sábado, 12 de março de 2011

Livro x Filme : Dan Brown

Hoje no Livro versus Filme vou falar das duas adaptações para o cinema feitas das obras do escritor Dan Brown, muito polêmico por abordar temas que envolvem a Igreja Católica,vou falar de O Código DaVinci e Anjos e Demônios.

O Código DaVinci


O Livro

Eu li O Código DaVinci assim que ele lançou no Brasil e eu simplesmente não conseguia parar de ler, a narrativa é muito dinâmica e as vezes faltava fôlego para acompanhar o livro.
O livro começa com o assassinato do curador do Museu do Louvre em Paris, e sua neta Sophie tem que achar o Porfessor Robert Langdon, grande estudioso da simbologia, para desvendar as pistas que seu avô tinha deixado antes de morrer, e a medida que a narrativa vai se aprofundando eles descobrem pistas sobre a verdade entre Maria Madalena e Jesus e o envolvimento da igreja católica e da fraternidade do Opus Dei.




O Filme



Muita gente detesta o filme O Código DaVinci e eu sinceramente não sei o porque, o filme segue bem o livro, apesar de deixar alguns detalhes de fora e continua com o aspecto dinâmico do livro.
A coisa que mais gosto desse filme é o elenco, principalmente por Tom Hanks como Robert Langdon, e amo a Audrey Tautou nossa eterna Amelie Poulin como Sophie. Além, claro, de Jean Reno que faz o investigador Bezu Fache, que, segundo o Dan Brown, ele escreveu o personagem para ele; Sir Ian McKellen que faz o Leigh Teabing; Paul Bettany como Silas; e por fim Alfred Molina como o Bispo Aringarosa.
A direção ficou a cargo de Ron Howard, que fez um bom trabalho,apesar de algumas falhas.

Gosto da adaptação do livro para o cinema e acho que apesar de sentir falta de algumas partes, para mim a magia do livro continuou no filme.

Adaptação:


Anjos e Demônios

O Livro

Eu li Anjos e Demônios recentemente, graças a Grazy que me deu o livro =D, e demorei bastante para engatar a leitura, até porque o começo desse livro é muito parecido com o de O Código DaVinci e achei meio exagerado usar a mesma fórmula duas vezes.
Mas o cenário dessa vez é o Vaticano, que vive a ameaça de ser destruído em meio ao Conclave, a escolha do novo Papa, além de envolver o assassinato de Cardeais e quem estaria por trás era a fraternidade dos Illuminatti.
Sou sincera em dizer que não gostei muito do livro até mais da metade, mas no final você tem uma reviravolta, o que compensa tudo de chato que tem no livro.
Ainda prefiro o Código DaVinci, acho que Anjos e Demônios muito irregular.

O Filme


Muitas das pessoas que acharam O Código DaVinci, o filme, ruim acharam Anjos e Demônios muito bom, e eu sinto muito em discordar novamente e dizer que simplesmente detestei o filme Anjos e Demônios.
Primeiro porque a história foi dilacerada, cortaram toda a trama principal que envolvia Vittoria Vetra e o Hassasin, e focaram tudo nos Illuminatti, e o pior, cortaram todo o final e tiraram a parte mais legal do livro que explica tudo o que acontece na história, além de tirarem dois personagens importantes que aparecem no livro.
Tirando o Tom Hanks eu detestei o elenco, apesar de ter Ewan Mcgregor amo detestei o personagem dele e também detestei a atriz que fez a Vittoria, eu preferiria que fosse Monica Bellucci.
A direção foi novamente de Ron Howard que dessa vez não errou tanto mas mesmo assim não salvou o filme.


Detestei a adaptação de Anjos e Demônios para o cinema, perdeu a essência do livro e isso pra mim foi o que matou a história toda.

Adaptação:

Bom sábado para vocês.

Um comentário:

  1. Não li 'O Código Da Vinci' nem 'Anjos e Demônios', mas vi os filmes e foi a partir disto que conheci toda a saga brilhantemente escrita por Dan Brown. Acho os filmes realmente inteligentes, com cenas que se completam no óbvio ao mesmo tempo que surpreende e coloca-nos em total inércia devida a alta carga de suspense, perseguições e peças de um grande quebra-cabeça que precisam ser montadas antes que alguém realmente importante / um objeto valioso morra / quebre. Não sei se tenho interesse em ler os livros, pois não gosto de leituras que me ensinem (ou tentem ensinar) História, ou qualquer outra disciplina. Ótimas comparações as suas, gostei mesmo \o

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...