domingo, 12 de dezembro de 2010

Em Cartaz As Crônicas de Nárnia : A Viagem do Peregrino da Alvorada

Bom dia!!! Ontem mesmo tendo que estudar para as provas finais chora, eu tive que sair de casa para assistir As crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, fiquei surpresa porque o cinema estava muito vazio, geralmente no Center Norte você não encontra lugar nem na fila dos ingressos. Enfim, estava tudo tranquilo, inclusive na sala de cinema pois estava praticamente vazia. Apesar da cópia 3D do filme ser legendada, eu preferi assisitir em 2D e dublado.

Sinopse do filme feita por mim mesma

Lucia e Edmundo estão de férias na casa dos tios, enquanto seus pais viajam com Suzana para os EUA e Pedro está na faculdade (e tem que aguentar o seu insuportável primo Eustáquio). De repente um quadro na parede começa a se mexer e eles vão novamente para Nárnia, a bordo do Peregrino da Alvorada na companhia do Rei Caspian e do valente rato Ripchip, onde eles vão em uma busca pelos mares de Nárnia.

Vou falar agora o que achei do filme, contem spoilers.

No filme temos apenas dois irmãos Pevensie em Nárnia, quem assistiu o Príncipe Caspian deve saber o por quê. Temos uma Lúcia na pré-adolecência que tem um complexo com a beleza por causa da sua irmã Suzana e um Edmundo que quer se alistar no exército (experiência ele tem de sobra) e conhecemos um novo personagem, o primo deles Eustáquio, que não gosta da presença dos primos e tem uma tendencia de se achar superior aos outros.

O roteiro segue o fluxo do livro mas quem leu vai sentir que faltou muita coisa, quem não leu deve ter sentido um vácuo no fim do filme. A adaptação ficou a desejar pois a história tomou um rumo estranho, foram feitas algumas mudanças que eu achei desnecessárias, e no fim a verdadeira história contada no livro não existiu. Outra parte suprimida ou pouco explorada foi a ilha de Ramandu. Primeira coisa: não aparece o Ramandu. Poxa, a ilha é do cara e nem colocam ele no filme. Segunda coisa: a aparição de Lilliandil, que no livro é um pouco maior, no filme Caspian nem olha direito pra ela. Vou fazer um post só falando das diferenças entre o livro e o filme na coluna Livro X Filme. Se vocês ainda me aguentarem falando de Nárnia.

O elenco é o mesmo dos outros filmes: Liam Neeson como Aslam, Simon Pegg como Ripchip, Ben Barnes como Caspian, Georgie Henley como Lúcia, Skandar Keynes como Edmundo e o novato Will Pouter como Eustáquio. Li uma crítica que dizia que Nárnia tinha personagens insuportáveis, não concordo, quando li os livros achei Eustáquio chato, mas no filme apesar do temperamento ser o mesmo, o ator é muito feliz na atuação e você até tira umas risadas da cara dele. Amei Eustáquio.

Aqui vai o meu momento revolta do filme: Para que colocar a feiticeira branca de novo??????????? Meu Deus essa mulher já morreu no primeiro filme mas ainda colocam ela no roteiro mesmo não tendo mais nada a ver. Eu sei que a Tilda Swinton é diva e é otimo ver ela nos filmes, mas esse negócio dela com Edmundo já deu o que tinha que dar, o relacionamento deles acabou, ele nem gosta mais de manjar turco. Recado para os produtores que eles não vão ler é claro: Querem um filme só para a Feiticeira Branca?? Simples, façam um filme de O Sobrinho do Mago.

Bem na teoria esse é o último filme da série das Crônicas de Nárnia, já que para quem viu ou leu sabe que o volume seguinte A Cadeira de Prata o único personagem que retorna é Eustáquio, mesmo o personagem ter sofrido uma redenção no fim, acredito que não seja o bastante para que seja filmado a sequência chora rios de lagrimas eu quero continuação .

Minha relação com os livros dessa série é muito forte, sou uma fã incondicional dos livros e dos filmes também, já que foi por causa do primeiro filme que quis ler os livros, mas sou muito realista quando se trata de industria cinematográfica.

Quando o filme acabou me veio uma sensação de vazio, saber que acabou é triste. O fim com Ripchip indo para o país de Aslam me fez chorar e ainda mais a despedida de Edmundo e Lucia, é como se eu tivesse ido embora junto com eles e nunca mais pudesse encontrar Nárnia.

Por Aslam, por Nárnia!!!!




4 comentários:

  1. Amei sua crítica!! Deu pra se emocionar e sentir sua paixão por Nárnia!! Eu amo os filmes e comecei agora a ler os livros...tô ainda em "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" e estou amando... C. S. Lewis é o cara!!

    Fiquei triste em saber que mudaram mta coisa...agora não sei se vou logo ver o filme ou se espero terminar de ler o livro??!!

    =*

    ResponderExcluir
  2. Também senti a mesma coisa quando vi o Ed e a Lúcia de despedindo, senti uma tristeza,que vou sentir muita saudade deles, e vou falar eu chorei no final eu não aguentei, foi emocionante eu quero continuação da série!!!!! Por Aslam, por Nárnia!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li os livros, quero muito comprar todos para me ler porque eu sou muito fã de Nárnia eu amo! É demais, e é verdade quando o Ed e a Lúcia de despedem da uma dor no coração me emocionei.

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua critica :)
    tambem fiquei com essa sensação de "ta faltando alguma coisa" quando terminei o filme, mas continuo amando narnia mesmo assim *-*
    Abraços narnianos õ/

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...