sábado, 5 de fevereiro de 2011

Trilhas Sonoras: Alan Menken

O que seria de um filme sem uma boa trilha? Nessa nova coluna do Prateleira Cultural falarei de alguns dos melhores compositores de trilhas sonoras.

Vou começar falando de um dos meus ídolos, o homem que compôs as melhores músicas de filmes da Disney. Estou falando dele: Alan Menken.

Alan Menken nasceu em New York no dia 22 de Julho de 1949. Apesar de toda sua familia ser de dentistas, o que ele gostava mesmo era da música. Estudou Música na Universidade de New York e começou a carreira criando jingles e tocando para peças de balé clássico (onde conheceu sua mulher Janis). Teve sua grande oportunidade na Broadway com o musical A Pequena Loja dos Horrores, que depois virou filme, e pelo qual foi indicado ao seu primeiro Oscar e iniciou sua carreira no cinema.

No entanto, foi na Disney que Alan Menken conseguiu o estrelato. Ele compôs as trilhas sonoras de vários títulos e foi indicado ao Oscar 19 vezes, tendo vencido 8 e sendo a pessoa viva que mais ganhou o Oscar. O cara é um gênio.

Os filmes que tem a assinatura Menken estão entre os mais populares da Disney e você com certeza já cantarolou todas essas músicas.

Vamos Relembrar?

  • A Pequena Sereia - 1990
Foi o primeiro trabalho de Menken na Disney. Com A Pequena Sereia ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora e de Melhor Canção. ''Under The Sea'', com letra de Howard Ashman, também ganhou o Globo de Ouro nas mesmas categorias e o Grammy.

Menken adaptou sua trilha sonora para a Broadway em 2009.



  • A Bela e a Fera - 1991
Em 1992 A Bela e a Fera conseguiu o feito de ser o primeiro filme de animação a concorrer ao Oscar, mas o que se destacou novamente foi o talento de Menken. Ele ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora e de Melhor Canção com ''Beauty and the Beast', também com participação de Howard Ashman, que faleceu em 1991. Além disso, ganhou o Grammy e o Globo de Ouro. Menken também adaptou a trilha para a Broadway, que teve uma versão no Brasil.



  • Aladdin  - 1992
Meu filme favorito da Disney não podia ficar de fora. Alladin, em 1993, só veio confirmar que Menken é 'o cara' quando se trata de trilhas sonoras. Repetindo os mesmos prêmios dos anos anteriores, ele ganhou o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção com ''A Whole New World'', em parceria de Tim Rice nas letras.



  • Pocahontas - 1995
Outro grande sucesso da Disney foi Pocahontas, que também levou os prêmios do Oscar, Grammy e Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção com ''Colors of the Wind'', com letras de Stephen Schwartz. Destaque para a canção Se eu não te encontrasse que foi gravada no Brasil por Daniela Mercury e Jon Secada.



  • O Corcunda de Notre Dame - 1996
O clássico livro de Victor Hugo teve sua versão musicada para a Disney, e mais uma vez Alan Menken comandava a trilha sonora. Foi indicado ao Oscar, Grammy e Globo de Ouro. Destaque para Suenã na voz de Luis Miguel.

  • Hércules - 1997
Só posso dizer que esse filme e a trilha sonora marcaram, não é Grazy? Acho a trilha de Hécules uma das mais legais, com uma levada de Black Music. Sou apaixonada por todas as canções, mas 'Não Direi' é uma que marcou.



  • Nem Que a Vaca Tussa - 2004
Depois de anos sem fazer trilhas para a Disney ele voltou em Nem Que a Vaca Tussa. O filme é mediano, mas tem uma trilha sonora muito legal.

  • Encantada - 2007
O retorno às indicaçoes ao Oscar, Globo de Ouro e Grammy foi com Encantada. Um filme que contou com as presenças de Amy Adams e Patrick Dempsey. 

Eu ainda nao sei se gostei da trilha, pois se parece muito com a de A Pequena Sereia.



Com certeza Alan Meken voltou aos velhos tempos com a trilha sonora de Enrolados. Está indicado ao Oscar de Melhor Canção por ''I See the Light''.





Alan Menken tem uma extensa carreira como compositor que vai além da Disney e da Broadway, porém foram esses títulos que marcaram sua carreira.

Ficou óbvio nesse post que eu sou muito fã de Alan Menken. Nenhum outro compositor marcou minha vida como ele, eu cresci ouvindo e cantarolando as suas músicas e nunca existirá ninguém que poderá substituí-lo.

Tenham um bom Sábado.

4 comentários:

  1. AMO o filme Hércules.

    A música Não Direi é TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Esse cara é um gênio!!!

    ResponderExcluir
  2. O que falar dessa cara...não há comentários...ele é simplesmente um gênio!!

    Suas músicas marcaram minha infância, adolescência e agora como adulta!! De todas essas que vc citou, eu tenho uma predileção por Um Mundo Ideal e Colors of the Wind (apesar de Pocahontas não ser um dos meus filmes preferidos)!!

    Ainda não vi Enrolados, por isso vou deixar p conferir a música só qnd for ver o filme!!

    ResponderExcluir
  3. muito lgl essa nova coluna! não sabia qem criava as musiks pra todos esses filmes, mas foi nostaaaalgico o post pra mim, principalmente a da pequena sereia e da bela e a fera! *-*

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. Tá bom...dps de ver "Enrolados" fiquei apaixonada por essa música...foi a parte do filme que mais chorei...e o pior é que eu não consigo parar de escutar essa música dsd então...mto linda...

    =´)

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...