores eram pagos, sua extensa carga horária e até fatos como trabalho infantil, que era muito comum naquela época, e de como surgiram às primeiras greves por melhores condições de trabalho, que se torna o grande acontecimento do livro.

O livro trata basicamente da diferença entre o Norte, industrial, sujo e duro com o Sul, rural e tranqüilo e a diferença que isso causa nas pessoas, Margareth acaba conhecendo Mr. Thornton , um dos principais industriais de Milton e que acaba se tornando grande amigo de seu Pai.

Mr. Thornton se encanta por Margareth, porém devido a sua rigidez com os seus negócios e com os funcionários, ela acaba por evitá-lo, mas o final vocês já devem saber o que acontece.

Apesar de ser uma personagem forte, eu não gosto da Margareth, não senti empatia com ela, não sei faltou alguma coisa para que nós duas nos entendêssemos, agora Mr. John Thortorn, é tudo nesta vida de meu deus, ele é bruto mas diferente de outros personagens ele tem razões para isso, ele sofreu muito na vida e teve que aprender a ser assim para sobreviver, é um personagem pelo qual tenho muita admiração.       
   
Norte e Sul é um livro bem sofrido, Margareth passa por vários percalços e situações ruins (quase novela mexicana), outros personagens sofrem muito também como Mr. Thornton que é a coisa mais linda do universo, sério gente Mr. Darcy já era, o ‘’cara’’ é Mr. Thortorn.

Leitura mais do que recomendada, corre para ler.

A série


Como quase a totalidade dos Clássicos ingleses da literatura, Norte e sul tem série da BBC .
Eu amo as séries da BBC, não tem nenhuma que não seja feita com extrema excelência e Norte e sul não foge a exceção, a série é linda, tem cenários maravilhosos, o elenco é muito bom.

Como o encantador MR. Thorthon temos o ator Richard Armitage, que dá vida ao que ele mesmo considerou o papel da sua vida, ele é um ator pouco conhecido( para nós pobres brasileiros) pois fez sua carreira na televisão Britânica mas teve sua oportunidade em Hollywood ao fazer Thorin  Escudo de Carvalho na ‘trilogia de um livro só’ , o Hobbit.

Como a Margareth, temos Daniela Denby-Ashe, outra atriz que fez carreira na televisão, eu achei sua interpretação regular para uma personagem tão forte e decidida como Margareth.

Norte e Sul é uma clássico que vale a pena investir, a história é muito bem escrita e não fica só no romance.

4 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO a série! E o Richard Armitage, claro! hahahaha Meu Deus, se ele fez o Mr. Thorthon tudo de bom, já vi que vou me apaixonar pelo personagem quando ler o livro tb! *__*
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. kkkk, eu também acho que Mr. Darcy já era rs
    Bem eu sempre vou amar o Mr. Darcy mas o John esse sim merece muita admiração, e fico impressionada como o Richard Armitage se assemelha a ele, então quando penso em Mr. Thorton o Armitage sempre aparece nos meus pensamentos, também não gosto muito da Margareth como admiro a Lizzie, mas ela é um personagem bastante forte, e diferente. Amo muito esse livro, a série, bem Norte e sul muito me encanta. E John Thorton é mesmo tudo de bom, mesmo gostando muito de todo enredo social do livro eu queria muito ver a história de amor um pouco mais prolongada, meu sonho era ver a reação da Mrs. Thorton ao saber do casamento do filho com a Margareth rs.

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amooooo Norte e sul, e Mr. Darcy realmente perde para o Mr. Thorton em demonstração de amor, eu sofro muito com ele, sem contar que ele é um personagem muito bem escrito, pra mim o melhor personagem do livro, pois como você eu não gosto muito da Margaret, ela é forte, decidida, muito educada, mas ela magoou o Thorton então fiquei muito magoada também. Eu fico muito impressionada como o Armitage foi o ator perfeito para esse papel, pois com as descrição (principalmente da boca), eu fiquei pensando "Nossa é ele mesmo rs", ele é muito lindo, o que deu mais amor ao personagem. Eu gostei muito do enredo do livro, como amante de história me embriaguei com a leitura, mesmo querendo mais foco no romance da Margaret e do Thorton e sempre sonhei, desde a primeira vez que vi a série em saber a reação de Mrs. Thorton ao saber do casamento de seu filho kkk

    ResponderExcluir
  4. Preciso conhecer tanto o livro quanto a série, adoro o gênero e já coloquei na minha lista de desjados.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...