sábado, 2 de abril de 2011

Dica de Filme: Cantando na Chuva










 


Título original: (Singin'in the Rain)
Lançamento: 1952 (EUA)
Direção: Gene Kelly, Stanley Donen
Atores: Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen, Rita Moreno
Duração: 118 min
Gênero: Musical




Sinopse: Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

Hoje vou falar de um dos meus gêneros de filme favoritos: Musicais.

Nada melhor do que começar com o melhor musical de todos os tempos: Cantando na Chuva.


Eu lembro a primeira vez que assisti Cantando na Chuva, eu não fazia idéia do que esperar ou do que a história tratava, a única coisa que conhecia era a paródia da cena na qual Gene Kelly canta Singin'in the Rain feita por Bolaños em Chapolin que todo mundo já viu. Mas o filme me surpreendeu por se tratar de uma coisa importante para a história do cinema, a transição do cinema mudo para os 'Talkies' ou filmes falados. 

O filme é épico em todos os momentos e muito engraçado também, com as ótimas cenas de Jean Hagen, como Lina Lamont, e sua voz estridente. E o trio de protagonistas é muito bom - a começar por Gene Kelly, grande ator/dançarino/diretor que foi um dos melhores atores da época dos musicais, além de ser muito lindo - e os estreantes na época Donald O'Connor e Debbie Reynolds.

As músicas desse filme também são marcantes, a começar por Singin'in the Rain e a clássica cena na qual Gene Kelly canta, dança e se molha na chuva; Saliente-se que, segundo os registros da época, ele estava com quarenta graus de febre durante gravação. Claro, não posso deixar de fora as cenas de Maken' Laugh e Good Morning, que tem as melhores partes de dança.

A trilha sonora inesquecível de Nacio Herb Brown e do gênio da MGM na época, Arthur Freed, faz desse filme incrível ainda mais mágico e te faz cantarolar as canções a toda hora.

Cantando na chuva é até hoje um dos filmes mais lembrados quando falamos de musicais, tendo várias referências como no filme Laranja Mecânica, no filme o Profissional e mais recente no seriado Glee, no qual foi refeita a cena de Maken' Laugh e também um mash-up entre Singin'in the Rain e Umbrella, ambos muito bons.


Trailer:



Nota:

Dedico essa resenha para minha irmã Vitória que, quando veio passar férias comigo, ficou viciada no filme, assim como eu, e assitimos juntas várias vezes.

Bom sábado. =D

2 comentários:

  1. Afinal, quem não se vicia pelo Gene Kelly? *-* É um filme maravilhoso e com músicas que não saem da nossa cabeça. Dizemos (eu e Virginia) por experiência própria! Cantávamos Singin'in the Rain andando na rua até quando tava o maior solzão e Good Morning quando tava de noite (:
    Vale a pena parar para assistir!

    ResponderExcluir
  2. Sou louca pra assistir esse filme!! Principalmente pra ver singing in the rain ser cantada em uma cena feliz e não quando um estuprador está prestes a entrar em ação (em Laranja Mecânica, Alex canta essa música).

    Vou procurar o DVD!!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...