sábado, 30 de outubro de 2010

Conheça o Diretor : Baz Luhrmann

Vou começar mais uma coluna no blog, nela vou falar de vários diretores, vou começar pelos que sou fã, mas também irei falar de outros também. Aceito sugestões.

Minha idéia era fazer esses posts em vídeo, mas eu desisti devido a minha falta de beleza e carisma.

O primeiro diretor que vou falar é Baz Luhrmann, eu escolhi ele primeiro por que ele possui somente quatro filmes como diretor, ele também é ator, produtor, escritor e também participa das trilhas sonoras dos seus filmes.

Mark Anthony Luhrmann ou Baz Luhrmann é Australiano e começou sua carreira como ator em 1982 no filme Winter of our dreams, e também foi produtor de peças musicais, uma de suas peças originou o seu primeiro filme que foi lançado em 1992. Se você acha que nunca viu um filme dele pode se enganar.


Filmografia:

Strictly Ballroom (Vem dançar comigo) - 1992


Scott Hastings (Paul Mercurio) é um ótimo dançarino e também um campeão da dança de salão. Porém, para total desagrado da comunidade da dança de salão na Austrália, que é controlada por Barry Fife (Bill Hunter), o presidente da federação, Scott decidiu sair do convencional e criar seus próprios passos, ao invés de dançar uma coreografia que foi criada por outra pessoa. Fran (Tara Morice) é uma dançarina iniciante, que tem a audácia de pedir para ser a parceira de Scott, pois ele perdeu sua parceira, Liz Holt (Gia Carides), que ficou irritada com ele quando Scott, no meio de um concurso, executou passos considerados "espalhafatosos". No início ele reluta, mas acaba aceitando Fran como sua parceira para disputar o Pan Pacific, o mais importante torneio de dança de salão. Ambos sabem que provavelmente não irão vencer, mas o mais importante é eles criarem novos passos.

Minha relação com esse filme começou quando mamãe comprou uma coleção de VHS (sim eu gosto de VHS e ainda tenho videocassete) e entre vários títulos tinha esse filme Vem dançar comigo, nunca dei importância a ele, mas um dia assisti e me surpreendi, apaixonei por esse filme e é um dos melhores filmes de dança que assisti. O filme é maravilhoso, divertido, engraçado e tem muito romance e é claro dança (adoro filmes de dança). E tem uma frase dita pela Fran no filme que eu adoro: "Viver com medo é como viver pela metade."

Esse filme teve vários prêmios na época e o Baz ganhou a palma de ouro do Festival de Cannes como diretor estreante.

Romeu and Juliet (Romeu e Julieta) - 1996



Essa é a versão anos 90 do Clássico de Shakespeare.Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu, um Montéquio, se apaixone pela Julieta, uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas conseqüenciais, em virtude desta insana rivalidade familiar.





Esse tem história. Eu e Grazi éramos loucas pelo Leonardo DiCaprio (era a época de Titanic) e nós assistimos todos os filmes dele pré-Titanic, mas Romeu e Julieta era nosso favorito, assistimos umas centenas de vezes. Adoro tudo no filme, desde a trilha sonora (Young hearts go free...) até o modo que o roteiro foi adaptado para os dias atuais.

Moulin Rouge! (Moulin Rouge :Amor em vermelho) - 2001



Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.



Esse filme é maravilhoso por três razões. 1° é musical, 2° tem Evan Mcgregor e 3 ° pelo clipe de Lady Marmelade.(que me fez pagar um king kong na época de escola)

Australia (Australia) - 2008




Início da 2ª Guerra Mundial. Sarah Ashley (Nicole Kidman) é uma arrogante aristocrata inglesa, que possui uma fazenda de gado na Austrália. Ela viaja ao país para reencontrar o marido, mas ao chegar descobre que ele foi assassinado. Para não perder a fazenda, ela se une a um vaqueiro (Hugh Jackman) e ao garoto arborígene Nullah (Brandon Walters). Juntos eles precisam levar um rebanho de gado até Darwin, no interior do país.



Bem esse foi o filme feito por um Australiano, estrelado por dois australianos que se passa na Austrália. Não é o meu favorito mas não é ruim.

Vale a pena assistir: Vem Dançar Comigo, Romeu e Julieta e Moulin Rouge.

Corra de: Não tem nenhum muito ruim, mas Austrália você pode dispensar.

Bem foi isso nas próximas semanas teremos mais diretores ou atores.
Aceito sugestões se tiverem alguma comentem.

Um bom fim de semana e boa eleição.

4 comentários:

  1. Realmente, até hj eu sou meio caída por esse filme Romeu e Julieta!! hehehe

    A coluna ficou ótima, Vivi =D

    ResponderExcluir
  2. Adorei a nova seção, Virgínia!! Ficou muito legal o post!

    Também vou confessar que tenho a maior queda por Romeu e Julieta!!

    Moulin Rouge tbm é mto lindo, sem contar a música tema que é shoooooow!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu adoro Moulin rouge, mas só agora percebi que eu não sabia quem era seu diretor, tinha o palpite de que era o mesmo de Chicago (não sei porque, deve ser só porque ambos são musicais).

    Enfim...

    Apesar de pequena, sua filmografia tem filmes importantes e de diferentes temas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas pelos elogios....
    me animou pra fazer mais.....


    bju

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...