segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cidade das Cinzas - Cassandra Clare
















Editora: Galera
Autora: CASSANDRA CLARE
ISBN: 9788501087157
Número de páginas: 406


Sinopse: "No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério?"

Esta resenha contem SPOILER para quem não leu o livro CIDADE DOS OSSOS, primeiro livro da serie Os Instrumentos Mortais (clique no título do livro para ler a resenha).

A vida de Clary já não é mais a mesma. Se antes a maior preocupação dela era a escola, hoje ela tem muitos outros problemas a enfrentar, tais como: 1) a descoberta de que seus pais – e ela própria – são Caçadores de Sombras; 2) a sua mãe que, apesar de ter sido resgatada do sequestro, está em coma; 3) a luta contra o vilão que, por acaso, é seu pai; 4) sua paixão proibida pelo seu irmão, Jace. É pouco ou quer mais?

Valentim – super vilão e pai de Clary - está tentando recuperar os Instrumentos Mortais para, com eles, controlar os demônios e eliminar os membros do Submundo (vampiros, fadas, lobisomens, etc.), promovendo uma verdadeira “limpeza” étnica  - vocês lembraram de alguém? Tipo, sei lá, Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, mas cujo nome começa com Volde e termina com Mort? Também podemos compará-lo com Hitler, mas é melhor deixar esse tópico pra lá, né?!

Aqueles que leram o primeiro livro da serie, Cidade dos Ossos, sabem que Clary e Jace descobriram ser irmãos, o que foi uma catástrofe, considerando que eles são apaixonados um pelo outro. Enfim, a descoberta dessa verdade não faz nada bem a nenhum dos dois. Clary, por não conseguir lidar com a situação, acaba se afastando de Jace e ele, que sempre foi meio estranho, sarcástico e arrogante, ficou pior ainda.

Não é que eu não goste do Jace. Eu gosto. Mas, na minha opinião, a autora exagerou tanto no sarcasmo dele que o personagem acabou ficando meio babaca. Digo isso porque, apesar das tiradas dele serem inteligentes, são raros os diálogos nos quais ele está falando sério. Ele poderia demonstrar uma personalidade bem mais profunda se a autora parasse de tentar transformá-lo em um bad boy engraçadinho.

“- Porque – disse Clary com total certeza – só Jace pode irritar alguém tanto assim.”
página 296

Um personagem que ganha mais destaque é o Simon, amigo da Clary. Acontece algo –  não posso dizer o que porque é spoiler – que transforma a vida dele completamente. O Simon tem a transparência e a sinceridade que fazem muita falta no Jace.

Simon: - "Sabe qual é a pior coisa que eu consigo imaginar?"
Ela piscou.
Clary: - "Não".
Simon: - "Não confiar em alguém que eu amo".
página 227

Outros personagens surgem e ganham espaço, como Maia, a menina licantrope (lobisomem). Esses personagens secundarios fazem toda a diferença na estória.

Apesar das cenas de ação e suspense, o desenrolar da estória se dá de forma mais lenta, uma vez que muitas explicações aparecem. O livro é bom, mas, aparentemente, ele é uma introdução para o terceiro e quase último livro da serie.

Falei quase último livro porque, inicialmente, a serie seria uma trilogia, mas a autora resolveu lançar mais três livros da saga, contabilizando seis livros ao todo.

1 – Cidade dos Ossos
2 – Cidade das Cinzas
3 – City of Glass
4 – City of Fallen Angels
5 – City of Lost Souls
6 – City of Heavenly Fire

Quem gostou de Cidade dos Ossos não pode deixar de conferir Cidade das Cinzas.

OBS: Destaque para a capa do livro que ficou linda! Não sei se vocês repararam, mas os brilhinhos na capa formam o desenho de uma asa de anjo. Muito legal mesmo!


3 comentários:

  1. Oie!
    Adorei a resenha. Eu li Cidade dos Ossos e amei. Estou louca para ler Cidade das Cinzas.
    Estou seguindo seu blog... Eu também tenho um blog literário, mas também posto coisas diferentes.
    Se puder seguir lá e comentar, ficarei agradecida!

    Beijos,
    Amanda Melanie
    A Dangerous Method - Blog

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha!!!
    Primeiro peço desculpas pela demora em fazer parte desse cantinho, e de minha total falta de atenção que nunca perguntei pessoalmente se vocês moças tinham, e claro, qual era o blog!!! Definitivamente, DEUS É +, BEM+!!!!! :) Mil desculpas.

    Mas, agora que estamos todos reunidos vamos ao que interessa;
    Nem preciso de delongas pois a resenha ficou ótima e a estória em si dispensa comentários.
    Ainda não tive oportunidade de ler o segundo volume da série, mais apesar de Jace as vezes me deixar a beira de uma crise nervosa, estou ansiosa por discuti a relação com ele mais uma vez, concordo plenamente com você que ele chega a ser babaca, mas tem lá seu charme.
    Fiquei triste por esse volume ser apenas "introdutório" para o que vem a seguir, esperava mais:(
    No entanto, o bonde tem que seguir e ele esta na lista de leituras!

    Xêro pra vocês!!!

    PRIS

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Conheci este blog hoje é virei fã! Já linkei lá no Resumo (http://resumodopera.blogspot.com) para poder visitar vcs sempre.
    Passem por lá!
    Bjo!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...